Elizondo foi um especialista em contrainteligência do Exército dos EUA, e anteriormente comandou o Programa de Identificação Avançada de Ameaças Aeroespaciais do exército, que visava pes
Na segunda-feira (04.11), em um evento ufológico na Filadélfia, Elizondo apresentou o que ele descreveu como uma nave “parecida com a nave-mãe de Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, referindo-se ao filme de Steven Spielberg de 1977.
“Adivinhem o que pegamos na Romênia em 2022? A propósito, a Embaixada dos EUA”, disse Elizondo aos participantes do evento, “uma enorme minicidade flutuando no céu.
Mas o UFO, que se assemelha a uma nave brilhante em forma de disco, já atraiu críticas severas de céticos, crentes e até mesmo testemunhas militares que afirmam ter rastreado a foto não até a Embaixada dos EUA, mas até uma página do Facebook.
Um deles sugeriu ao DailyMail.com que Elizondo tem sido negligente na análise dessas imagens, numa tentativa de adicionar novo material sensacionalista aos seus “compromissos de palestras pagas”.
O veterano sargento da Força Aérea dos EUA, Jeremy McGowan, que testemunhou um encontro com um UFO no Oriente Médio décadas atrás, disse ao DailyMail.com que o duvidoso “UFO nave-mãe” de Elizondo se encaixa em um padrão com as alegações anteriores.
“Essa situação infeliz com Lue segue minhas experiências com ele quase exatamente”, disse McGowan. “Eu o testemunhei exagerar ou fabricar informações que simplesmente não eram verdadeiras.”
“Tem muito mais aqui, pessoal”, Elizondo disse à plateia, “só quero dar a vocês uma pequena amostra do que está acontecendo nos bastidores. Estamos tendo pilotos civis e militares na Europa Oriental e no Oriente Médio, relatando o que parece inimaginavelmente impossível. Eles a descreveram literalmente como ‘a nave-mãe”.
Mas, apesar de relatos federais confiáveis de “naves-mãe” sobre instalações militares nacionais dos EUA — investigados pela Administração Federal de Aviação (FAA), uma força-tarefa do FBI, o Escritório de Investigações Especiais da Força Aérea (AFOSI) e 16 delegacias locais — detetives da internet rapidamente conseguiram encontrar falhas no UFO romeno de 2022 de Elizondo.
John Greenewald Jr, um conhecido defensor da transparência governamental que dirige site The Black Vault , rapidamente rastreou a foto até uma publicação de 13 de setembro de 2023 em um grupo do Facebook intitulado “Descobertas Antigas Misteriosas”.
A imagem de alta resolução desta aparente “nave-mãe”, que à primeira vista parece ser nuvens penetrantes com seus raios beatíficos de luz, parece mais provavelmente ter se originado do reflexo de um lustre interno refletido no vidro da janela.
A localização da Usina Elétrica de Arad, movida a carvão, na Romênia, indica que a imagem não foi tirada da Embaixada dos EUA, mas de um prédio perto do Rio Mureș, a alguns quilômetros de distância.
A Embaixada dos Estados Unidos na Romênia fica a cerca de 640 quilômetros a sudeste de Arad, na capital Bucareste.
Enquanto os céticos estavam ansiosos para atacar as afirmações imprecisas de Elizondo, os entusiastas ufológicos também expressaram frustração com o episódio.
Os comentários negativos começaram a jorrar na Internet. “Lue está nos usando 100% como peões para encher seus bolsos”, disse um. “Seu livro mais recente foi o mais vendido no país. Isso está turvando as águas e distraindo da conversa importante”, opinou outro.
Por volta do meio-dia de quarta-feira, Elizondo estava atribuindo publicamente o erro a “um amigo do governo” que lhe forneceu a foto “alguns anos atrás”.
O sargento aposentado da USAF McGowan, no entanto, disse ao DailyMail.com que o erro de Elizondo estava longe de ser um erro isolado.
“Já vi Lue pegando seu celular e me mostrando o que ele descreveu como um vídeo altamente confidencial”, disse McGowan ao DailyMail.com. “Para ele pensar que eu acreditaria que ele simplesmente carregaria informações confidenciais em um celular civil inseguro é simplesmente um insulto”, ele acrescentou. “E não fui só eu, vários apresentadores de podcast viram vídeos que Lue atribuiu a coisas que eles não eram”.
Nos últimos dois anos, McGowan tem sido um crítico das afirmações de Elizondo, após o mesmo mostrar-lhe um “um vídeo altamente secreto contrabandeado para fora da Rússia”, feito por uma sonda da União Soviética perto de Marte.
O vídeo, como McGowan relatou ao DailyMail.com, parecia ser um vídeo antigo, mas muito conhecido no meio ufológico da sonda soviética Phobos 2, divulgado pela coronel aposentada da Força Aérea Soviética Marina Popovich em 1991.
Embora Popovich, que escreveu um livro sobre seus próprios encontros com UFOs como piloto de testes, tenha mantido por muito tempo que o vídeo de Phobos 2 retratava uma nave alienígena legítima, o estranho vídeo, no entanto, já era público há cerca de três décadas, em outras palavras. “Há uma semelhança impressionante entre aquele vídeo da Popovich e o que Lue me mostrou em seu telefone”, lembrou McGowan.
McGowan, cujas funções na Força Aérea incluíam serviço na Operação Tempestade no Deserto, vinculado ao Comando Conjunto de Operações Especiais (JSOC) e missões de combate às drogas na Colômbia, tem tornado público há anos seu próprio encontro com UFOs.
Em meados dos anos 90, enquanto servia como membro da Equipe de Segurança JSOC J2 para ‘Ellipse Foxtrot’, McGowan diz que foi testemunha de luzes aéreas incomuns que pareciam inspecionar um contêiner de carga altamente confidencial que ele havia sido encarregado de guardar no deserto.
Ele falou ao History Channel sobre esse avistamento ufológico no Oriente Médio para a série documental de 2020 ‘Unidentified’, apresentada por Luis Elizondo.
McGowan afirmou que sua intenção ao dar essa entrevista para a série era na esperança de retomar o contato com outras testemunhas do evento, mas se sentiu “usado” pelos produtores.
“Eu deveria ter sido apresentado a investigadores e pesquisadores que poderiam me ajudar a identificar a pessoa que estava comigo naquela duna e vi o que vi! Saí sem respostas. Enviei alguns e-mails para a produção que foram ignorados, e nunca me foi dada a cortesia que me foi prometida”.
A preocupação do governo federal sobre objetos do tipo “naves-mãe” que veio à tona após a divulgação de relatórios internos por meio da Lei de Liberdade de Informação dos EUA (FOIA) nos últimos anos.
Os avistamentos preocuparam tanto os cidadãos quanto as autoridades locais, mas naves estranhas e suas “naves-mãe” incomodaram os militares dos EUA, especialmente por sua proximidade com alguns dos mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) sensíveis e equipados com armas nucleares.
Este caso deixa claro o quanto é importante realizar uma pesquisa detalhada e profunda de qualquer evidência, fato ou relato que um ufólogo receber. A ânsia para ganhar likes, inscritos, views e, é claro, dinheiro, faz com que alguns “ufólogos” tragam à público ex-recrutas que nunca foram recrutas, apresentem uma filmagem de um ET (o de Varginha), que se mostrou tosca demais; ou até mesmo criem fotos de UFOs para ganhar notoriedade.
O Lue Elizondo não é ufólogo, mas tem tido um papel de destaque na luta contra ao acobertamento ufológico. Mas diante desses “erros de interpretação” e também falta de investigação de tudo o que recebe, as afirmações de que ele está sendo na verdade um agente da desinformação começa a ganhar cada vez mais adeptos, ou se não for isso, ele está nessa “luta” por dinheiro e fama.
Via DailyMail