7.1- Que tipo de evidências existem?
As evidências são as mais distintas possíveis. Existem fotos, gravações em vídeo, registros de radar, documentos oficiais de governos e forças armadas, testemunho de pessoas altamente qualificadas como pilotos de aeronaves civis e militares, cientistas, policiais, e marcas no solo feitas pela pressão de objetos muito pesados, pegadas estranhas e distintas das de seres humanos, gravações em áudio de ruídos emitidos pelos OVNIs, radiação, queimaduras e outras.
7.2- Radares captam os UFOs?
Sim, e essa é uma das razões para que seus registros sejam estritamente vigiados, especialmente pelas autoridades militares. Um sistema de radar não pode ser enganado por alucinações ou fenômenos naturais ordinários, mas podem ser afetados por descargas eletromagnéticas ou apresentar mal funcionamento. Mas radares, tanto os fixos baseados em terra, quanto os instalados a bordo de aviões, navios e outros veículos, por inúmeras vezes serviram para comprovar a presença de grandes objetos sólidos, e deixaram registro de suas manobras, que estão muito além do possível com nossa tecnologia atual. Um exemplo é o famoso caso de 1990 na Bélgica, quando caças da Força Aérea tentaram sem sucesso interceptar um UFO que se moveu a taxas de aceleração que jamais poderiam ser igualadas por nossos veículos.
7.3- Fotografias são boas evidências?
Sim, desde que devidamente analisadas e após afastar toda e qualquer possibilidade de fraude. Com o avanço da tecnologia disponível em hardware e software para tratamento de imagens, toda análise deve ser confiada a pessoal técnico habilitado e experiente, a fim de que qualquer dúvida de autenticidade possa ser eliminada. É muito útil quando a foto exibe algo mais que apenas o OVNI, como pontos de referência, tais como árvores, montanhas, ou construções. Dessa forma, pode-se obter informações muito mais precisas, por meio de comparações, a fim de descobrir o tamanho do objeto, e sua distância em relação ao observador.
7.4- Quais as melhores fotos de UFOs?
Confira no tópico 8.
7.5- O que significam os documentos oficiais?
Documentos oficiais têm sido obtidos nas últimas décadas, principalmente nos Estados Unidos, tanto por meio de leis que possibilitam o acesso a informação, quanto por vazamentos promovidos por agentes internos de organismos militares e governamentais, e que não concordam com as políticas oficiais de acobertamento.
Esses documentos comprovam o que tem sido sistematicamente negado por décadas, que os governos têm grande interesse na questão ufológica, e investigam o assunto com recursos infinitamente superiores ao das organizações ufológicas civis.
7.6- Quais os países que tem realizado aberturas na área ufológica, e quais os exemplos de documentos governamentais e militares que tratam dos UFOs?
A França, a Grã-Bretanha e o Canadá são países que, desde 2008, têm sistematicamente aberto seus arquivos ufológicos para o público em geral.
A CBU, a Comissão Brasileira de Ufólogos, tem desde o ano de 2004 promovido a campanha Liberdade de Informação Já, e com o Dossiê UFO Brasil, protocolado na Casa Civil da Presidência da República em Brasília, em dezembro de 2007, já obteve a liberação de diversos documentos antes classificados como ultra-secretos, envolvendo especialmente aqueles relacionados a Operação Prato da FAB, de 1977.
Muitos anos antes, em UFO Documento 2, foram publicados com absoluta exclusividade documentos e fotos da Operação Prato, obtidos por meio de vazamentos e informantes dentro da Força Aérea Brasileira.
7.7- Quais os documentos liberados graças a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já?
Confira no tópico 9, e baixe os documentos na seção específica no site de UFO.