19.1- Arquivo-X
Arquivo-X, The X-Files no original, estreou nos Estados Unidos em finais de 1993. Era uma série de TV que enfocava as aventuras de dois agentes do FBI, Fox Mulder e Dana Scully. Enquanto Mulder acreditava em discos voadores e fenômenos paranormais, Scully era cética, e foi inclusive designada por seus superiores a fim de desacreditar o trabalho do colega. Entretanto, como médica e cientista, ela logo se convenceu que o trabalho de Mulder tinha fundamento, e juntos lutaram por várias temporadas para desvendar a conspiração envolvendo setores do governo norte-americano e o conhecimento da existência de alienígenas. O Caso Roswell foi o principal caso ufológico real que serviu como pano de fundo das histórias. A série foi sucesso mundial, inclusive no Brasil onde foi exibida pela Rede Record, durou nove temporadas, e teve dois filmes para cinema produzidos. Também deu origem a uma série derivada, The Lonegunmen (Os Pistoleiros Solitários), que lamentavelmente durou apenas 13 episódios.
19.2- Taken
Minissérie produzida por Steven Spielberg, o famoso cineasta responsável por outro clássico ligado a Ufologia, Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Exibida no Brasil em 2005 pela Fox e a seguir pela Rede Bandeirantes, acompanhava três famílias ligadas ao assunto dos discos voadores, e entre outros fenômenos, explorou os foo-fighters da Segunda Guerra Mundial, o Caso Roswell, as abduções e o acobertamento governamental em suas tramas.
19.3- Jornada nas Estrelas
Lançada em sua concepção original na TV americana em 1966, a série tornou-se cultuada na década seguinte, mostrando as aventuras da tripulação da nave Enterprise. Liderados pelo Capitão Kirk, pelo primeiro oficial Sr. Spock e pelo médico Dr. McCoy, em um episódio da primeira temporada, intitulado O Amanhã é Ontem, a nave e sua tripulação caem em uma anomalia temporal que os faz voltar no tempo até o século XX, onde são confundidos com um OVNI por caças interceptadores da Força Aérea Americana, sendo obrigados a inúmeras peripécias a fim de não alterar a linha temporal.
Além de dar origem a uma série de filmes, também foram criadas a partir dos conceitos originais de seu criador, o saudoso Gene Roddenberry, outras séries para TV, como A Nova Geração, Deep Space 9, Voyager e Enterprise. Vale destacar o episódio de Deep Space 9 onde alienígenas da raça Ferengi, em visita a Terra, voltam no tempo até 1947 e protagonizam o famoso Caso Roswell.
19.4- O Visitante
Foi uma série de curta duração, enfocando um piloto da USAF que desapareceu no Triângulo das Bermudas no final dos anos 1940, retornando cinquenta anos depois após conviver com uma raça alienígena. Acreditando que os extraterrestres buscavam a eliminação da raça humana, devotava sua vida a transmitir seus conhecimentos a pessoas selecionadas, a fim de que pudessem trabalhar e desenvolver o conhecimento e a tecnologia da Terra.
19.5- Sete Dias
A série focava um projeto secreto de viagens no tempo, tecnologia desenvolvida a partir da nave que caiu em Roswell, no Novo México, em 1947. Sempre que algum grande desastre ocorria, um agente especialmente treinado embarcava no aparato de viagem do tempo, uma pequena nave de forma esférica, e retrocedia no tempo até sete dias, a fim de prevenir a ocorrência do desastre. A limitação de tempo era devida à própria tecnologia ainda imperfeita, e igualmente dava o nome da série.
19.6- Galactica
Com o subtítulo de Astronave de Combate, sua primeira versão estreou na TV no final dos anos 1970, inspirada nas teorias dos deuses-astronautas. Na trama, humanos habitantes de doze sistemas estelares, que receberam os mesmos nomes das constelações do zodíaco, travam uma guerra sem fim com uma raça de máquinas chamadas de cylons ou cilônios. As máquinas conseguem destruir as doze colônias, e os sobreviventes precisam fugir em uma frota de inúmeras naves, liderada pela única astronave de combate remanescente, a Galactica. Seu destino, um distante planeta, onde acreditam que irão encontrar seus irmãos da décima terceira colônia, um mundo chamado Terra.
No ano de 2005, estreou uma nova versão de Galactica, mais sombria, violenta e realista que a original, que foi sucesso absoluto de audiência. Recentemente, sua quarta e última temporada foi encerrada na TV americana.
19.7- Roswell
Série ambientada na mesma cidade do Novo México, onde ocorreu o mais famoso caso de queda de OVNIs. Era centrada em três alienígenas adolescentes, sobreviventes do acidente e que estiveram por décadas em animação suspensa. Depois de acordar, foram adotados por pessoas da cidade, convivendo na escola tentando não revelar sua origem e seus espantosos poderes.
19.8- Dark Skies
Ambientada nos anos 1960, essa série foi contemporânea de Arquivo-X, sendo exclusivamente centrada em uma conspiração para ocultar a ocorrência do Caso Roswell, e o fato de que os alienígenas estão entre nós e buscando dominar a Terra. A trama apresenta o assassinato do presidente John F. Kennedy como tendo sido provocado por seu desejo de desmascarar a conspiração, e outras figuras da história recente foram igualmente enfocadas, como Ronald Reagan em seus primeiros anos no Congresso, e até mesmo Carl Sagan. O personagem principal era um antigo agente que trabalhava para o grupo Majestic-12, recriado na trama como o responsável pela luta contra os alienígenas.
19.9- Stargate
Stargate foi originalmente um filme de 1994, que mostrava a descoberta de um artefato chamado Stargate, ou Portal Estelar, que por meio de um buraco de minhoca (ou Ponte de Einstein-Rosen, seu nome científico), se conectava a outro portal localizado em um planeta nos confins do universo. A série Stargate SG-1 foi criada a partir desses fatos, mostrando como o Stargate foi utilizado pelo governo dos Estados Unidos para enviar diversas equipes para esses planetas.
A principal equipe era o SG-1, e ao longo das temporadas, muitos alienígenas hostis foram encontrados, os principais sendo os goa´uld, seres de forma vermiforme que parasitam e controlam corpos humanos. Ao mesmo tempo, os terrestres conquistaram o apoio de muitas nações alienígenas amistosas, como os asgard, que na trama eram os famosos alienígenas grays ou cinzentos.
Nenhum caso ufológico particular foi mencionado em Stargate, mas a Área 51, o acobertamento da existência tanto do Portal Estelar quanto dos alienígenas, e o estudo e aproveitamento da tecnologia alienígena, sempre fizeram parte do pano de fundo da série. Igualmente, a teoria dos deuses-astronautas foi grande destaque, na mitologia estabelecida pelo seriado a humanidade atual é a segunda evolução da forma de vida humana, a primeira sendo os Anciões, uma raça extremamente avançada, que criou toda a rede de Stargates em incontáveis mundos há muitos milhões de anos.
Em 2005 estreou a série derivada, Stargate Atlantis. O foco era na cidade perdida de Atlântida, na verdade uma colossal nave intergaláctica que há milhões de anos foi submergida no oceano de um mundo situado na Galáxia de Pégasus, a cerca de dois milhões de anos-luz da nossa, a Via Láctea. Uma equipe viaja pelo Stargate e consegue apossar-se de Atlantis, ao mesmo tempo enfrentando novos inimigos, e conquistando novos aliados.
Estreou na TV americana, no segundo semestre de 2009, a terceira série desse universo, Stargate Universe. Aqui, acidentalmente os exploradores viajam através do Portal Estelar e vão parar a bordo de uma imensa e antiquíssima nave dos Anciões, chamada Destiny, e que percorre as mais longínquas regiões do universo de forma automática. A série deverá ser centrada na luta da equipe pela sobrevivência, enquanto viajam até os locais mais longínquos do universo.