10.1- Por que existem fraudes no meio ufológico?
As fraudes existem pelos mais variados motivos. De brincadeiras, passando a tentativas de desacreditar a Ufologia e os ufólogos, a interesse em ficar famoso e ganhar dinheiro com a fraude, estas fazem parte do estudo ufológico, e o pesquisador precisa estar preparado para lidar com elas.
10.2- Quais fenômenos podem ser confundidos com discos voadores?
Vários fenômenos naturais ou produtos da tecnologia terrestre podem ser confundidos com um UFO. Aeronaves convencionais em posições inesperadas, como um avião seguindo um curso diretamente na direção do observador (vindo de frente), podem confundir. Existem aeronaves militares, tais como os aviões invisíveis F-117 e B-2, além de vários UAVs (aeronaves não tripuladas), cujo formato exótico sem dúvida pode causar confusão ao observador desavisado.
Balões e fogos de artifício também podem ser confundidos com UFOs. E naturalmente muitos governos testam novos protótipos e tipos de aeronaves e armas, na maioria das vezes secretas e de formatos exóticos, que podem confundir quem não se mantém atualizado em tecnologia.
Planetas e estrelas podem ser confundidos com OVNIs, e um exemplo é Vênus, também conhecido como Estrela D´alva, que é frequentemente alvo de confusões. O mesmo acontece com Júpiter. Meteoros e estrelas cadentes, além de cometas, igualmente podem confundir os incautos.
Satélites e naves espaciais em órbita podem ser visíveis do solo, refletindo a luz do Sol, e subitamente desaparecer ao cair na zona noturna da Terra, o que igualmente pode gerar relatos de aparições de discos voadores.
Nuvens lenticulares, que costumam se formar em regiões montanhosas, frequentemente têm um aspecto muito semelhante ao de um disco voador. Auroras, que são fenômenos luminosos nas camadas superiores da atmosfera, frequentemente causam confusão, além dos relâmpagos globulares ou raios bola, estes que costumam ocorrer durante tempestades e possuem comportamento insólito, por vezes sendo confundidos com UFOs.
Camadas de inversão térmica ocorrem quando uma camada de ar quente fica aprisionada, a algumas centenas de metros de altura, entre duas camadas de ar frio. Esse fenômeno tem a qualidade de se comportar como um espelho, refletindo as luzes emitidas pela iluminação pública ou faróis de carro, e uma testemunha desavisada pode confundi-los com OVNIs.
O fogo de santelmo é um fenômeno eletromagnético que produz cargas elétricas, e por conseguinte luminescência, concentrando-se em pontas de superfícies, como na asa de um avião ou no alto da torre de igrejas.
Fogo fátuo ou gases do pântano são também fenômenos que podem ser confundidos com OVNIs. O primeiro é de origem animal, e o segundo de origem vegetal decorrentes da decomposição da matéria orgânica. Isso emana gás metano, que em concentrações mais elevadas pode se inflamar, causando um fenômeno luminoso que pode ser assustador para uma testemunha desavisada.
10.3- Fotos fraudadas e enganos
Os mais variados métodos podem ser utilizados para produzir fraudes fotográficas. Desde modelos pendurados com fios muito finos de náilon, passando por discos voadores desenhados em superfícies transparentes e fotografados contra uma paisagem de fundo, a dupla exposição de filmes fotográficos, retoques em fotos e negativos, pequenos modelos lançados para o ar, fotos de longa exposição de objetos em movimento, efeitos com lustres ou luminárias, efeitos com raios laser, e mais uma longa lista de efeitos.
Os enganos decorrem de reflexos e fenômenos óticos, como reflexos no próprio sistema de objetivas de câmeras fotográficas, reflexos nas janelas, e nas mais modernas câmeras digitais, tem ocorrido um número assombroso de enganos causados normalmente por aves ou insetos passando em alta velocidade diante da câmera.
Com a moderna tecnologia atual, o problema de filmes e fotos fraudados tem se agravado, devido a grande disponibilidade de softwares para tratamento de imagem e produção de cenas por computação gráfica. É absolutamente essencial o ufólogo se manter a par das atualizações nessa área.
10.4- Como distinguir enganos e fraudes?
Nas modernas fotos digitais, frequentemente o OVNI “fortuito” visto na imagem, e que não foi percebido no momento em que a foto foi feita, geralmente é uma figura desfocada e indistinta. Se os demais objetos, incluindo a paisagem de fundo, estiverem em foco, muito provavelmente isso indica que se tratava de um inseto passando bem próximo a câmera no momento da foto. Se mais distante, pode se tratar de uma ave.
Na fotografia convencional, é praxe examinar tanto a foto quanto o filme, buscando qualquer sinal de incongruência, manipulação, mancha química ou outro problema. Analisar o próprio equipamento, e contar com o auxílio de um especialista em fotografia são essenciais, além de sempre tomar o depoimento das testemunhas.
10.5- O que são seitas ufológicas?
São grupos, normalmente liderados por um indivíduo carismático e envolvente, que têm uma postura de adoração, religiosa – e frequentemente fanática – quanto aos discos voadores e seres extraterrestres. Costumam ser grupos fechados extremamente arredios e muitas vezes hostis a presença de pessoas de fora do movimento, especialmente ufólogos, e se consideram “eleitos” ou “amigos dos irmãos do espaço”.
As pessoas atraídas para a seita são, via de regra, muito crédulas e com pouco ou nenhum senso crítico, acreditando em tudo o que o líder diz, por mais disparatada que seja a afirmação, e frequentemente entregam à liderança da seita seus bens materiais.
Muitas das seitas têm uma doutrina fatalista e apocalíptica, “pregando” o fim próximo da humanidade em qualquer tipo de calamidade global, cataclismo esse do qual apenas os membros da seita serão escolhidos pelos “irmãos do espaço” para sobreviver e habitar um futuro paraíso.
Há vários exemplos de seitas ou movimentos alegadamente espirituais que fazem conexão com supostos extraterrestres. A Heaven´s Gate (Portal do Céu), ficou famosa quando seus membros cometeram suicídio coletivo no final dos anos 1990, acreditando que suas almas embarcariam em uma nave extraterrestre oculta na cauda do cometa Hale-Bop.
A Cientologia, fundada pelo ex-escritor de ficção científica L. Ron Hubbard, defende que os seres humanos sejam descendentes remotos de uma raça alienígena, e que as pessoas podem se purificar por meio de rituais capazes de fazê-las vencer qualquer dificuldade. A cientologia se destaca por possuir vários membros famosos, entre os quais se destaca o ator Tom Cruise.
O movimento dos raelianos afirma que a vida na Terra foi criada por extraterrestres, e que os humanos devem se esforçar para aproximar-se e purificar-se, aproximando-se de seus “criadores”, inclusive utilizando as técnicas da clonagem. O grupo alegou, há alguns anos, ter realizado com sucesso a clonagem de seres humanos, um procedimento totalmente antiético, e que não foi confirmado por qualquer instituição médica internacional.
Aqui no Brasil há notícias de algumas seitas ufológicas, a maioria delas comandada por indivíduos interessados somente na exploração da boa fé e ingenuidade dos “fiéis”, a quem vendem supostos cursos, manuais, artefatos e outros materiais sem absolutamente nenhum valor.
10.6- A Internet é uma boa fonte de pesquisa?
Muitos materiais necessários para a pesquisa ufológica, como artigos, livros, revistas, fotos, programas de computador, podem ser facilmente localizados pela Internet. Entretanto, como em qualquer outro ramo de atividade, a rede tornou-se terreno fértil para a proliferação de mentiras, boatos, falsificações e todo tipo de atividade ilícita.
Elementos com pouca ou nenhuma ética oferecem material onde alegam revelar “toda a verdade”, interessados apenas em extorquir dinheiro de pessoas excessivamente crédulas. Como em tudo que é ligado a Ufologia, todo cuidado é pouco na tarefa de distinguir o mito dos fatos.