O suposto paranormal Urandir Fernandes de Oliveira, nascido no interior de São Paulo, alega que aos 13 anos de idade teve um contato ufológico. Segundo conta a seu séquito, sua estória teria acontecido após sua primeira experiência com seres extraterrestres em uma noite “inspirada” – o que não foi comprovado. Na manhã seguinte, o rapaz acordou com uma cicatriz na nuca, logo atrás da orelha direita. A partir de então, Urandir teria começado a ser visitado por vários tipos de entidades, as quais ele denominou dimensionais, energéticas e planetárias. Ele afirma ainda que estas estariam lhe transmitindo mensagens sobre o futuro “negro” da Terra, a nós reservado, e como deveremos proceder no momento em que ele chegar. Uma afirmação muito fanática…
Na época em que Urandir mudou-se para Campo Grande (MS), conheceu Lúcio Barbosa – o verdadeiro contatado desta região do cerrado -, e desde então começou a vislumbrar a possibilidade de aliar a paranormalidade à Ufologia e, dessa forma, tentar auferir maiores ganhos financeiros na mídia. Afinal, somente atuando na área da paranormalidade, Urandir não obteve uma repercussão favorável a ele. Sobretudo numa reportagem veiculada através do programa Globo Repórter, da Rede Globo, quando Urandir não conseguiu regredir tumores de pessoas que se submeteram às suas energizações. A relação entre paranormalidade e Ufologia criada por ele deu-se justamente após o vínculo de amizade criado com Lúcio.
Este último, uma pessoa simples, idônea e honesta (podemos até mesmo considerá-la ingênua), pois cedeu estada a Urandir, que desta forma pôde conhecer praticamente todas as mensagens recebidas por Lúcio, além de ter acesso a filmagens de UFOs na região onde ele mora, distante aproximadamente 150 km da capital, Campo Grande.
Afora muitos outros mistérios que rondam o local, como cavernas com pinturas rupestres, portais dimensionais, pedras em forma de discos voadores e outros. Diante de todos esses fatos, Urandir começou a sonhar alto e convidou Lúcio para percorrerem todo o território nacional, e possivelmente o mundo, fazendo palestras e canalizações – sempre em nome de seres extraterrestres evoluídos. No entanto, Lúcio não aceitou seu convite, em decorrência da integridade e responsabilidade com que trata o assunto. Após esse episódio, Lúcio se afastou completamente de Urandir, por acreditar que o “contatado” não merecia sua confiança.
Mesmo com o rompimento, Urandir continuou atrás de sua antiga finalidade. Foi então que criou o polêmico Projeto Portal, numa chácara localizada próxima à propriedade de Lúcio. Lá, seus seguidores, provenientes das mais diversas regiões do Brasil, engordam os bolsos do alegado paranormal em alguns feriados e finais de semana. Esses fanáticos chegam às dezenas para ver o show noturno de luzes que o suposto contatado diz proporcionar nos céus sul matogrossenses. O próprio editor desta revista, A. J. Gevaerd, já tentou desmascará-lo na presença de mais de 70 pessoas, mostrando que as supostas luzes extraterrestres provinham de um pointer a laser [Editor: UFO 52 aborda amplamente este assunto].
Para cada visitante assistir a esse espetáculo absurdo e passar o final de semana em sua tão “mágica” companhia, é cobrada uma taxa de permanência e alimentação. Isso sem contar ainda com as “lembranças” da região: pedrinhas em forma de disco voador, e outras que apresentam símbolos e formas geométricas intrigantes. Diante desses fatos, podemos concluir que os contatos de Urandir e seu discurso sobre Ufologia são completamente inconsistentes, evasivos e sem qualquer prova concreta. Recentemente, usando talvez seus poderes “paranormais”, Urandir conseguiu ganhar um espaço semanal no programa Brasil. Verdade, da Rede Bandeirantes, para fazer energizações e transmitir novas “mensagens extraterrestres”.
Mensagens vergonhosas – Aliás, diga-se de passagem, essas tais mensagens são vergonhosamente copiadas de outras fontes, principalmente de Ashtar Sheran, dito comandante de uma grande frota interestelar. O paranormal, ao vivo, alega ainda que todos terão chance de comprovar as afirmações dele, mediante o encontro já marcado com os alienígenas. O suposto contatado comete ainda o disparate de afirmar que nessa ocasião ele levará um número exorbitante de pessoas para uma viagem numa nave extraterrestre. Enquanto isso, estamos aguardando a revelação da data, horário e local desse evento, para podermos acompanhar de perto todos os acontecimentos, e talvez quem sabe pegar uma carona até a estrela mais próxima…