Esta tem sido uma semana com muitoexitos para Ufologia Brasileira, agitadíssima e repleta de ações oficiais em prol da abertura pública de informações ufológicas.O melhor foi a confirmação feitapor Roberto A. Beck e Fernando Ramalho, membros daComissão Brasileira de Ufólogos (CBU) residentes em Brasília, de que a Força Aérea Brasileira (FAB) acaba de disponibilizar os documentos dos anos 90. São cerca de 800 páginas de material ufológico antes secreto relacionado com aquela década.
Como já informado antes, pela Revista UFO, o Governo está fazendo a desclassificação por décadas. Tivemos os segredos dos anos 50, 60, 70 e 80 já liberados até agora, e estafoi a vez dos arquivos anos 90 serem desclassificados. A Força Aérea Brasileira tinha até 31 de agosto como prazo final para fazer a liberação, por determinação feita pela Mesa Diretora do Congresso Nacional, mas decidiu antecipar a disponibilização dos documentos para sexta-feira, 13, talvez por causa da comoção acontecendo no Brasil devido à notícia da última terça-feira e seus efeitos positivos.
Bom recordar que é altamente esperado que, pelo menos, algumas informações sobre o Caso Varginha sejam liberadas, embora não se saiba se realmente foram – o Portal da Ufologia Brasileira ainda não tem o material. O Caso Varginha envolve a queda de um UFO cilíndrico perto da cidade de Varginha (MG) e a captura de pelo menos dois seres ainda vivos pelo Corpo de Bombeiros local e pelo Exército. Tragicamente, um soldado da Polícia Militar, Marco Eli Chereze (23), morreu após a captura da segunda criatura naquela noite, por falha completa de seu sistema imunológico [Veja detalhes no livro O Caso Varginha].
As 800 páginas de novos documentos ufológicos foram enviadas para o Arquivo Nacional e cópias estão sendo encaminhadas à Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), como tem acontecido desde que a liberação começou, como resultado direto da campanha UFOs: Liberdade de Informações Já. O Portal da Ufologia Brasileira deve ter o material na próxima segunda-feira.