Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: ET de Varginha: O êxtase da mídia
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > ET de Varginha: O êxtase da mídia
Artigos

ET de Varginha: O êxtase da mídia

Ultima atualização: 1 de março de 1997 17:27
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!
not 6800
Créditos:

A mídia exerce um papel fundamental para a Ufologia, influenciando diretamente em diferentes episódios de nossa História. Tendo em vista que o público pode optar sobre qual o assunto que mais lhe convém, esta garante total apoio e adesão ou gera oposição de toda uma população. Dessa maneira, muitos casos ufológicos, antes mantidos em segredo, vêm adquirindo espaço e despeitando o interesse e a curiosidade dos espectadores. Assim foi com o Caso Varginha que, ao ser apresentado ao público, gerou uma polêmica muito grande. A demasiada preocupação, demonstrada por integrantes do Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar, universidades etc ao se darem conta de que suas atividades secretas poderiam ser desvendadas a qualquer instante, era pública e ululante. A mídia é ainda a maior arma de que dispomos para pressionar pessoas, entidades e instituições a darem informações que, por motivos muitas vezes obscuros, permanecem ocultas da população, a qual tem o direito de saber tudo sobre o que acontece à sua volta.

Se não fosse a atuação séria e indispensável de alguns veículos de massa, toda a investigação a respeito do Caso Varginha estaria perdida. Indubitavelmente, as matérias veiculadas no Fantástico, produzido por Luiz Petry, e no Comando da Madrugada, liderado por Goulart de Andrade, trouxeram um saldo positivo e importante para a Ufologia, pois aumentaram a credibilidade na existência das criaturas vistas em Varginha e instigaram o interesse popular em relação às pesquisas ufológicas. Porém, o surgimento de piadas, gozações e boatos foi inevitável, pois “…se eles fazem piada até com o presidente da República, por que não poderiam fazer com o caso?”, já declarava Vitório Pacaccini um ano atrás à Equipe UFO Especial, quando indagado sobre as constantes chacotas em programas humorísticos e charges de jornais e revistas. E não tardou para que o programa Casseta & Planeta, da Globo, abordasse o assunto, indo até à praça central de Varginha, onde conseguiu reunir o então prefeito do município, Aloysio Ribeiro de Almeida, e milhares de pessoas, travestindo o humorista Reinaldo com um arquétipo surrealista do ET de Varginha.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

A primeira revista brasileira a divulgar o caso foi a Manchete, em fevereiro de 1996. Entretanto, o grande furo da Imprensa especializada foi publicado na importante e conceituada revista IstoÉ, que dedicou sua capa, em 22 de maio de 1996, à figura “assustadora” do ET de Varginha, além da UFO produzir uma edição especial exclusiva sobre o feito, colhendo os dados no local [Revista UFO Especial 13], e diversas matérias em outras edições.

Assunto relacionado:  Evidências confirmam queda de UFO em Varginha

No mês de agosto passado, a revista Planeta também apresentou uma excelente matéria, de Claudeir Covo, relatando as ocorrências em Minas e suas conseqüências. Isso sem contar com as incontáveis matérias em jornais espalhados petos quatro cantos do país. E não parou por aí. O Caso Varginha alçou vôos muito mais distantes: seu sucesso cruzou nossas fronteiras territoriais, sendo divulgado através de inúmeras publicações internacionais. Das quais destacamos a revista argentina Conozca Mas, número 92, a italiana Alieni Dossier, de agosto de 1996, e a inglesa UFO Magazine, de outubro, além da MUFON UFO Journal, também de agosto passado.

O fato não passou despercebido nem mesmo na maior e mais nova fonte de comunicação de que dispomos, hoje, no mundo: a Internet, onde incontáveis informações e e-mails foram trocados entre os usuários desde que os avistamentos e manifestações no Sul de Minas e, logo depois, na região próxima a Campinas (SP) foram registrados. Infelizmente, em pelo menos 80 % desses sites, os ufonautas noticiaram dados falsos sobre as investigações, prejudicando o andamento das pesquisas.

A quantidade de informações fantasiosas e distorcidas beira o absurdo. Para se ter uma idéia, algumas mensagens afirmavam que um pesquisador havia sofrido um atentado à bala, destruindo toda sua residência. Outras diziam que o editor de UFO, quando em visita aos Estados Unidos para participar de congressos ufológicos, teria sido seqüestrado na metade do percurso. E também que outro investigador, ao retornar à sua cidade de carro, teria sido atingido por uma bomba. Quanta imaginação! Isso sem contar as contra-informações, dando detalhes do caso, afirmando serem de fontes fidedignas, que só serviram para atrapalhar, ou melhor, tentar atrapalhar o intercurso das investigações. Uma empreitada sem sucesso, pois os ufólogos mantiveram tanta sensatez e seriedade que conseguiram discernir o certo do errado, a verdade da mentira, através de análises e checagem de informações.

Assunto relacionado:  O maior mistério da atualidade: os círculos ingleses

Se a mídia não tivesse apoiado os ufólogos – mesmo com Ubirajara Rodrigues residindo em Varginha o caso se tornaria apenas mais um, entre tantos que ocorrem mundo afora e não tomamos conhecimento, calando os pesquisadores e sendo esquecidos por toda a população. Devemos grande parte da repercussão do Caso Varginha à Imprensa, muitas vezes nossa aliada, outras nossa maior inimiga. Por sorte, desta vez, merecedora de crédito e até elogios pela forma como contribuiu para a desmitificação da imagem do Fenômeno UFO, geralmente encarado como um bicho de sete cabeças.

TÓPICO(S):Edição 17
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20250712 WA0005
Força Aérea dos EUA confirma incursão de drones na Base Aérea Wright-Patterson e divulga vídeos oficiais
Notícias
4664b161 db6e 450f 957d 8dd71dd553ee
O Lado Escuro da Lua: A História Espacial Mais Suprimida Já Contada
Notícias
a63b3219 8d6a 484f b7a4 27f60f1cd3ab
Homem de Maryland filma OVNI durante tempestade. O que poderia ser?
Notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura

Como era o terrível chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura
1033418bdd19ecb4c615d8c40fbb11f61571056044
ArtigosOperação Prato

Uma jornada ufológica na Amazônia

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura
fb39ab8068c2c07491179cdb23b261761585834211
ArtigosOperação Prato

A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Bob Pratt
Por Bob Pratt
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up