A próxima missão da NASA a Marte será a mais avançada ainda. Mas se os cientistas descobrirem que houve vida – ou existe vida – no Planeta Vermelho, o público será capaz de lidar com um conceito tão alienígena?
O cientista chefe da NASA, Jim Green, não pensa assim. O mundo não está preparado para a descoberta da vida em outro planeta, mesmo que demore apenas alguns anos, alertou o cientista chefe da NASA.
“Será revolucionário”, disse Green ao Telegraph. “Isso começará uma nova linha de pensamento. Não acho que estamos preparados para os resultados. Não estamos mesmo”.
No próximo verão, dois veículos espaciais da NASA e da Agência Espacial Européia (ESA) , viajarão para Marte para perfurar horizontalmente rochas e profundamente na superfície, na esperança de encontrar evidências de organismos vivos.
As missões são a melhor chance que a humanidade já teve de responder à pergunta: ‘Estamos sozinhos no universo?
O Dr. Jim Green, que foi fundamental em ambas as missões, diz que existe uma possibilidade real de que um ou ambos sejam bem-sucedidos. No entanto, isso teria implicações de longo alcance, e ele acredita que a Terra não está pronta.
“Será revolucionário”, disse ele. “É como quando Copérnico declarou ‘não, vamos ao redor do Sol’. Completamente revolucionário. Isso começará uma nova linha de pensamento. Acho que não estamos preparados para os resultados. Fiquei preocupado com isso porque acho que estamos perto de encontrá-los e fazer alguns anúncios”, diz o cientista.
“O que acontece a seguir é um novo conjunto de questões científicas. Essa vida é como anossa? Como nos relacionaremos ? A vida pode passar de planeta a planeta ou temos uma centelha e apenas no ambiente certo essa centelha gera vida – como nós ou não como nós – com base no ambiente químico em que está?”, continua Green.
O rover ExoMars está programado para pousar no Planeta Vermelho em março de 2021. Apelidado de ‘Rosalind’ em homenagem ao químico britânico Rosalind Franklin, o rover vai perfurar 20 metros para baixo no chão para recolher amostras.
Os rovers estarão caçando perto do local de um antigo oceano marciano, onde a vida pode ter vivido bilhões de anos atrás, quando o Planeta Vermelho era “azul” como a Terra.
“Estou empolgado com essas missões porque elas têm a oportunidade de encontrar a vida, realmente o fazem, e eu quero que elas façam isso em Marte”, acrescentou Green.
“Nós nunca fizemos isso tão profundamente. Quando os ambientes são extremos, a vida se move para as rochas. Quando começamos o campo da astrobiologia nos anos 90, começamos a procurar vida extrema.
Descemos em minas a três quilômetros de profundidade na Terra e, se estavam cheios de água, estavam cheios de vida. Fomos a fossas nucleares, lugares onde você acha que nada poderia sobreviver, e eles são cheios de vida. E a linha base é: onde há água, há vida.
De fato, porque a crosta tem muita água, sabemos agora que há mais vida abaixo de nossos pés do que na superfície da Terra, incluindo a vida no oceano.”
Green, que trabalhou na NASA por 38 anos, acredita que, assim como pequenos organismos em outros planetas, pode haver ‘vida estranha’ na lua Titan de Saturno, e até mesmo civilizações nos trechos não-assim-tão-distantes da galáxia .
Pesquisas recentes também descobriram que áreas em sistemas solares que os cientistas consideravam inabitáveis podem ter água líquida.
Dizem que planetas que não são muito quentes ou muito frios para água líquida estão na ‘Zona dos Cachinhos Dourados’, mas es
te mês a modelagem computacional mostrou que Vênus poderia ter mantido água por bilhões de anos, apesar de estar tão perto do Sol. A Lua também é agora conhecida por ter um ciclo da água.
Calendário da Missão Marte da NASA
“Este conceito de como é uma ‘Zona Dourada’ precisa ser modificado”, acrescentou o Dr. Green. “Vênus foi um planeta azul por um período significativo de tempo. Não há razão para pensar que não há civilizações em outros lugares, porque estamos encontrando exoplanetas em todo o lugar. Agora sabemos pelas observações de Kepler que existem mais planetas na galáxia do que estrelas.”
Ele acrescentou: “Se estivéssemos indo a algum lugar para procurar uma vida que não é como nós, iríamos para Titã. Em Titã, você substitui o metano pela água, para ter um tipo de vida diferente, um novo conjunto de produtos químicos que comporiam um novo tipo de DNA. Seria realmente estranho”, disse o cientista.
As missões NASA e ESA decolarão no mesmo mês que outros projetos de Marte dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e China. “Todos estão indo ao mesmo tempo, porque é quando a janela se abre. É como a hora do rush para Marte, mas é aí que o alinhamento dos planetas é perfeito e podemos chegar lá o mais rápido possível, não perseguindo Marte ao redor do Sol”, disse Green.
O veículo espacial da NASA entrará na atmosfera a 6 km por segundo e, para desacelerar, o módulo de aterrissagem deve virar para o lado e viajar na vertical para captar força suficiente para que não caia na superfície. A sonda pousará e posicionará o veículo suavemente na superfície usando um guindaste.
“Temos um pouco de espaço de manobra, mas ainda é como bater uma bola de golfe em Nova York e fazer com que ela acerte um buraco em Los Angeles”, acrescentou. “A NASA pode fazer isso. Fazemos o impossível e fazemos todos os dias. O mesmo acontece com a ESA. Nossas agências espaciais fazem coisas incríveis. Eles fazem milagres o tempo todo.”
O rover Mars 2020 da NASA será lançado em julho de 2020 e aterrará na Cratera Jezero do Planeta Vermelho em fevereiro de 2021 ( afinal, Marte fica a 140 milhões de quilômetros da Terra). Está equipado com duas câmeras de alta definição e um helicóptero destacável para capturar imagens aéreas das falésias, cavernas e crateras do planeta.
Fonte: NASA, Telegraph, ESA
>>>
O tema do iminente desacobertamento ufológico que toma conta do planeta será alvo do UFO Summit Brazil 2019, em novembro, por diversas capitais brasileiras, com os maiores ativistas ufológicos dos Estados Unidos e Reino Unido. Não perca! Entenda o que está acontecendo na Ufologia Mundial nesse momento:
O perigo da tecnologia é a causa de manter contato secreto com aliens
Alerta para iminente revelação UFO
Participe do UFO SUMMIT BRAZIL 2019 e esteja preparado para novas revelações:
Informações e inscrições
www.ufosummit.com.br