Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ENTREVISTAS

Por Mirta Cristina Rodríguez Corderí

Leopoldo Zambrano: O ceticismo é importante para a pesquisa do Fenômeno UFO

Categoria:
crédito: Arquivo Leopoldo Zambrano
ampliar
Leopoldo Zambrano

O entrevistado desta edição é um dos mais ativos ufólogos latinos na internet, conhecido por suas inconfundíveis, bem humoradas e às vezes apimentadas frases de efeito [Aforismos], que surgem ao acaso quando se debruça sobre uma nova investigação ufológica. Perito em informática, analista de sistemas e desenhista gráfico, tem grande credibilidade no meio e uma incomum capacidade para desvendar farsas virtuais, principalmente na perigosa área de imagens ufológicas, verdadeiro campo minado da Ufologia. Trata-se de um dos mais requisitados analistas técnicos de fotos e filmagens de supostos UFOs, membro distinto da Equipe de Análise de Imagens da Revista UFO, coordenada pelo conselheiro especial da publicação Inajar A. Kurowski.

 

Leopoldo Zambrano Enríquez nasceu em 1967 em Monterrey, no estado mexicano de Nuevo León, e desde cedo se interessou por tudo que era mágico e misterioso, o que lhe serviu de ponte para a Ufologia. Sua infância foi cercada por grandes doses de cultura, riquíssima em um país tradicional e místico como o México. Contando com o apoio do pai, tinha à disposição livros, enciclopédias e todo tipo de informação que lhe permitia abrir os olhos para um mundo que começava a conhecer. Essa liberdade para alimentar-se abundantemente de conhecimento ajudou a formar sua inquieta personalidade, fazendo-o concentrar-se em ficção científica e, em seguida, nos discos voadores, tanto na literatura como no cinema.

Literatura e prática

Ele conta que a maneira como chegou até o estudo da presença alienígena na Terra é uma longa história, e que foram vários os fatores que o levaram a abraçar de forma apaixonada a pesquisa dos objetos voadores não identificados. Desde 1977, a estréia do filme Guerra nas Estrelas já estimulava no então garoto a necessidade de saber se no espaço existia toda aquela abundância de vida que vislumbrava, extasiado, nas telas do cinema. A ciência entrou definitivamente em seu cotidiano com a série Cosmos, de Carl Sagan [1980], que tratou como nenhuma outra do fascinante mundo da exploração espacial. Zambrano, como é conhecido, não parou mais de pesquisar.

 

A presença alienígena na Terra suscita muito mais questionamentos do que oferece respostas, mas sua investigação deve ser centrada sempre no bom senso, com o repúdio a qualquer forma de extremismo. O Fenômeno UFO não é matéria de crença, mas de informação.

 

Em 1981, aos 13 anos, recebeu de um colega de colégio a fotografia de um suposto UFO — era a primeira que conseguia ver, ainda que apenas por um momento. Isso dirigiu sua atenção para o fenômeno. E em 1982, como se fosse um caminho traçado, assistiu Tron, filme que o apresentou ao mundo da tecnologia informática, fazendo com que decidisse se aprofundar em programação e desenho gráfico.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 256
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.