Revista UFO
  • GAU
  • Artigos
  • Notícias
  • Curso em Oferta
    • Tipologia dos Seres Extraterrestres e de Suas Naves
    • Afilie-se e lucre!
  • Gevaerd
  • Relatos
Lendo: Em busca de novas realidades
Envie!
0

Nenhum produto no carrinho.

Notificação
Latest News
experimentos
Experimentos financiados pela NASA mostram que a detecção de sinais de vida na água ejetada de Encélado é viável
Notícias
advogado
Advogado afirma que Vaticano sabe que alienígenas estão aqui e que eles vêm de diferentes sistemas estelares
Notícias
câmera
Câmera de segurança filma UFO voando pelo céu em aeroporto mexicano
Notícias
busca
A busca por respostas sobre os UFOs é unificadora
Notícias
ponte
Astrônomos descobrem enorme “ponte” de estrelas entre galáxias
Notícias
Aa
Revista UFO
0
Aa
  • GAU
  • Artigos
  • Notícias
  • Curso em Oferta
  • Gevaerd
  • Relatos
Buscar
  • GAU
  • Artigos
  • Notícias
  • Curso em Oferta
    • Tipologia dos Seres Extraterrestres e de Suas Naves
    • Afilie-se e lucre!
  • Gevaerd
  • Relatos
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Feito por DGW.Company
© 2023 AJ Gevaerd Ufologia. Todos os Direitos Reservados.

Em busca de novas realidades

Ultima atualização: 01/10/05
Por Renato A. Azevedo Publicado 01/10/2005 Tags: Edição 36
Envie!
Envie!
8b1db6698e50325b25a93708055fd5cf1528685858

Créditos: Daniel F. Gevaerd

O primeiro vôo espacial tripulado para a Lua ocorreu no ano de 1971, quando a nave Stardust, comandada pelo astronauta Perry Rhodan, decolou movida por seu primeiro estágio de propulsão química. A seguir, acionou o segundo estágio com propulsão nuclear, a fim de que a espaçonave principal (vagamente semelhante ao conhecido Space Shuttle), também com propulsão nuclear, chegasse ao nosso satélite natural.

Os fatos descritos acima são apresentados nas páginas da extensa e cultuada série alemã de livros Perry Rhodan, criada na primeira metade dos anos 60. Essa série foi pioneira em muitos dos aspectos da Ficção Científica, como as viagens com velocidades superiores a da luz utilizando-se dos hipersaltos (antes da velocidade de dobra de Jornada nas Estrelas), a formação de um exército de pessoas dotadas de capacidades paranormais, muito antes dos mutantes X-Men, e incontáveis outros temas.

Ad image

A escolha por iniciar esta edição de UFO Especial com o tema Ficção Científica, fazendo essa descrição, objetiva mostrar um dos vários exemplos de como nossa realidade acaba não apenas cumprindo o que a ficção antecipa em seus romances, contos, seriados ou filmes, mas também como tais profecias terminam sendo superadas pelos avanços reais do conhecimento humano! No tema viagem a Lua, o vôo da Apollo 11, nave pioneira na conquista de nosso satélite natural, ocorreu dois anos antes que o da Stardust da ficção, em 1969, e com meios muitíssimo mais modestos, utilizando-se apenas de foguetes de propulsão química.

Já disse o cineasta Steven Spielberg, a Ficção Científica é o gênero mais livre de todos e, exatamente por isso, explora inumeráveis facetas do ser humano e de suas atividades, seus desejos, terrores, valores e esperanças. Fazendo isso, celebra antes de tudo o gênio, a imaginação e a busca de nossa espécie pelo saber e conhecimento que, em um tempo tão curto pelos padrões cósmicos, e através da obra de incontáveis cientistas, artistas e pensadores de todos os cantos do mundo, ao longo da história humana, já nos levou a questionamentos profundos sobre o universo e nosso lugar no mesmo.

Assunto relacionado:  Alienígenas invadirão os cinemas em vários filmes

Protesto contra o rigor dogmático — A origem do gênero perde-se nos momentos históricos, mas é consenso que uma das obras pioneiras mais importantes é O Somnium, de Johannes Kepler, o sábio que, entre os séculos XVI e XVII, elaborou as três leis do movimento planetário que levam seu nome. No romance, ele narra uma viagem a Lua, ao mesmo tempo argumentando que, em um sonho, tudo é possível. Era também um protesto contra o rigor dogmático, a falta de liberdade de pensamento e a expressão que existiam na época, comprovando outra característica fundamental da Ficção Científica, a crítica social. De qualquer forma, a proposta de realizar uma edição de UFO Especial tratando do tema Ficção Científica nada tem de contraditória, pois um dos pilares do gênero sempre foi o contato com seres estranhos e a viagem a planetas distantes, levando ao extremo o desejo da humanidade de explorar novos mundos, audaciosamente indo onde ninguém jamais esteve. É claro que o leitor atento verá nessa última frase uma citação a um dos mais brilhantes e bem sucedidos universos da Ficção Científica, Jornada nas Estrelas. Que será, evidentemente, objeto de um dos artigos seguintes.

Por agora, podemos afirmar que a face mais especial e otimista dessa inigualável criação de Gene Roddenberry é o fato de mostrar que a humanidade, em sua busca contínua pelo conhecimento, e apesar da Terceira Guerra Mundial (que ocorreu nesse universo), deu certo, evoluindo para uma mentalidade em que a desunião, egoísmo, ganância, futilidade e o preconceito foram superados. O desafio passou a ser aperfeiçoar-se pessoalmente e a sociedade em que se vive. Será por essa visão utópica, e alguns dirão ingênua, que o programa ainda hoje sofre tantos ataques vazios?

Assunto relacionado:  O lado cômico e trágico das invasões alienígenas

Ao longo da história, o enfoque dado aos alienígenas mudou tremendamente dentro da Ficção Científica, obviamente espelhando os acontecimentos sociais de cada época. Os extraterrestres já foram maus, utilizados como paródia do perigo comunista na época da Guerra Fria, ou bons, expressando o sincero desejo de conforto de muitos, angustiados pela estressante rotina moderna. É interessante ver que, em tempos de conflagração como os atuais, para não dizer também de paranóia, a maioria das produções voltou a exibir ETs agressivos. Isso é o que torna interessante uma produção como Taken, também comentada em edições de UFO, em que os aliens são muito próximos a nós terrestres, como seres buscando conhecimento e sua própria razão de ser.

Comodidade de idéias preconcebidas — A intenção desta edição de UFO Especial, mais que apenas comparar Ufologia e Ficção Científica, ou descrever o enfoque dado aos alienígenas em tantas obras, é bem distinta dessa idéia simplista. Pois ambas, tanto o gênero artístico representado pela Ficção Científica, quanto o conjunto de conhecimentos com vocação para ciência que é a Ufologia, são antes de tudo elementos da cultura terrestre caracterizados por confrontar e abalar as bases da mesma. Ufologia e Ficção Científica são contestadoras e nada fáceis para mentes não “iniciadas”. Seguramente, não são para aqueles interessados apenas num breve conforto das angústias deste princípio de século. Já dizia Charles Darwin que a ignorância produz confiança com mais freqüência que o conhecimento.

O fato dos temas serem tão combatidos mostra o quanto incomoda aqueles que preferem a comodidade das idéias preconcebidas e as certezas do que vêem como “normal”. Sempre foi assim na história humana, o diferente, contestador e que exerce seu direito de pensar de forma independente é sempre, via de regra, perigoso, até mesmo subversivo! É muito mais fácil e rápido, sem falar conveniente, que se aceite as opiniões e dogmas prontos. Questionar e pensar estão, infelizmente, “fora de moda”. Confrontando o pensamento comodista, esta edição traz uma variada gama de assuntos, pois também como a Ufologia, a Ficção Científica reúne uma série de disciplinas em suas obras, como o leitor poderá conferir nas páginas seguintes.

Assunto relacionado:  Halle Berry em série de Steven Spielberg sobre astronauta que teve contato alienígena

O objetivo final, sem dúvida, é demonstrar que, ao contrário do que os críticos mais apressados afirmam, os princípios e valores da Ficção Científica aplicam-se, sim, ao dia a dia da sociedade! Muito do que se discutirá nas páginas a seguir aplica-se também a pesquisa ufológica. E é importante em tempos tão turbulentos, quando parece que o senso crítico está se perdendo, que não apenas a Ufologia, mas a própria sociedade, reflita a respeito de tan
tos universos, cuja atribuição primeira, como o foi desde os primórdios da Ficção Científica, seja nos instigar e fazer pensar. Deixo aqui um agradecimento especial aos colegas e amigos que deram sua contribuição para esta edição de UFO Especial.

Olha o que temos pra você também

Blackouts e os OVNIs – O maior apagão já registrado teve a presença de um OVNI

Casuística: Objeto luminoso é recebido à bala na África do Sul pela testemunha e por policiais

HAARP: Os perigos de uma guerra psicotrônica

Os misteriosos triângulos voadores

Klaatu barada nikto: Os 70 anos de O Dia em Que a Terra Parou

TÓPICO(S): Edição 36
Compartilhe
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link
Anterior Glossário do Projeto SETI
Próximo Ufologia de bom nível em Arquivo-X

Opções de leitura

18.08.2023 20.01.12 REC
Marco Petit e Vitório Pacaccini comentam as novidades do Caso Varginha em Rádio
0 de 5
entrevista
Luiz Carlos Prestes Filho entrevista Marco Petit
Entrevistas
carol geva
Gevaerd disse que aliens estão disfarçados em entrevista a Carol Capel
Entrevistas
childress david
Evidências irrefutáveis da visita de extraterrestres em nosso passado
Entrevistas
luis elizondo
“O governo dos Estados Unidos conhece o funcionamento dos UFOs”
Entrevistas

Ler também:

APAGAO3
ColunasArtigos

Blackouts e os OVNIs – O maior apagão já registrado teve a presença de um OVNI

Thiago Luiz Ticchetti Por Thiago Luiz Ticchetti 16/08/2023
Hunter
ArtigosMistériosObras Ufólógicas

Casuística: Objeto luminoso é recebido à bala na África do Sul pela testemunha e por policiais

Oferecimento:
c2082877a524523a7fce593148b43caf1646231600
Artigos

HAARP: Os perigos de uma guerra psicotrônica

Marcos Malvezzi Leal Por Marcos Malvezzi Leal 01/03/2022
764a649edaa772568d9e9d58597b4edf1646231607
Artigos

Os misteriosos triângulos voadores

Richard M. Dolan Por Richard M. Dolan 01/03/2022
c3694c0543a4edbcb6d146d9d4e1afd11646231617
Artigos

Klaatu barada nikto: Os 70 anos de O Dia em Que a Terra Parou

Cláudio Tsuyoshi Suenaga Por Cláudio Tsuyoshi Suenaga 01/03/2022
836117b62435611a8b9b9bfb0233b0271646231630
Artigos

A Noite Oficial dos UFOs no Brasil

Jackson L. Camargo Por Jackson L. Camargo 01/03/2022
5ec990d301b3bb3417aa7ff45679318d1646231638
Artigos

UFO do Datena”: era helicóptero

Thiago Luiz Ticchetti Por Thiago Luiz Ticchetti 01/03/2022
569018f410715fab65c9a0c07d54a9a01640782570
Artigos

Mutilações de animais por ETs e saúde humana

Richard Bonenfant, Ph.D. Por Richard Bonenfant, Ph.D. 28/12/2021
08a816aca7d218b505ab66f653cd7c341640782579
Artigos

O Paradoxo de Fermi: afinal, onde estão os extraterrestres?

Tim Urban Por Tim Urban 28/12/2021
5fe6554d8134ee628dfaf3f2ddf8a93b1640782588
Artigos

Do avistamento ao contato, a complexidade do Fenômeno UFO

Rubens Junqueira Villela Por Rubens Junqueira Villela 28/12/2021
Mostre mais
Revista UFO
Siga-nos

Fundação: Ademar José Gevaerd (1984).

2003 - 2023 © REVISTA UFO BRASIL | Todos os Direitos Reservados | Direção Geral: Daniel F. Gevaerd
Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. A Revista UFO é a mais antiga revista ufológica em todo o planeta com 41 anos de existência.

  • Feito por DGW.Company

Removed from reading list

Undo