por Alexandre Gutierrez
Desaparecimento em Massa
Ninguém sabe explicar o que aconteceu com 1.200 dos 3.862 habitantes da pequena ilha de North Wales, que simplesmente sumiram nos últimos 10 anos. Os líderes do conselho do condado de Anglesey estão assustados com esses dados. Um deles, Gareth Roberts, disse que encontrar uma explicação é de suma importância. Os números foram baseados no censo de 2001, mas há quem duvide deles. De acordo com o diretor de planejamento policial Martin Eaglestone, a impressão inicial é de que alguma coisa saiu errada ao compilar os dados. Ufólogos cogitam a possibilidade de que essas pessoas tenham sido abduzidas, fato que é perfeitamente cabível nessa situação, já que diversas testemunhas de abduções relataram ter visto pessoas a bordo de UFOs. Alguns pesquisadores crêem que os abduzidos servem de cobaias para ETs. Mais uma vez, a Ufologia aparece como a resposta mais plausível para um mistério.
Novo Planeta Descoberto
Nos últimos 10 anos, cerca de 100 planetas foram descobertos fora do Sistema Solar, todos com idade próxima a do Sol. O que num primeiro momento pode soar apenas como mais um dado relacionado à astronomia, para os estudiosos e crédulos na existência de vida inteligente fora da Terra é uma chance que se renova. A descoberta ocorreu no mês de julho. O planeta é similar a Júpiter em sua massa e órbita. Localizado à 90 anos-luz da Terra, foi descoberto por astrônomos ingleses e norte-americanos. Segundo cientistas, este planeta extra-solar ou exoplaneta faz uma órbita completa próximo à sua estrela em torno de seis dias, numa distância que equivale à 3,3 vezes a distância existente entre a Terra e o Sol, que é de 150 milhões de quilômetros.
Outro planeta descoberto no mesmo mês está sendo considerado pelos astrônomos como um dos mais antigos e distantes já descobertos. Ele teria 13 bilhões de anos, sendo apenas um bilhão de anos mais novo que o universo. O astrônomo da Carnegie Institution Alan Boss, de Washington (EUA), disse que essa descoberta é surpreendente. Tudo porque fortalece a idéia que a vida poderia ter surgido há muito tempo e, depois, sido extinta. “As implicações são imensas”, afirma Boss. O planeta é um gigante gasoso com mais que o dobro do tamanho de Júpiter.
Irmãos Abduzidos no Canadá
A comunidade ufológica canadense está às voltas com um caso sem precedentes. Dois irmãos – de nove e 18 anos, cujas identidades estão mantidas em sigilo – suspeitam que foram abduzidos por seres extraterrestres. Ambos amanheceram com o corpo coberto por estranhos ferimentos e não sabem explicar a origem de tais machucados. O rapaz de 18 anos tem apresentado distúrbios de memória e, freqüentemente, reclama que se sente controlado por alguém. A mãe dos garotos suspeita que ela tenha sido abduzida aos 12 anos, quando acordou com um misterioso ferimento nas pernas. O médico que examinou as vítimas ficou assustado com o que viu. O menino de nove anos apresentava um buraco do tamanho de uma moeda nas costas. Segundo a mãe, era uma ferida profunda que precisou ser tratada com antibióticos. “Os médicos nunca explicaram nada sobre os ferimentos dos meus filhos”, disse a mãe. O caso continua sendo pesquisado por ufólogos canadenses, que talvez tenham uma explicação plausível para a ocorrência.
UFO Próximo de Avião
O caso, ocorrido em 05 de fevereiro de 1995, só agora foi revelado através do site Rastreador News [www.rastreadornews.com]. A informação partiu de A. W., que deseja manter sua identidade em sigilo. Ele é radioamador e aprecia monitorar conversas entre aeronaves comerciais e o sistema de controle de tráfego aéreo. Próximo das 21h45, algo chamou sua atenção numa comunicação entre um avião que acabara de decolar do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, e o Cindacta 1, em Brasília. “Iniciei normalmente a escuta e, de repente, o piloto começou a relatar tudo aquilo. Imediatamente comecei a gravar”, afirmou A. W.
O diálogo revelou um estranho objeto luminoso próximo da aeronave. Em determinado momento, o piloto diz que “ele está próximo. Desloca-se como a gente. Está na posição de uma para duas horas. Tem uma variação de cor azul, vermelha, amarela e branca”. Seguiu-se silêncio no rádio por cinco segundos, quando o Cindacta 1 respondeu que havia desconhecimento de outro avião na área. “Não há nenhuma aeronave neste setor, aí”, disse o controlador de vôo. Mais adiante, o próprio Cindacta 1 voltou a chamar o avião e confirmou que estava detectando algo. “Positivo. Que a gente está avistando, a gente está, agora”. O caso continua sendo investigado. Para ouvir a gravação, acesse o site Rastreador News, na seção de notícias do mês de julho.
Jovem Mumificada para ETs
No dia 19 de julho, a polícia da cidade de Pavlodar, Cazaquistão, encontrou o corpo de Olga, 27 anos. Ela foi mumificada pela própria mãe há cerca de três anos, que tinha esperança de que a garota fosse reavivada por seres alienígenas. A porta-voz da polícia Nina Tsys disse que ela teria morrido de uma doença imunológica e que a mãe não teria conseguido ajuda médica. Cogita-se a possibilidade de que uma possível intervenção médica tenha sido rejeitada. Em todo caso, se passou tanto tempo que a polícia não tem como dizer se a morte foi realmente natural, como aparenta. Nina afirma ainda que a mulher parecia estar influenciada por uma seita que prega a cosmologia e promete a ressurreição por intermédio de extraterrestres Os restos mortais de Olga foram enterrados e sua mãe está internada numa clínica psiquiátrica.
Pilotos Continuam Sumidos
Após 50 anos, o Caso Kinross continua sem explicação. Os pilotos da Força Aérea Norte-Americana (USAF) Felix Moncla Júnior e R. R. Wilson ainda estão desaparecidos e nenhuma solução foi dada aos seus familiares. O episódio foi reaberto para que se encontre uma resposta. Entre os pesquisadores está o ufólogo canadense Gordon Heath, que tenta descobrir o que aconteceu na noite de 23 de novembro de 1953, quando o radar da Base Aérea de Truax, no Wisconsin (EUA), detectou um sinal não identificado nas imediações. Moncla e Wilson foram designados para interceptar o intruso, num caça F-89. Sua aproximação do UFO também foi detectada. Durante nove minutos a perseguição se deu sobre os Lagos Superiores, na divisa entre Estados Unidos e Canadá. O radar registrava os dois sinais, até que estes se fundiram. Depois disso, ninguém sabe o que aconteceu. O avião desapareceu e os oficiais nunca mais foram encontrados.
Morre Gordon Creighton
No último dia 16 de julho morreu, ao 95 anos, o inglês Gordon Creighton, um dos maiores pioneiros da Ufologia. Creighton foi fundador da Flying Saucer Review, publicação criada na década de 50, considerada a mais antiga revista sobre UFOs em todo o mundo. Foi ele o criador da expressão “the most amazing case of all” [O mais espantoso de todos os casos], referindo-se ao famoso Caso Antonio Villas-Boas, após acompanhar as pesquisas de perto com os ufólogos Olavo Fontes e Irene Granchi, pioneiros da Ufologia Brasileira.
Casuística
UFO em Piracicaba
Um UFO foi avistado sobrevoando a Santa Casa de Piracicaba, interior de São Paulo. Ele apareceu de repente no céu e percorreu em poucos segundos uma grande distância. Voava em movimento retilíneo uniforme e desapareceu sem deixar vestígios. Não fez nenhum ruído e tampouco mudou de cor. O fato durou menos de um minuto.
Vídeo na Inglaterra
No dia 22 de julho, Tom Hines, câmera da rede de televisão inglesa BBC, filmou luzes brilhantes sobre Malvers, que fica na região de Hambury. Elas apareciam nos mais diversos pontos do céu. Em determinado momento havia três delas. O avistamento teve outra testemunha, o fazendeiro John Dawson. As autoridades inglesas ainda não se manifestaram.
Luz no Pantanal
O professor de educação física Alfredo da Silva, 27 anos, fotografou uma estranha luz no Pantanal, em 26 de julho [Ao lado]. Ele estava praticando rapel junto de alguns amigos, próximo de uma ponte sobre o Rio Aquidauana, a alguns quilômetros da cidade homônima, quando o fenômeno surgiu. “Parecia um conjunto de dois mecanismos luminosos que giravam”, disse.
Esfera na Itália
Às 22h15 de 19 de julho, em Cimino, próximo da comunidade de Soriano, o astrônomo Paolo Candy viu quando uma luz surgiu vinda do leste. Ela se movia velozmente e emitia um brilho sem nenhuma variação. “Não se tratava de qualquer tipo de objeto conhecido”, afirmou Candy. Sua forma era perfeitamente esférica, a trajetória harmônica, mas com um giro de 90°, do sudeste para o noroeste.
Objeto ao Lado de Avião
Um Fokker 100 da companhia Alpi Eagles teria ficado emparelhado com um UFO no dia 25 de junho, por volta das 20h00. O avião iria aterrissar em Nápoles e tinha 80 passageiros a bordo. O comandante avisou a torre sobre a presença de um objeto similar a um míssil. Ele tinha cerca de três a quatro metros de comprimento, coloração branca e refletia os raios do Sol. Veio em direção oposta ao Fokker, ficando muito próximo. Não foi captado pelo radar, mas a aeronáutica italiana confiscou todos os registros e os diálogos entre o avião e a torre.
Perseguição no Chile
Duas mulheres andavam por uma estrada na região de Talagante, quando foram perseguidas por um enorme objeto discóide, em 26 de julho. Elas disseram que o incidente começou por volta das 23h00 e durou cerca de meia hora. Foram seguidas por uma luz vermelha que se aproximou do carro. Seus telefones celulares se descarregaram de forma inexplicável. Elas afirmaram que sentiam dores de cabeça e ardência nos olhos.