Avistamento Coletivo no Paraná
Na noite de 29 de julho de 1999, um objeto voador não identificado foi visto por algumas pessoas em Umuarama, no oeste do Paraná. O Centro Paranaense de Estudos Ufológicos (Cepeufo) foi acionado por um informante, que pediu para não ser identificado. O aparelho era esférico, achatado e estava rodeado de luzes coloridas. Kátia, uma das testemunhas, estava com seus dois filhos quando observou o objeto sobrevoar a região central da cidade, durante a madrugada. “Fiquei muito impressionada com aquilo, então resolvi ligar para o Corpo de Bombeiros”, relatou. Em seguida, o suposto UFO expôs três hastes, semelhantes a trens de pouso, mas não chegou a aterrissar, tendo em vista que não foram encontradas marcas de pouso no local do avistamento.
No dia seguinte, a notícia se espalhou e foi parar nas rádios. Outras pessoas também ligaram para confirmar a observação, dentre elas dona Ilda, que disse aos integrantes do Cepeufo ter avistado o objeto próximo do Parque das Jabuticabeiras. “Estava deitada no sofá e vi a nave pela janela”. Júlio, igualmente, observou o aparelho e afirmou que “… há mais de um ano vem aparecendo na região uma bola achatada e cheia de luzes. Achei estranho, mas só comentei o fato com parentes”. Embora não tenha sido confirmada a real presença de um UFO em Umuarama, o Cepeufo persiste em suas pesquisas e vigílias nesta região.
Héber Rodrigues,
Umuarama (PR)
Criatura Assusta Casal
O Grupo de Pesquisadores e Ufólogos de Ponta Grossa (GPUPG) recebeu o relato de um casal que fotografou uma estranha criatura, no mês de junho de 2001. O senhor e a esposa estavam hospedados na casa de um amigo e, por volta das 09:30 h, enquanto a senhora preparava o almoço, ela ouviu um som semelhante a arranhões do lado de fora da janela. Ao abri-la, deparou-se com um ser que estava a cerca de cinco metros da casa e se assustou de tal forma que chegou a desmaiar. O marido veio socorrê-la e avistou a criatura parada, apenas observando-os, sem esboçar qualquer reação. Como a máquina fotográfica estava a seu alcance, ele decidiu fotografar a criatura, mas esta se assustou com o flash e fugiu. As testemunhas ficaram tão espantadas que decidiram deixar o local.
Sérgio Lirani,
Vice-presidente do GPUPG
lirani@interponta.com.br
Luzes que Respondem à Lanterna
Era uma noite quente de maio de 1970 quando acordei, por volta de 01:30 h, e fui até a cozinha tomar um copo d’água. Depois resolvi sair de casa e ficar observando o céu. De repente, duas luzes ovaladas e prateadas chamaram minha atenção. Fiquei espantada ao perceber que elas sumiam e reapareciam intermitentemente, sem emitir ruído algum. Então entrei e chamei meu marido. Ele buscou uma lanterna e sinalizou na direção das luzes, que balançavam de um ponto a outro no horizonte. Depois, aumentaram em tamanho e se aproximaram de nós, até que meu marido apagou a lanterna e elas desapareceram. Fiquei assustada, porque tive a impressão de que os objetos notaram nossa presença. A experiência durou quase 45 minutos.
Helena Flores,
lehahiah_@hotmail.com
Artefato Similar à Lua
Seguia para meu habitual jogo de futebol, no dia 04 de julho passado, aproximadamente às 21:50 h, na companhia de um amigo, quando vi algo curioso surgir no céu. A princípio julguei que poderia ser a Lua, embora a noite estivesse nublada. Mas depois notei que se tratava de uma esfera luminosa. Não consegui precisar a distância exata do objeto, que pairava sobre um morro localizado bem a nossa frente. Pensei em chamar a atenção do meu amigo para aquela visão, quando subitamente a esfera se moveu de um lado a outro do céu, em menos de um segundo. Depois desapareceu subitamente, deixando um rastro luminoso no ar. Isso durou cerca de dois segundos, muito pouco tempo para que eu pudesse informá-lo. Este evento foi observado também por uma conhecida minha, que disse ter ficado apavorada. O interessante neste caso é que moramos em bairros distintos e a esfera pôde ser avistada ao mesmo tempo por nós dois.
Flávio Brasil Corrêa,
flaviobrasil@bol.com.br
Mistério em Araçatuba
Numa tarde nublada de 18 de agosto deste ano notei uma situação estranha, exatamente às 17:30 h. Meu marido e eu olhamos para o céu e vimos um objeto discóide, com três luzes que piscavam constantemente. Aquilo ficou parado por alguns instantes, depois subiu e desceu em movimentos contínuos. Nesse momento, tivemos a certeza de que não se tratava de um avião. Chamei minha mãe para ver o objeto, mas ele já havia desaparecido. Depois de aproximadamente meia hora, alguns vizinhos vieram me perguntar se também tínhamos observado o UFO. Confesso que até esse dia não acreditava em discos voadores, mas após esta experiência deixei de duvidar.
Helen Nascimento,
Araçatuba (SP
Seres na Caatinga
Há muito tempo queria enviar estas fotos [Ao lado] para que a Revista UFO possa analisá-las. Como os frutos só amadurecem no tempo certo, só agora concretizo minha vontade. Estas imagens foram feitas há aproximadamente cinco anos, na localidade conhecida como Morro do Severo, aqui em Riachão do Jacuípe, em plena caatinga baiana. Gostaria de saber a opiniões dos leitores e da revista quanto a este caso.
João Jorge Oliveira Carvalho,
jj2106@globo.com
Luz Danifica Automóvel
Gostaria de narrar a vocês que aconteceu uma coisa muita estranha comigo, que até hoje não sei explicar. Há cerca de dois meses, estava dirigindo depois de ter saído sozinho de uma festa de amigos, por volta das 23:30 h, quando meu automóvel foi inexplicavelmente interceptado por uma forte luz. O facho luminoso vinha do céu e passou por todo o veículo, como se estivesse fazendo uma leitura de código de barras, que demorou apenas alguns segundos, conforme estimei. Após o ocorrido, o carro não funcionou mais, tendo se apagado como se tivesse sido desligado da tomada. Só voltou ao normal 10 minutos depois. Levei o veículo a um mecânico que afirmou que o motor estava completamente desregulado…
Silvano Monteiro,
silvano_monteiro@uol.com.br
Formações em Y
Sou professor no Rio de Janeiro e uma de minhas alunas, Viviane dos Santos Ciudaro, avistou um estranho objeto voador não identificado próximo à sua casa, em Itaúna. No dia 27 de julho passado, por volta das 21:00 h, ela estava com o namorado e o irmão mais novo quando todos viram estranhas luzes vermelhas no céu, formando a letra Y. A claridade provocada por elas era forte o suficiente para iluminar todo o local ao seu redor. No entanto, aquele fenômeno não produziu som algum, apesar de ter causado um sopro de vento sobre as testemunhas. O avistamento durou cerca de dois minutos.
Ricardo Mattos Martins,
Rio de Janeiro (RJ)
UFO em Forma de Balaio
Em 12 de fevereiro deste ano, três amigos estavam voltando de um culto evangélico quando foram surpreendidos por uma luz que descreveram como “um balaio todo iluminado, na cor branco-azulada, medindo entre 50 a 90 cm”. Assustados, os rapazes fugiram do local, mas foram perseguidos pela luminosidade por cerca de 300 m, até ela desaparecer. Aquela notícia se espalhou rapidamente pela cidade, o que me fez decidir conversar com as testemunhas pessoalmente. Inicialmente, elas mostraram-se receosas em relatar a observação, pois temiam ser rejeitadas em sua igreja. No entanto, corajosamente, decidiram falar, mas sob a condição de que seus nomes fossem mantidos em segredo. Acredito que esse fato realmente tenha acontecido, pois são pessoas idôneas e que não teriam razão para se beneficiarem do episódio.
Leonardo Santojo,
Piraju (SP)