Círculos de Mistério
Esqueçamos por um instante que existem discos voadores e alienígenas. Pronto, agora que já os tiramos de nossas mentes, vamos refletir sobre o assunto dos círculos ingleses e elaborar algumas questões. Existe alguma empresa de alta tecnologia capaz de realizar os misteriosos desenhos nos campos de trigo da Inglaterra, no espaço de tempo tão curto como uma noite, que não chame a atenção de moradores e curiosos locais? Se existe tal empresa, seja ela estatal ou privada, como estão sendo angariados e repassados os custos de tal empreendimento? Ora, são centenas os desenhos que surgem nas plantações inglesas e estamos em uma sociedade capitalista na qual tudo é declarado e pago. Nenhuma empresa faria algo tão grandioso de graça. Pergunte à NASA quanto ela cobra para colocar um quilo de açúcar no espaço. Agora imaginem os custos da realização de tais desenhos sem deixar vestígios.
Mas imaginemos que a NASA esteja trabalhando de graça nesse caso, o que ela ganharia com isso? Uma exposição de fotos em alguma galeria de Paris ou Nova York? A patente de um avançado ceifador ou dobrador de caules de gramíneas e capim? Ora, vamos ao encalço de tal empresa! A Internet está aí para nos ajudar. Qual o embasamento teórico necessário para dobrar os caules dos vegetais de maneira tão singular, sem quebrá-los? Mas fiquemos somente com a primeira pergunta, pois ela já vai dar muito trabalho para ser respondida, sem dizer que depois de muito tempo investigando, chegaremos à conclusão que não há tecnologia neste planeta para a realizar um desenho numa plantação de forma tão perfeita e durante uma única noite. Devemos aceitar nossa limitação e olhar em volta. Aí sim chegaremos aos criadores de tais obras, os gigantes do Gênesis.
Leonardo Caio Simionato,
Manaus (AM)
Criacionismo Inteligente Extraterrestre
Dia 08 de maio deste ano completou-se oito anos que avistei uma enorme nave em Alegrete (RS). Pela minha formação de biólogo, voltado inteiramente para a pesquisa científica, não concebia a presença de seres de outros planetas na Terra. Mas a nave que avistei certamente não tem nada a ver com qualquer outra máquina voadora do nosso planeta. A partir dessa constatação aceitei a idéia de que os extraterrestres estão nos visitando. Durante esse período, não houve um único dia em que não refleti sobre o assunto. Busquei em fontes diversas quaisquer informações que me dessem mais subsídios sobre o assunto. Hoje tenho convicção de que algo de muito importante está ocorrendo em nosso planeta. Como qualquer outro mortal, não conseguia entender o porque do não contato convencional, se é que pode ser chamado assim.
Entendo que existam duas situações bem distintas que podem estar ocorrendo. A primeira é que esses seres não se importam com a nossa existência, talvez desmotivados pelo atraso tecnológico em que nos encontramos. Nesse caso, nos visitariam por estarem interessados em algo que temos, como por exemplo, algum tipo de minério. A segunda situação ao contrário da primeira, se caracteriza por uma relação bem íntima para conosco, que poderia ser chamada de Relação Gênesis, na qual seríamos uma espécie de experimento genético. A grande maioria da população da Terra entende que os alienígenas deveriam mostrar algum tipo de interesse pelos seres humanos. Mas não é isso que ocorre. Não fazem aquilo que entendemos com normal. Em outras palavras, não querem aparecer ou chamar a atenção. É muito intrigante esse comportamento, principalmente para pessoas que os viram e sabem que eles realmente estão entre nós. Notamos que não existe meio termo, não mostram curiosidade e nos ignoram totalmente – ou temos uma relação muito íntima e misteriosa com eles. Como biólogo, sempre acreditei no darwinismo, a teria da evolução das espécies. Hoje penso diferente e acredito no criacionismo inteligente extraterrestre.
Eliseu Moraes,
Alegrete (RS)
Chico Xavier e os UFOs
Durante os dias de comemoração do pentacampeonato, não consegui pensar em outra coisa que não fosse o estranho fenômeno que apareceu nas imagens da TV Globo, exibidas no Fantástico. Sou espírita e creio em tudo o que Chico Xavier escreveu e viveu, sobretudo em seus exemplos. Acredito que a luz misteriosa possa ser uma tentativa de comunicação desses seres. Para nós, espíritas, a existência de vida inteligente em outros planetas é um fato. Cada lugar do Universo é habitado por seres de um determinado grau de evolução espiritual e em muitos casos, mais evoluídos que nós. Ao assistir o programa e ver os depoimentos de inúmeros especialistas, concluí que não havia outra explicação que não essa tentativa de comunicação. Foi uma forma de nos dizer que o dia do contato está mais próximo do que podemos supor. Tenho grande crença em muitas idéias publicadas por essa revista e a busca por conhecimento através da Ciência. O reconhecimento da Ufologia é determinante para que progressos ocorram e que nosso planeta não seja apenas um local de expiação, mas, quem sabe, de profunda transformação.
Maria de Jesus Barros,
Campo Grande (MS)
A Ilusão do Ibope
Vergonha. Essa é a palavra certa para explicar como me senti ao assistir mais uma tentativa de angariar pontos no ibope usando a Ufologia como atração de um programa de auditório. Numa dessas tardes, assistindo à televisão, vi uma jovem afirmar em rede nacional que tinha sido abduzida. Num primeiro momento acreditei que nada daquilo pudesse ser uma encenação, como se provou depois. Havia a busca por um hipnólogo, imagens intrigantes e uma suspeita que, segundo a apresentadora, seria solucionada. E novamente nada aconteceu. Durante alguns dias entrei na Internet e não encontrei nada. Foi quando percebi que essa era outra pegadinha e eu tinha caído. Não houve divulgação do resultado, nem da hipnose, nem ao menos disseram se as imagens mostradas eram verdadeiras.
Por um momento me lembrei do UFO de Suzana Alves, a Tiazinha, e do arranque em sua carreira após alegar que tinha visto um UFO – que não passava de um dirigível… Depois desse triste episódio, fico me perguntando a razão de tais atitudes. Será que alienígenas e discos voadores são um bom alicerce televisivo? Ou será apenas um reflexo da falta de bons profissionais na tevê brasileira, que leva os maus a buscar a notícia e o sensacionalismo com assuntos que já são delicados por natureza. Até hoje, me pergunto se o erro está nestes profissionais ou em nós mesmos, que ignoramos o controle remoto.
Ana Carolina Dias,
Itajaí (SC)
Conspiração
Não tenho dúvidas de que exista vida extraterrestre e que provavelmente os aliens já conseguiram visitar o nosso planeta. Tenho consciência que o desenvolvimento é extremamente avançado, quase extremo ao nosso. Mas não acredito que governos, entidades ou a mídia possam ocultar ou desconhecer uma aliança com os ETs. O impacto desta atitude é muito séria para ser, ou continuar sendo, oculta. Nenhum governante, por mais frio e calculista que seja, teria a perspicácia de barganhar com uma raça desconhecida. Muita calma com estas teorias!
Tom,
tom13sa@aol.com.br
UFO nas Terras de Saddam
Lendo a UFO 79 deparei-me com a notícia de supostos destroços de uma nave extraterrestre em poder de Saddam Hussein [Saddam Hussein oculta UFOs, na seção Mundo Ufológico]. Acredito que sejam somente suposições do ex-piloto norte-americano John Zah, que não sabe nem as reais causas que originaram a invasão do pequeno Emirado Árabe. Vivi dois anos naquela inóspita região e digo o contrário do piloto. O que iniciou o conflito foram somente os interesses políticos e as invasões em áreas petrolíferas, além de desacordos em equiparação de vendas em âmbito mundial. Agora, em termos de locais propícios para o pouso de UFO, não existe lugar melhor: montanhas nuas, horizonte infinito, vales secos, montes esculpidos pelo vento etc.
Murilo Morais,
Belo Horizonte (MG)
Polêmica sobre a Criação do Sindicato dos Ufólogos
Editor – Estas opiniões foram retiradas do fórum existente no site da Revista UFO [ufo.com.br]. Confira o que pensam nossos internautas:
Já era hora de alguém ter uma boa idéia para melhorar a Ufologia Brasileira. É extremamente necessária a criação de um sindicato, pois assim nós teremos mais organização e força. Chega de idéias absurdas e de charlatões irem à Imprensa, acabar com nosso trabalho e saírem impunes! Estou disposto a ajudar no que for possível.
Carlos E. Pinheiro,
wodeen@bol.com.br
Quem pretende formar tal organização não conhece legislação. Os sindicatos existem para representar interesses de empregadores ou de empregados. Quais as tutelas que tal sindicato iria representar e de quem? Pretendem estabelecer um piso salarial para os ufólogos, criar um vale transporte em disco voador? Claudeir Covo tem razão… Para mim, é falta de ocupação.
Nicolau Lütz Netto,
Porto Alegre (RS)
Não acredito na criação de um sindicato de ufólogos nem nessa pretensa organização que querem impor. Acredito na Ufologia e no bom senso. Como criar um sindicato de ufólogos se essa não é uma profissão? O que se quer provar com isso? Um grupo que apenas comunica o fato e não se preocupa em questionar a aceitação da idéia não pode se posicionar contra as reações que vem recebendo. Toda forma de organização é bem vinda. Desde que ela não apareça em meio ao caos e gere atitudes atrapalhadas.
Rita de Cássia Guedes,
São Paulo (SP)
Um sindicato? Por que não? Mas, antes disso, é necessário um reconhecimento maior por parte dos governos com relação à pesquisa. Hoje, a Ufologia é considerada evidente, pois os acontecimentos, os fatos e a casuística falam por si só. Por isso, como pesquisador independente, digo que considero a idéia válida, desde que seja séria.
Roberto Mário Forbici,
Florianópolis (SC)
Perguntas e Respostas
No final do ano passado recebi vários e-mails com informações sobre a queda de um UFO no município de Corguinho (MS). Gostaria de saber se o fato é verdade ou fraude? Maria Luiza de Souza, Porto Alegre (RS).
Resposta do Editor: O caso teria ocorrido em novembro de 2001, mas não passou de uma invenção do auto intitulado paranormal e contatado Urandir Fernandes de Oliveira, já amplamente conhecido da Ufologia Brasileira por usar canetas a laser e outros truques para simular observações alienígenas. Sabendo que esse tipo de acontecimento causa repercussão, Urandir chamou a Imprensa e alegou que numa propriedade vizinha a sua, a Fazenda Boqueirão, de seu amigo Túlio Alves, havia caído um disco voador. Disse que o acidente teria produzido o “barulho de uma bomba atômica, chegando a causar a cegueira no gado”, mas nada disso aconteceu. Nenhum barulho foi ouvido pelos moradores, nada anormal foi observado e as vacas se resumiam a dois bezerros que tiveram cegueira de um olho – porém uma semana antes da suposta queda.
A invenção assumiu grandes proporções e atraiu centenas de curiosos para as atividades de fim de ano que seriam realizadas na sede do Projeto Portal, que Urandir mantém a 8 km do local. As notícias difundidas davam conta de que um grande estrago teria sido feito na área, mas nada foi encontrado de anormal na fazenda, nem mesmo os aludidos sinais de radioatividade na vegetação. Acredita-se que tudo não tenha passado de uma estratégia de Urandir [Na foto, segurando um contador Geiger usado nas análises da suposta queda] para voltar à notoriedade, após o contínuo desgaste que vem sofrendo com as constantes acusações, por parte da Comunidade Ufológica Brasileira, de que seus contatos com ETs sejam mera invenção.