Chat com Pesquisadores
Os usuários da Internet já podem trocar idéias e informações online com ufólogos e pesquisadores de qualquer parte do planeta. Esse serviço foi lançado no site da revista Vigília [www.vigilia. com.br], um dos mais completos portais sobre Ufologia do Brasil. Trata-se do Chat Temático, um debate em tempo real, em que os visitantes interagem em horários pré-determinados com os convidados, sobre temas específicos da Ufologia. A estréia do serviço aconteceu no dia 09 de novembro e contou com a participação do ufólogo e membro do Conselho Editorial de UFO Carlos Alberto Machado, um dos maiores pesquisadores brasileiros sobre o Chupacabras, ou Intruso Esporádico Agressivo (IEA), termo que ele próprio criou.
Com quase cinco anos de estudos e coleta de dados sobre os ataques da criatura, Machado discutiu durante uma hora e meia com os participantes – cerca de 100 pessoas – as principais características do fenômeno e suas relações com a Ufologia. A intensa participação e a dinâmica do debate agradaram o convidado. “Foi muito gratificante, pois também tive uma idéia de como as pessoas encaram o mistério”, ressaltou Machado. Quem também aprovou a idéia foi o internauta Diego Portella, participante do chat. Ele foi o ganhador de um vídeo ufológico sorteado durante o bate-papo. “Agradeço à revista Vigília pelo ótimo debate e por essa iniciativa, que faz muito bem à Ufologia Brasileira. Desde já, aguardo o próximo chat”.
Os próximos chats estão previstos para: 13 de janeiro, às 20:00 h, com o tema Ufologia Holística. Como encarar as evidências ufológicas dentro de um contexto holístico. O convidado é Eustáquio Patounas, presidente da Sociedade de Estudos Extraterrestres (SOCEX). E 10 de fevereiro, às 17:00 h, sobre as supostas quedas de UFOs na Terra. Desta vez o convidado será Thiago Ticchetti, vice-presidente da Entidade Brasileira de Estudos Extraterrestres (EBE-ET). Ambos são membros do Conselho Editorial de UFO.
Enquete Avalia Credibilidade de Casos e Pessoas na Ufologia
Uma louvável iniciativa agitou as discussões ufológicas na Internet. Visando uma análise da credibilidade de ocorrências mundiais envolvendo o Fenômeno UFO, Wallacy Albino, diretor geral do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS) e membro do Conselho Editorial de UFO, realizou uma inovadora enquete ufológica. Numa primeira fase, foram consultadas 100 pessoas, não ufólogas, para escolher 10 temas intrigantes da Ufologia, independente de serem considerados falsos ou reais. Os 50 mais votados foram enviados aos principais ufólogos do país – 25 científicos,08 místicos e 17 holísticos –, para que os julgassem, dando nota de 0 a 10 conforme o grau de autenticidade de cada caso. Esta foi a segunda fase. Dos convidados, três se manifestaram contrários ao debate, quatro não mandaram resposta e 43 responderam a enquete.
Os fatos considerados verdadeiros e acima de qualquer suspeita foram o caso de maio de 1986, quando o país foi invadido por 21 discos voadores, recebendo a maior nota, 9,65. A Operação Prato, comandada pelo coronel Uyrangê Hollanda, teve nota 9,09, e o caso do vôo 169 da Vasp, que foi acompanhado por um UFO em 1982, 9,00. Surpreendentemente, verdadeiras pérolas da Ufologia não foram consideradas totalmente confiáveis. É o caso do agricultor Antônio Villas-Boas, que teria sido abduzido na década de 50 no interior de Minas, que recebeu nota 7,56. A existência da Área 51 recebeu nota 7,52, e o Caso Barney e Betty Hill, supostamente abduzidos durante um passeio de carro em 1961, 7,43. Entre os de menor credibilidade estão Trigueirinho, que recebeu nota 1,48, e Carlos Paz Wells, fundador do Grupo Rama, 1,39. Já Urandir Fernandes de Oliveira, o suposto contatado e paranormal que fundou o Projeto Portal, obteve a espantosa cifra de 0,04, sendo considerado uma das maiores fraudes da Ufologia Mundial. Todos afirmam estar em contato com seres intraterrestres e de universos paralelos, mas não convenceram os entrevistados consultados nesta enquete.
Listas de Discussão Agitam a Internet
Uma da formas mais eficientes de disseminação de informações na Internet é através das listas de discussão, que, promovendo uma interação entre todos os participantes – ufólogos, ufófilos e curiosos acerca do Fenômeno UFO –, contribuem para o intercâmbio de idéias. A pioneira foi a Lista Terráqueos [www.terraqueos.trix.net], administrada por Roberto Herrera Arbo, que iniciou suas atividades em 1996. De lá para cá, inúmeras outras surgiram e algumas se destacaram, como a UFO Burn [www.ufoburn.com.br], moderada por Josef David e Raul Eduardo. Com 163 associados, a lista é hoje uma das mais expressivas, e seu site, com documentos, relatos, fotos, e até mesmo um dicionário ufológico, é um dos mais completos. Seus participantes trocam mensagens diárias com notícias e comentários acerca dos principais temas ufológicos.