Sinais Misteriosos no Céu
Fazia muito tempo que eu e minha família vínhamos observando o céu, principalmente das 06:30 às 08:30 h da manhã. Num desses dias, vimos uma grande movimentação de objetos que surgiam inesperadamente, começavam a se mover no firmamento e depois sumiam. Às vezes, essas luzes eram muito brilhantes e piscavam como se estivessem emitindo sinais entre si. Uma piscava e a outra respondia logo em seguida, quando então seguiam para a mesma direção. Acredito na possibilidade desses objetos serem UFOs, embora voassem em linha reta – fato não tão comum para um objeto voador. Já pensei também em satélites, mas estes não têm propulsão própria, capacidade de ficar imóveis no ar ou de surgir em grupos de uma só vez, vindos de várias direções. Meu irmão, que é astrofísico, chegou a focalizar e acompanhar estas luzes com um telescópio de alta resolução, porém os objetos estavam tão altos que o máximo que pôde notar foi uma pequenina luminosidade.
Lara Jatkoske Lazo,
Corumbataí (SP)
Luz Estranha em Betim
Em 12 de janeiro deste ano, eu e sete pessoas da minha família vimos uma luz amarela brilhante fazendo evoluções sobre a antena da empresa de telefonia Vésper, localizada próximo à fábrica da Fiat e à refinaria Gabriel Passos, no bairro de Laranjeiras, em Betim (MG). Tais evoluções se apresentavam de forma lenta e circular, de cima para baixo, quase tocando a linha do horizonte. Ora o objeto fazia oscilações bruscas em ziguezague, ora lentas e perpendiculares ao horizonte. Em seguida, mudava de direção realizando movimentos em ângulo reto. Ficamos surpresos, apesar deste não ser o primeiro caso de avistamentos de luzes na região.
Jefferson Alvarenga,
jeffersonalvare@uol.com.br
Objeto Esférico em Rodovia
Este fato ocorreu em Cachoeira do Sul (RS). Estava retornando do meu trabalho, aproximadamente às 06:00 h da manhã, quando notei uma bola amarela no céu, do tamanho de um pneu de automóvel. Aquilo flutuava lentamente da esquerda para a direita, sem emitir luminosidade. Do local onde me encontrava, calculei que se acelerasse o veículo um pouco mais passaria por baixo do objeto, fato que constatei quando um Corcel veio em minha direção, do outro lado da pista. Avaliei que a esfera estava a mais ou menos 12 m de altura, pois havia um poste de energia ao meu lado que possibilitou tal cálculo.
Continuei observando o objeto atentamente, até que sumiu por trás de uma plantação de arroz. Não consegui ouvir ruído algum sendo emitido por ele, mas acredito que flutuava sobre o local a uma velocidade aproximada de 30 km/h. Ao chegar num posto de gasolina, um senhor viu o adesivo de um UFO em meu carro e contou-me que tinha visto, na madrugada daquele mesmo dia, uma luz amarela em movimento de ziguezague sobre a cidade. Acredito que seja a mesma que observei.
Darlan Corral,
dlcorral@aesc.com
UFO na Fronteira com o Uruguai
Recebi recentemente esta foto, vinda de Montevidéu. Não se sabe ao certo se o turista, que aleatoriamentea obteve, pretendia fotografar o ponto turístico da fronteira ou realmente tinha avistado o estranho objeto, disparando o obturador da câmera o mais rápido possível. Até agora, o que temos são suposições. Embora já tenha tentado várias vezes, ainda não pude ter acesso ao negativo da foto, e espero que alguém consiga outros detalhes do fenômeno para que o mesmo possa ser definitivamente esclarecido. Assim como esse fato, a mesma região já havia sido palco de outros fenômenos ufológicos anteriormente. Em 1997, por exemplo, três estranhos objetos foram vistos sobrevoando um clube uruguaio, distante 12 km do centro da cidade de Rivera, na fronteira do Rio Grande do Sul com aquele país. Uma professora que passava pelo local no momento, e não tinha avistado os objetos não identificados, teve seu automóvel total e misteriosamente paralisado, somente voltando a funcionar quando os mesmos se afastaram.
Pedro Nicola,
nicola@v-expressa.com.br
Luz na Serra da Cantareira
No dia 23 de janeiro deste ano, por volta das 21:45 h, minha mãe estava na janela da cozinha de nossa casa quando percebeu no céu, perto da Serra da Cantareira, no Estado de São Paulo, uma luz vermelha com um brilho muito intenso. Segundo ela, o objeto tinha o tamanho de uma Lua cheia e estava parado. Seu primeiro movimento foi o de descida, voltando a ficar estático logo em seguida. Resolvemos então pegar um binóculo para ver mais de perto o que era aquilo, já que a lente de aumento da máquina é bastante potente. Foi quando percebi que se tratava de um objeto pequeno e retangular, com os vértices arredondados. Continuamos a avistá-lo por quase meia hora, quando finalmente se dirigiu para o lado leste da serra, retornando ao lugar onde o havíamos observado inicialmente. Após alguns minutos, o brilho daquele enigmático objeto não identificado diminuiu e apagou-se por completo.
Carolina Domingues e Iracy Lima,
cdlsgibb@hotmail.com
Luzes Ovais no Sul
Moro no interior do Rio Grande do Sul e, em uma noite de 1998, eu e meu pai vimos estranhos objetos no céu. Eram quatro luzes em formato oval que se movimentavam em círculos. Esse espetáculo durou a noite toda. Quando telefonei para a rede de tevê RBS, disseram-me que mais de 30 pessoas já haviam ligado para relatar o caso e que repórteres o estavam investigando. Mas nada foi comentado, nem no jornal. No dia 30 de março de 2000, enxerguei novamente os círculos luminosos, que desta vez eram maiores e, apesar de terem o mesmo formato das luzes anteriores, tinham pouca luminosidade. Um avião passou perto deles e aos poucos foram sumindo, sendo que restou apenas um que se movimentava lentamente, mas logo desapareceu também. Quando comento o fato, as pessoas deduzem que poderia ter sido um refletor. Eu não acredito nessa hipótese, pois várias pessoas ligaram para a RBS relatando o mesmo fato, inclusive de cidades diferentes.
Célia,
cstumpf@uol.com.br
Vários UFOs São Observados em Praia Paulista
Estávamos eu, minha filha e três amigas, minha cunhada e minha sobrinha em férias, no ano passado, quando tivemos um avistamento ufológico em nossa casa de praia. Meu marido, filho e meu irmão haviam viajado para São Paulo por motivos de trabalho e não presenciaram os fatos que vou narrar. Aquela era uma noite chuvosa e caía uma garoa fina. Minha filha estava com as amigas fora de casa, conversando descontraídas, enquanto eu fazia o jantar e minha cunhada assistia tevê na sala. De repente uma das amigas de minha filha entrou na cozinha gritando: “Um UFO, Sonia!” Sem entender nada, pedi que ela repetisse o que dissera. Achei que fosse brincadeira de jovens, mas ela me chamou para observar algo no céu. O que vi foram vários pontos coloridos no firmamento, que piscavam agrupados. Então, comecei eliminar as hipóteses: avião não era porque estavam parados, e se deslocavam com muita rapidez, um de cada vez. Helicóptero também não poderia ser devido a velocidade com que se locomovia, e por estar em silêncio. A rua estava deserta e somente nós pudemos avistar o espetáculo. Às vezes“eles” sumiam de vista e depois apareciam todos juntos. Mas o mais impressionante é que havia uma neblina muito espessa que dificultava nossa visão, impossibilitando que víssemos a praia. Quando os objetos sumiam, imediatamente o céu ficava limpo.
Sonia M. M.,
Rio de Janeiro (RJ)