UFO Assusta em Piracicaba
O ufólogo Esdras Martins, do Grupo UFO Gênesis, informa que um objeto voador não identificado teria acompanhado um carro que trafegava pela rodovia SP-304, que liga Piracicaba a São Pedro, no interior de São Paulo, no último final de semana de 1.999. Segundo o estudioso, o objeto teria cerca de 30 metros de diâmetro. Além do susto com o inusitado avistamento, que durou certa de três minutos, os ocupantes do carro aparentemente nada sofreram. Creusa A. Delbage Rossi e sua amiga Maria Eugênia Cardoso voltavam do trabalho e dirigiam-se ao distrito de Artemis, onde passariam a noite numa chácara. Elas quase entraram em pânico quando o Opala Comodoro em que estavam passou a ser seguido pelo misterioso objeto. No veículo estava também um amigo de ambas, identificado como Paulo Sérgio, que dormia no banco traseiro.
De acordo com o estudioso, inicialmente o UFO pareceu estar a 5 km de distância do carro, apresentando uma luz vermelha. Em questão de segundos o objeto aproximou-se velozmente da pista, até ficar apenas a uns poucos metros do solo, vindo de frente à trajetória do Opala. “Foi impressionante. A coisa veio de repente na nossa direção e parecia que ia bater de frente com o carro. Ocupava a pista de ponta a ponta. Éramos os únicos que transitávamos no local àquela hora. Pensei que aquilo ia bater na gente,” comentou Creusa.
Maria Eugênia ficou ainda mais assustada, a ponto de ficar paralisada de medo e muda. Ela contou aos pesquisadores do UFO Gênesis que o objeto era de cor vermelha em brasa e que, quando visto bem de perto, pareceu ser muito grande. “Aquilo era feito de um material sólido e cheio de ranhuras,” disse. Em volta do UFO, que tinha a forma de um chapéu de ponta cabeça, havia uma espécie de aura dourada que emitia uma maior incidência de luz na direção do carro. As moças temiam que aquilo pudesse carregar o automóvel, como um gigantesco ímã. Quando estavam próximas a Artemis as duas decidiram sair correndo do veículo, mas tiveram muita dificuldade em tirar o amigo do carro, pois estava sonolento demais, de uma maneira que as duas amigas nunca tinham visto.
Objeto Intrigante no México
Moradores de Acapulco confirmaram que um UFO sobrevoou a cidade no dia 18 de janeiro. Vários habitantes da cidade turística do município, situado no litoral mexicano, dizem que viram também um objeto idêntico no dia anterior. “Essa é apenas mais uma das inúmeras ocorrências que vêm sendo registradas no país, desde 1.993, quando uma grande onda ufológica começou e não terminou ainda,” disse Santiago Garza, correspondente da Revista UFO e um dos ufólogos mais conceituados do México.
De acordo com os testemunhos colhidos pelo especialista, o objeto visto sobre Acapulco era brilhante e oval, tendo pairado por 7 minutos sobrevoando a cidade com estranhos movimentos. O UFO fez círculos no céu, deixando um rastro de luz verde e amarela. O aeroporto local informou que não detectou nada de diferente, mas confirmou que não havia qualquer tráfego aéreo previsto para manifestação na região. A cidade têm sido palco de constantes avistamentos e, junto a outras do litoral pacífico, registra centenas de casos em pouco mais de 6 anos. “Estamos fazendo um documento que contenha estatísticas e descrições de todos os principais acontecimentos em nosso país,” finalizou o especialista Garza.
Nave Observada de Avião
No final do ano passado, a tripulação de um Boeing 737 de uma companhia norte-americana avistou um estranho objeto luminoso sobre o Estado do Missouri, nos EUA. O avião estava a 10 mil metros de altitude quando o UFO passou a acompanhá-lo. “Era um objeto de cor branca que passou por nós relativamente perto,” informou o piloto, que acompanhou as manobras da misteriosa aeronave junto do co-piloto e de duas aeromoças.
O objeto voador não identificado foi visto inicialmente ao sul e a cerca de apenas 6 km de distância do avião. “Sua altitude parecia ser a mesma do que a nossa, mas o objeto parecia ter sido atingido por alguma turbulência, ou estava pulsando,” confirmou o comandante, que não quer se identificar. O curso do UFO pareceu constante, assim como sua altitude. O objeto passou pelo Boeing, acompanhou-o por alguns instantes e depois sumiu. O Centro de Controle de Tráfego Aéreo de Memphis, no Tennessee, foi questionado sobre a origem e natureza do objeto, mas informou que nada havia sido detectado em suas telas de radar…
Segundo estimativas do National UFO Reporting Center (NUFORC), sediado no Estado de Washington, a cada dia pelo menos uma ocorrência de UFO seguindo algum avião é registrada no país. “Os pilotos e membros da tripulação, no entanto, evitam comentar o assunto,” disse Peter Davenport, diretor da entidade. Mesmo assim, muitos o fazem, a maioria deles sem identificar completamente.
China em Estado de Alerta
Os últimos meses têm sido bem movimentados para os chineses. Logo antes da virada do ano foram registrados dezenas de avistamentos de UFOs no país. Eram estranhos objetos brilhantes que apareceram em diversas regiões, quase sempre movendo-se no céu. Centenas de pessoas observaram os fatos, incluindo até funcionários de aeroportos e diretores de escolas. Wuhan, Dalian, Xian, Jiangsu, Pequim e Xangai são as cidades mais atingidas, especialmente em janeiro passado, quando os fenômenos aumentaram em intensidade. Grupos de pesquisas ufológicas dessas localidades têm sido amplamente procurados pela população.
O mais interessante da onda ufológica chinesa é que alguns veículos oficiais de informação, normalmente bastante conservadores, têm dedicado generosa atenção às notícias sobre os aparecimentos. Os principais casos têm sido mostrados na maior estação de televisão governamental, a CCTV-1, em documentários bem produzidos. Parece que a China abriu-se para a questão ufológica de forma sem precedentes antes. “O nível de interesse pelos UFOs e a aceitação da vida extraterrestre cresceu rapidamente no país,” disse o professor Sun-Shi Li, representante da Revista UFO e um dos maiores ufólogos locais. “Devido aos avistamentos freqüentes em tantas cidades, que foram testemunhados por milhares de pessoas, até mesmo a mídia passou a prestar atenção nesses fenômenos.” A Ufologia é considerada uma atividade não ortodoxa na China, onde é tolerada pelo governo.
“Tanto funcionários do governo quanto cidadãos comuns hoje tendem a encarar a pesquisa sobre UFOs como uma nova forma de Ciência,” disse Li. De fato, a maior parte dos chineses entusiastas do assunto é composta de cientistas e engenheiros, e não de fanáticos por ficção científica ou esotéricos apocalípticos, como ocorre em muitos países. Muitas das sociedades de pesquisas ufológicas chinesas exigem de seus membros um diploma de nível superior para permitir que façam parte de seus quadros. A Força Aérea da China, por sua vez, participa ativamente de simpósios sobre o tema.
Raio de UFO cega motorista
Austrália tem sido alvo constante de visitas extraterrestres. Agora, um fato marcante foi registrado pelos ufólogos do país, alertando autoridades locais e federais. No dia 6 de dezembro, às 02:30 h, Brian Renwith, 74 anos, estava dirigindo em uma rodovia de New South Wales quando viu uma estranha explosão de luzes na sua frente. “Parecia que havia uma ilha de luzes no meio da estrada. Era um labirinto de refletores à minha frente e eu tive que diminuir a velocidade do carro. Os objetos estavam nos dois lados da estrada,” disse a testemunha.
Enquanto Renwith se aproximava, foi atingido por um raio de luz vermelha e não conseguiu ver mais nada. Ele disse que entrou numa espécie de túnel luminoso e depois sentiu que o objeto que as emitia estava vindo em sua direção. “O UFO parecia que estava me cegando, emitindo uma luz muito forte, ” disse a testemunha, que chegou a sentir o calor do feixe luminoso. Instantaneamente cego, Renwith diminuiu a velocidade de seu Subaru e foi para o acostamento. Ele ficou sentado lá por uma hora, tempo em que seus olhos ardiam e lacrimejavam. Depois disso, quando ouviu sobre a possível queda de um UFO numa represa em Guyra [Veja matéria à página 30], contatou o Australian UFO Research Network (AUFORN). Enquanto isso, Renwith ainda sofre de severas irritações nos olhos.
Nave Cilíndrica na Bielorússia
Um UFO em formato de charuto apareceu um dia antes do Natal no sul da Bielorússia. No dia 24 de dezembro, às 08:44 h, Oleg Kirillov, 29 anos, e outras duas pessoas viram o objeto no bairro de Vitebsk. Kirillov descreveu o UFO como sendo alongado e metálico, de cor azul-avermelhada. Era brilhante como uma nuvem, mas sem raios ou rastro de fumaça. “Ele tinha cerca de 3 metros de diâmetro e 5 metros de altura. A parte da frente era arredondada e simétrica, e a parte de trás era azulada,” disse. Nenhum ruído foi ouvido na hora da observação, mas depois de alguns segundos o objeto desapareceu.
Parece apenas mais um caso isolado e sem conseqüências para a Ufologia, mas não é. A Bielorússia, assim como outras nações que compõem a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), tem registrado um número crescente de ocorrências ufológicas. “Isso não significa necessariamente que os UFOs estejam visitando mais a CEI agora. Na verdade, cremos que eles sempre nos visitaram com bastante intensidade. O que ocorre atualmente, no entanto, é que há maior liberdade de expressão e mais influência dos meios de comunicação,” avaliou o estudioso Boris Olegov. De fato, com a globalização, mesmo pequenas vilas isoladas da Ásia têm informado observações de objetos não identificados.
Estranho Objeto é Avistado na Dinamarca e Suécia
Em 19 de dezembro passado, centenas de testemunhas no sul da Suécia e oeste da Dinamarca viram um UFO luminoso cruzar os céus. De acordo com a aposentada Helge Nyborg Jensen, o objeto foi descrito como tendo a forma de uma tigela luminosa, voando em linha reta do nordeste para o sudeste. Era de cor vermelha e tinha uma cauda parecida com uma antena parabólica. Muitas testemunhas estimaram que o objeto levou cerca de 3 minutos para cruzar o céu. A rede de televisão local informou que ninguém se feriu e não havia nada com o que se preocupar. Ainda assim, o renomado Instituto Tycho Brahe, de Copenhague, ficou muito interessado e procurou as testemunhas para realizar maiores investigações.