Lúcio Barbosa lança seu livro
Em 1997, a Comunidade Ufológica Brasileira se estarreceu ao conhecer, através da Revista UFO, aquela que já despontava como a maior farsa já perpetrada sobre a população brasileira no campo ufológico. Era um movimento, ainda incipiente à época, erigido pelo falso contatado e mágico de espetáculos Urandir Fernandes de Oliveira. Projeto Portal é seu nome e funciona até hoje numa fazenda de Mato Grosso do Sul, a 70 km de Campo Grande. Lá, Urandir, que afirma ser “escolhido dos ETs,” garante que leva qualquer pessoa a manter contatos com aliens, a qualquer hora. Atualmente, tal movimento está muito mais forte e há tempos mostra seus evidentes objetivos comerciais – uma decepção e tristeza para muitos de seus milhares de seguidores.
No entanto, o episódio teve um lado inegavelmente positivo: o de revelar, também através de UFO, o que há de verdade por trás da riquíssima casuística ufológica do MS. Ao levar à tona as farsas do dito personagem, a revista acabou por mostrar ao mundo ufológico brasileiro uma pessoa que é o verdadeiro centro das histórias de UFOs em Corguinho, município sul-mato-grossense onde tudo se passa. O professor Lúcio Valério Barbosa é este cidadão, tendo residido naquela área por 13 anos – pelo menos uma década antes que Urandir sequer sonhasse que UFOs existiam e iniciasse a inventar que tem contatos com ETs.
Lúcio, ao contrário, convive com o fenômeno desde criança, tendo vivido centenas de experiências legítimas e testemunhadas por incontáveis pessoas. Sua vida se confunde com a história casuística da região que é palco dos avistamentos. E é justamente a história da vida desse senhor que foi vergonhosamente copiada por Urandir, após um curto convívio, e hoje é alardeada como sua, numa flagrante apropriação indébita de algo que merece respeito.
Para resgatar a verdade e mostrar a beleza de suas experiências ufológicas, Lúcio Valério Barbosa acaba de lançar seu livro, UFOs no Pantanal. É uma obra simples, mas escrita com a intenção de levar ao leitor o que há de verdade sobre os tão polêmicos e divulgados contatos com ETs em MS. O livro, com 202 páginas, apresenta uma narrativa de contatos com criaturas não terrestres desde os tempos em que o autor foi internado em um hospital e estava desenganado, prestes a falecer ainda com poucos anos de vida. Lúcio é uma pessoa humilde que viveu – e ainda vive – dramáticas experiências ufológicas [Veja entrevista em UFO 59 e 60], e quer revelá-las ao mundo – sem comercializar nem se apropriar de verdades que não são suas. “O Fenômeno UFO é tão bonito, misterioso e fantástico que não é necessário inventar nada a seu respeito,” diz o verdadeiro contatado. “Basta que se explore suas entranhas para se deparar com uma realidade surpreendente,” finaliza. O livro já está à disposição através do encarte das páginas centrais.