UFO no interior do Rio de Janeiro
Em 3 de setembro de 1980, eu estudava Medicina na Bolívia e estava vindo passar as férias em Salvador (BA), quando tive uma experiência com UFOs. Ao chegar ao Brasil, resolvi parar na cidade de Penedo (RJ) para visitar uma tia antes de seguir viagem. Como não sabia se encontraria ônibus para àquela localidade, falei ao taxista que iria descer na Via Dutra e seguir a pé a distância que faltava, 6 km. Comecei a andar pela rodovia desolada sem iluminação e com poucas casas, o que causava certo medo. Por volta das 21h30, após caminhar 500 m, vi à minha direita duas luzes gigantes de formato ovóide e na cor laranja. Elas estavam a aproximadamente 200 m de distância, flutuando a uns 10 m de altura, e pulsavam aumentando e diuindo sua intensidade.
Normalmente, minha atitude seria a de sair correndo apavorado. No entanto, comecei a sentir uma paz muito grande e meu medo começou a se dissipar. Sentia uma fascinação e estava emocionado. Depois de 5 minutos, escutei um barulho como o de uma explosão e uma das luminosidades desapareceu. Em seguida aconteceu o mesmo com a outra, e continuei meu percurso calmamente. No dia seguinte retornei ao local, mas não obtive nenhuma explicação lógica. Ainda busco alguma resposta para aquele fenômeno tão diferente. O que não me esquecerei é aquela paz incrível que jamais voltei a sentir.
David Daniel Peres Garcia,
Salvador (BA)
Tochas luMINosas no sertão do Piauí
Chegou ao meu conhecimento alguns casos de avistamentos ocorridos na pequena cidade de Prata (PI), que estão deixando os moradores apavorados. Segundo testemunhas, muitas sondas e naves estranhas têm aparecido com freqüência na região, geralmente durante a noite. Resolvi investigar as ocorrências a partir do dia 28 de julho de 1998, juntamente com outros companheiros. Conversamos com Antônio de Oliveira Carvalho, o agricultor que teve o primeiro contato na localidade, e ele afirmou que um objeto de luz intensa o perseguiu às 04h00 do dia 26 de junho do mesmo ano, quando estava no mato caçando. Antôniodisse que o UFO tinha aproximadamente o tamanho de uma bola de futebol, voava em baixa velocidade e sem emitir qualquer ruído. Como sentiu medo, a testemunha escondeu-se em uma cabana de palha abandonada até o objeto desaparecer por detrás da Serra Pelada, às 05h30.
O próximo avistamento aconteceu no dia seguinte com Antônio de Souza Martins e seu filho. Ambos viram uma estranha tocha luminosa quando estavam em frente à sua residência, às 23h30. Segundo eles, a luz também sumiu na mesma montanha que o avistamento anterior. Outra testemunha é José Ferreira de Souza, que relatou ter observado no dia 7 de julho de 1998 um objeto parecido com um grande pára-quedas. A “coisa” tinha na parte de baixo uma intensa luminosidade e demorou cerca de trinta minutos para desaparecer. Um fazendeiro da região de Prata contou ainda que algumas cabeças de gado sumiram de sua propriedade sem deixar qualquer vestígio.
Francisco Sanguinetti,
Altos (PI)
Nave observada no centro da cidade
Quando eu tinha 16 anos, em 1982, participei de um simpósio de Ufologia na cidade onde moro, Petrópolis (RJ). Havia acabado de ganhar um quadro azul de um mundo paralelo ao nosso, psicografado por Paulo Fernando Kronemberger, e esperava meus pais na escadaria do prédio onde havia ocorrido o evento. Como passava das 23h00 e todas os outros participantes já tinham ido embora, pedi proteção àqueles seres do planeta azul de meu quadro. De repente, olhei para o céu e vi uma bola na cor laranja com uma estrelinha ao lado, ambos movimentavam-se em minha direção. Ao aproximarem-se, ficando quase em cima de mim, a esfera dividiu-se em três partes iguais e depois voltou a ser uma só. Nesse momento meus pais chegaram e puderam ver a fusão das bolas coloridas. Esse UFO nos acompanhou até em casa, indo desaparecer por detrás de uma montanha.
Quatro anos depois tive mais um avistamento. Eu e meu namorado estávamos ao lado do Palácio de Cristal, também em Petrópolis, por volta das 20h00 de um determinado dia, quando surgiu uma nave enorme. Ela parecia com a do filme de Steven Spielberg, Contatos Imediatos do Terceiro Grau [Lançado pela Columbia em 1977]. Era linda! O UFO tinha luzes na parte debaixo e não emitia qualquer barulho. Tive a impressão de que o objeto iria pousar em um morro próximo, pois seguia naquela direção, mas simplesmente desapareceu. Minha empolgação foi tanta que não reparei maiores detalhes da nave. Não sei se mais pessoas viram, considerando que o lugar é movimentado. No entanto, nunca ouvi nenhum comentário na cidade.
Elisabete Antunes Bresciani,
Petrópolis (RJ)
Editor – Paulo Fernando Kronemberger foi um dos maiores promotores de eventos sobre Ufologia do Brasil, tendo atuado na década de 80 e realizado, entre outros, a série Semana do Realismo Fantástico, que foi apresentada em diversas capitais do país.
Disco voador no interior da Paraíba
Vou relatar um caso acontecido com um funcionário da empresa onde trabalho, em Souza (PB), no dia 18 de fevereiro deste ano. O guarda noturno Janduí de Melo contou-me que viu, por volta das 02h30 daquela data, juntamente com outro vigilante e alguns moradores do bairro, um UFO. Janduí disse que o objeto tinha a cor de alumínio, possuía 4 m de diâmetro por 2 m de altura e projetava um feixe de luz verde para frente e um amarelo para baixo. A nave estava a aproximadamente 30 m do chão e voava a baixa velocidade, emitindo um pequeno ruído. Segundo a testemunha, o UFO passou por cima dos dois vigilantes e sumiu, para logo em seguida surgir novamente e desaparecer em alta velocidade.
Thiago G. Damião,
Souza (PB)
Objeto dourado é visto no Rio de Janeiro
Há algum tempo eu tenho tido vários avistamentos de objetos voadores não identificados, desde pontos luminosos até de seres extraterrestres. Em uma dessas ocasiões, no dia 17 de março deste ano, eu estava com uma câmera fotográfica e consegui registrar um disco voador no Bairro Estância São José, em Peruíbe, litoral do Estado de São Paulo. Era um objeto de aspecto circular e de cor dourada que ficou sobrevoando a região por aproximadamente 10 minutos. Dias antes deste fato, uma sonda ufológica de cor branca, com cerca de 60 cm de diâmetro iluminou o local por quase toda a noite. Geralmente os aparelhos que vejo aparecem camuflados no céu com uma espécie de fumaça branca ou às vezes escura.
José G. Raimundo,
São Paulo (SP)
Avistamentos no Rio Grande do Sul
Quatro parentes meus tiveram alguns avistamentos há vários anos, mas somente agora posso relatar o que lhes aconteceu. O primeiro caso ocorreu em 1960 com dois familiares que não querem se identificar. Ambos estavam pescando na Lagoa de Tramandaí (RS), por volta de 01h30, quando de repente começou a se formar uma tempestade. Eles dirigiram-se para a praia Lenha Seca, que estava mais próxima, e enquanto improvisavam um abrigo as nuvens aumentaram de tamanho, assim como os relâmpagos e trovões tornaram-se mais intensos. Então, os dois homens notaram um vulto de grandes proporções a cerca de 50 m de altura, em baixa velocidade. Atrás do objeto, segundo as testemunhas, havia uma gigantesca turbina de onde saía uma fumaça branca e um clarão. O UFO emitia um estranho barulho e a claridade iluminava toda a região.
O outro avistamento ocorreu com meu cunhado José Euzébio e um primo dele. Na época, verão de 1962, os dois eram salva-vidas nas praias de Tramandaí e Imbé, também no Rio Grande do Sul. Eles haviam combinado de sair à noite e estavam esperando em uma rua as duas moças que os acompanhariam, num local onde ao lado passava o Rio Tramandaí, a cerca de 200 m do mar. Por volta das 21h00 surgiu uma luz muito forte, que atravessou a praia e pairou sobre o rio a aproximadamente 50 m de altura, bem à frente dos rapazes. Em seguida, das laterais do objeto projetaram-se dois holofotes que focaram as águas do rio, fazendo com que os peixes começassem a saltar sem parar. José e seu primo esconderam-se atrás de um muro e ficaram observando o objeto por dez minutos, até que este recolheu os feixes de luz e dirigiu-se para o norte em grande velocidade.
Com José Matos aconteceu o último caso familiar de avistamento de UFO, que passo a relatar. Ele estava pescando na Praia das Cabras, também neste Estado, às 04h00 de uma madrugada em que só se viam as estrelas. De repente, percebeu uma imensa nuvem negra, quase do tamanho de um estádio de futebol, deslocando-se das dunas em direção ao mar. Quando aquilo chegou mais perto de José, ele pôde ver que havia um redemoinho saindo do seu interior, o qual levantava a areia da praia e água do mar. Da mesma maneira que a enigmática nuvem surgiu, ela desapareceu.
Sérgio Xavier de Fraga,
Imbé (RS)
UFO segue carro em rodovia gaúcha e passageiros tentam manter contato
No dia 10 de abril deste ano, por volta das 23h00, eu e mais três pessoas fomos acompanhados por uma estranha luz quando íamos de carro da cidade de Montenegro para Itacolomi, dois municípios do Rio Grande do Sul. A curiosa luosidade permaneceu todo o tempo do lado direito do automóvel, sendo que às vezes afastava-se um pouco. Então, resolvemos estacionar para ver se conseguíamos fazer algum contato, quando o objeto também parou.
Naquele momento, ele projetou um feixe de luz para cima e nós começamos a piscar os faróis do automóvel durante alguns instantes, mas não obtivemos qualquer reação por parte do objeto voador não identificado. Continuamos nosso caminho e o UFO voltou a se movimentar. De repente, ele se deslocou até o pico de uma montanha que beirava a estrada e retornou em uma velocidade que julgamos ser impressionante. A luz só desapareceu quando estávamos a 1 km do nosso destino.
Oscar Dirceu Appel,
Montenegro (RS)