A POLÊMICA GERADA PELA UFO 33
Os artigos de Bob Lazar e Robert Dean, publicados na UFO 33, são simplesmente fantásticos, incríveis! São depoimentos como esses, vindos de pessoas respeitadas e com credibilidade, que motivam ainda os ufólogos a continuarem levando o Fenômeno UFO ao conhecimento de pessoas leigas no assunto. E pensar que ainda existem pessoas que acham que a Ufologia é assunto de loucos e sonhadores…
João Marcelo S. Carvalho,
Rua Dr. Campos Velho 1245, C. 60, 90820-001
Porto Alegre (RS)
Sou assinante da UFO e gostaria de deixar registrada minha opinião sobre 2 fotos que saíram na edição 33. A 1ª foto, na página 19, é de um possível ET. Nela, se vê claramente um recorte, fazendo com que a foto ficasse parecida com um extraterrestre. Simplesmente gritante! A 2ª foto, do poster de brinde, nada mais é que uma colagem. É só prestar bem atenção nas bordas do disco que dá para perceber o corte. Gostaria de saber se antes de publicar essas fotos não é feita uma análise primária delas. Gosto muito da UFO e de todas as suas publicações, mas espero que esta conceituada revista seja mais criteriosa e nunca precise lançar mão do sensacionalismo.
Murilo Hingel Guiné,
Av. Nagib Haickel, s/n, CEP 65300-000
Santa Luzia (MA)
Resposta do Editor: A foto da página 19 foi recortada no processo de fotolitagem dos originais, antes da impressão. Na realidade, a foto publicada teve apenas a área externa à cabeça do ET limpada da sujeira do original, que era um xerox de má qualidade. Já a foto do poster foi exaustivamente analisada por experts norte-americanos e ingleses, e não se encontrou qualquer vestígio de fraude! É evidente que as fotos publicadas em UFO são analisadas. Por fim, assim como nunca precisamos até agora, também cremos que nunca iremos precisar de recursos de sensacionalismo para atingirmos resultados. O Fenômeno UFO já é sensacional o suficiente para garanti-los.
Desejo manifestar minha total aprovação e solidariedade a posição clara e corajosamente expressa por UFO na resposta a Fernando Cleto Nunes Pereira (Seção Cartas de UFO 35). O Dr. Cleto que nos desculpe pelo rude abalo que o desenlace da pesquisa nos trouxe, após 40 anos de estudo sobre a natureza do Fenômeno UFO, mas ele deveria estar prevenido. Aprendi uma lição com os próprios “invasores extraterrestres”: que a pesquisa ufológica envolve riscos, tanto para nós quanto para eles. Sei de outras fontes a verdade sobre naves capturadas e voadas por tripulações nossas, terrestres. Continuem a divulgar a verdade, até forçarmos esses governos coniventes e traidores da confiança dos povos a revelar o que sabem, por mais chocante que seja a realidade. Caso contrário, não temos mais chance de resistir à invasão, enquanto ela continuar acobertada pela desinformação. Rubens Junqueira Villela, meteorologista, Rua Prof.
Azevedo do Amaral 119,
J. América, 01409-030
São Paulo (SP)
Fiquei atônito com as acusações do ufólogo Fernando Cleto Nunes Pereira contra a Revista UFO 33. Li seu livro A Bíblia e os Discos Voadores e o considero um livro digno, embora tente mirar sua concepção de mundo em um estudo moral – o Projeto Cristão – em que seres justos e superiores supervisionam a tudo, daí seu temor as descobertas inquietantes. Ele tem o direito de duvidar de fatos novos, mas não é elegante (e elegância é tudo) atacar a sólida tradição de uma revista que, mesmo após a Guerra Fria, ainda incomoda… Fernando Cleto não pode desconhecer a seriedade de um editor e toda uma equipe, sempre devotados aos mistérios celestes. Provavelmente, o ufólogo não leu o audacioso trabalho lançado pela Coleção Biblioteca UFO, volume 2: Os Documentos Oficiais da Força Aérea Brasileira. Nessa edição, são expostos eventos confidenciais, levados ao público pela Equipe UFO apesar de todos os riscos. Basta ver, à página 4 da obra, a carta do major Vaz da Silva com o carimbo de sigilo ao lado. Está lá, transparente, e não foi a Aeronáutica que exibiu tal documento a todos. Qualquer exército, seja ele sueco ou francês, possui extensa lista de segredos – e não seria uma organização militar a responsável por arrombar seu próprio cofre.
Fernando Cleto tem razão em afirmar a inexistência de cadáveres de ETs em nosso território, porém há outros tipos de mortos, talvez mais interessantes, como o jornalista alemão Karl Albert Brugger, assassinado no Rio de Janeiro em 30 de outubro de 1983. A causa do crime é muito clara: na época, Karl estava investigando atividades ufológicas e colônias de nacionais-socialistas. Outro caso que terminou de forma trágica foi o de Guarapiranga, registrado, fotografado e analisado pela pesquisadora Encarnación Zapata Garcia. Que mais deseja Fernando Cleto? Seu Cristo Ufonauta é mais irreal – e menos belo – que as entrevistas dos pesquisadores americanos que, mesmo se forem falsas, acrescentaram certa cor e encanto à vida. A Revista UFO tem o dever – e o cumpre magistralmente – de publicar e exigir esclarecimentos dos governos que, afinal, são nossos “funcionários”.
Pedro Raul de Medeiros,
Av. Angélica 141/803, Santa Cecília, 01227-000
São Paulo (SP)
EDUARD MEIER DISCUTIDO EM UFO 35
Diante das matérias apresentadas em UFO 35, dando como encerradas as discussões sobre a autenticidade do Caso Meier, temos de nos perguntar: já que Meier mantém contatos com ETs desde sua infância e já realizou tantas fotografias, por que então ele não filma o pouso de uma das naves pleiadianas? Onde estão as amostras analisadas pelo renomado químico Marcel Vogel? Por que não mostrá-las à Academia de Ciências dos EUA? João Marcelo Marques Rios,
Praça Duque de Caxias 07, 36300-000
São João Del Rei (MG)
Resposta do Editor: As respostas requeridas pelo leitor estão implícitas nas matérias da UFO 35. Meier fez centenas de horas de filmes das naves pleiadianas em Super-8 mm e em vídeo, inclusive do desaparecimento (desmaterialização) delas. As amostras examinadas por Vogel foram consumidas nos exames físico-químicos realizados, como era de se esperar. UFO não pretende e nunca pretendeu encerrar a discussão sobre a autenticidade deste ou de qualquer outro caso. UFO apresenta evidências prós e contras dos casos levantados e colocados pelos autores das matérias que veicula.
GRUPOS DE PESQUISA
Solicitamos que publiquem na UFO o nome e endereço de nosso grupo ufológico. Aproveito para dar uma sugestão: temos notado que na maioria das capas da UFO vocês colocam fotos de UFOs antigas. Por que, então, no lugar delas, vocês não colocam fotos mais recentes?
Grupo de Pesquisas Extraterrestres (GPET),
R. Rodrigues Costa 89, Casa Verde, 02553-070
São Paulo (SP)
Informamos o novo endereço da Associação Pesquisas Ufológicas.
Paulo Rios da Costa Filho,
Associação Pesquisas Ufológicas (APU),
Rua Magalhães Castro 128, Casa 18, 20961-020
Rio de Janeiro (RJ)
Informamos a formação do Associação de Pesquisas do Desconhecido (APD), Rua Bogotá 95, 18030-490 Sorocaba (SP).
Comunicamos que foi formado recentemente, em Lins, um novo grupo de pesquisas. Precisamos bastante de matérias para pesquisas, estudos etc, e gostaríamos de contar com o apoio de outros grupos.
Grupo Amador de Estudos e Pesquisas sobre Objetos Voadores Não Identificados,
R. Nestor Eduardo Ferreira 776, Popular, 16400-000
Lins (SP)
Solicitamos a gentileza de divulgarem o endereço do grupo UFO Pesquisa (UFOP), Rodovia BR 267, Km 38, Colinas, 37730-000 Campestre (MG).
Queremos informar que o Clube de Pesquisas Ufológicas (CPU) foi extinto. Em seu lugar agora existe a São Paulo Sucursal Evidence, que trabalha direto e exclusivamente para a Orion UFO Evidence.
João Paulo Passarelli,
São Paulo Sucursal Evidence,
Rua Piratininga 270, apto. 124, Bloco 02, Brás, 03042-000
São Paulo (SP)
Pedimos que publiquem o endereço de nosso centro de estudos.
Centro de Cultura Alternativa Renascendo (CCAR),
Rua Senador Fonseca 105, 13200-070
Jundiaí (SP)
Comunicamos a criação do Grupo de Estudos Ufológicos (GEUFO), há apenas 3 meses. O grupo é pequeno, ainda, mas promissor.
Roberto Oliveira César,
presidente, Grupo de Estudos Ufológicos (GEUFO),
Av. Cap. Marinho Falcão 572, 57000-000
Maceió (AL)
PROTESTO DOS LEITORES
Quero registrar meu protesto com relação aos donos das bancas de jornais. O motivo é que, em sua grande maioria, eles praticamente escondem a UFO dos leitores. Todas as bancas têm uma parte frontal, onde as principais revistas ficam expostas claramente, e uma outra parte em que muitas revistas ficam camufladas. Uma delas é a UFO. Reparo que muitos jornaleiros descriminam a UFO, colocando-a geralmente em locais fora do alcance dos olhos daqueles que, como eu, poderiam estar despertando para o assunto.
Marco Antonio de Castro,
Rua Antonio Gandini 665/34, Itaquera, Cohab II, 08215-460
São Paulo (SP)
Recebi minha UFO 33, de outubro, no dia 31 daquele mês. Espero que vocês tomem providências para acelerar a entrega da revista, porque nas bancas ela chega no começo do mês. Acho isso uma falta de respeito.
Edson Boro Rodrigues,
R. Giocondo Negro, 209 – 13485-137
Limeira (SP)
Resposta do Editor: A UFO é enviada para os assinantes cerca de 10 dias antes da edição ir para as bancas. A revista é enviada como impresso e, por isso, leva de 5 a 7 dias úteis para chegar no endereço do assinante. A demora é causada exclusivamente pelos Correios, e não há qualquer desrespeito nisso. Ao contrário: nossa prioridade máxima são nossos assinantes.
SUGESTÕES À UFO
A Revista UFO é uma das melhores que leio. Eu a acompanho a muito tempo e hoje lhes escrevo para parabenizar toda sua equipe pelo esforço e capacidade!
Wandson Lima Silva,
Av. Cupecê 3545, 04365-001
São Paulo (SP)
Quero parabenizá-los pela importância que vocês dão a Ufologia. A cada mês que sai nas bancas, a Revista UFO fica ainda melhor. Gostaria de trocar correspondência e informações com outros estudiosos do assunto.
Júlio César Vieira,
R. General Nestor Passos 24, Fundos, 88020-460
Florianópolis (SC)
Gostaria que a UFO publicasse uma matéria sobre São Tomé das Letras, que dizem ser a cidade onde aparições de UFOs são mais freqüente por causa da força de seus cristais.
Rodrigo de Paiva Marcondes,
R. Pedro Amadei 39, 12400-000
Pindamonhangaba (SP)
Sou assinante da Revista UFO e gostaria de dar uma sugestão com relação aos congressos nacionais de Ufologia: por que não filmá-los e fazer um vídeo deles, colocando-o como suprimento de Ufologia. Isso ajudaria aqueles que não podem estar nesses eventos.
Sidney Roberto Baltes,
R. Viriato Leão de Moura 169/212,
04836-210
São Paulo (SP)
Quero parabenizá-los por essa maravilhosa revista e gostaria de sugerir que publicassem mais fotos na UFO, coloridas se possível.
Marcos Roberto da Silva,
R. Gregório de Sousa 446, 03531-020
São Paulo (SP)
A Revista UFO é de ótima qualidade, porém pode melhorar ainda mais. No entanto, o último número custou R$ 3,90 (UFO 34), enquanto outras revistas de preço semelhante são publicadas com fotos coloridas. Assim, o preço da UFO não faz jus à sua qualidade editorial.
Davi T. Costa,
QNM 08, Conj. G, Casa 18,
Guariroba – 72220-080
Brasília (DF)
Resposta do Editor: O que mantém qualquer publicação em nosso país são as inserções publicitárias. Um anúncio de qualquer natureza, em revistas de circulação semelhante à da UFO, custa muito dinheiro e gera receita para bancar seus custos. Em UFO, infelizmente, isso não acontece. Como nossa revista não veicula publicidade, seu custo deve ser bancado exclusivamente com a venda em banca, o que faz com que seu preço seja relativamente elevado.
CONCURSO DE UFOLOGIA
Quero parabenizar a Revista UFO pela excelente idéia do concurso de Ufologia. O artigo premiado em 1° lugar, de autoria de Alonso Valdi Régis, é um primor em discernimento, forma e conteúdo. O autor demonstrou um enorme conhecimento da problemática ufológica mundial numa análise muito equilibrada e até bastante erudita. Além disso, conseguiu, de modo brilhante, um enfoque abrangente e unificado que bem expressa o pensamento moderno e de vanguarda sobre esse controvertido tema. Faço votos para que o estudioso Alonso Valdi Régis continue escrevendo para a Revista UFO e brindando seus leitores com matérias tão excelentes quanto essa.
Afrânio B. de Souza,
Rua Xingu 44, 41770-130
Salvador (BA)