UFOLOGIA, COISA SÉRIA
Quero parabenizar a Revista UFO pela extrema atenção e seriedade que aplica no tratamento com seus leitores e assinantes. No entanto, é realmente uma pena que um tema de tanta relevância como esse – UFOs e seus tripulantes – ainda seja invariavelmente enquadrado como ficção, ilusão e, quando veiculado pelos meios de comunicação, é abordado sempre num tom de deboche e piada. A Ufologia é um assunto muito mais sério do que imaginamos.
Renato Corrêa Bicca,
Av. Ipiranga 6681, Prédio 1, Sala 108, Partenon, 90619- 900
Porto Alegre (RS)
Tomei contato com a Revista UFO apenas há alguns dias e fiquei completamente surpresa ao saber que existe uma revista que trata tão seriamente da Ufologia em nosso país. Mais ainda, fiquei assombrada ao ver que a UFO já tem 8 anos de idade. Pretendo assinar imediatamente a publicação e acompanhar, agora bem de perto, as notícias sobre discos voadores no Brasil.
Marianne Schneider,
R. Paulo Trevas 257, 89080-070
Mafra (SC)
NOVOS GRUPOS DE PESQUISA
Comunicamos a fundação, em 1º de janeiro de 1994, do grupo ufológico 2º Milenium, dedicado a estudar o Fenômeno UFO em todos os seus aspectos. Este grupo é formado por profissionais de variadas áreas, demonstrando assim a seriedade do empreendimento. O motivo para a criação desta associação deve-se ao fato de que muitos de nós já tivemos a oportunidade de presenciar diversas vezes e em locais diferentes fenômenos aéreos inexplicáveis. Gostaríamos de trocar correspondências com outros grupos do Brasil e exterior.
Grupo 2º Milenium,
R. Evans 539, V. Esperança, 03648-020
São Paulo (SP)
Informamos aos leitores da Revista UFO a fundação da Associação Pesquisas Ufológicas (APU), cujo endereço fornecemos a seguir para que os interessados nos escrevam.
Associação de Pesquisas Ufológicas,
R. Porto Alegre 166, Engenho Novo, 20715-260
Rio de Janeiro (RJ)
Comunicamos que formamos o Grupo Espírita de Pesquisa Ufológica (GEPU). Já temos material de nossa produção sendo analisado pela Editora Mercuryo para ser publicado e desejamos trocar informações com outros grupos de pesquisa. Estamos trabalhando para concluir um outro livro, constituído de material de pesquisas de campo.
João Fernandes da Silva Júnior,
R. Maria do Céu 72, K-11, Nova Iguaçu, 26250-140
Rio de Janeiro (RJ)
UFO EM MINAS GERAIS
Há alguns anos tenho buscado informações sobre um caso ufológico mineiro mostrado pelo programa Globo Repórter. Solicitei informações à emissora, mas até agora nada e por isso continuo sem saber pormenores de um contato que teve um policial de Minas Gerais, que estava pescando e foi abduzido. Este caso foi apresentado com a testemunha declarando, no dito programa, detalhes de sua experiência. Quem tiver alguma informação, agradeceria recebê-la.
Gustavo Ivis Cardozo Rey,
Praça Getúlio Vargas 1301, 4º Andar, Sala 42, Centro, 07010-000
Guarulhos (SP)
RESPOSTAS À CARTA DE SALVADOR
Na UFO 29 está publicada a carta que enviamos a vocês, mostrando a indignação de nosso grupo CEFANI para com o estabelecimento da UNI-UFO e a farsa de Salvador. Queremos esclarecer que o CEFANI “não fechou as portas há poucos meses, depois de remeter a carta inflamada e ofensiva à UFO”, como foi publicado pela Revista. Queremos esclarecer aos leitores que nossas atividades não cessaram como vocês queriam deixar transparecer. Simplesmente mudamos nossa nomeação de CE-FANI para Projeto Arquivo Lúminis, assim como não estamos mais atuando em Fortaleza, mas sim na Serra da Ibiapaba, na cidade de Ubajara, interior do Ceará. Tal qual muitos ufólogos responsáveis, continuamos indignados com esta “desviada” da Revista UFO, defendendo movimentos místicos na Ufologia.
Projeto Arquivo Lúminis,
R. Padre Moacir Melo s/n, Centro, 62350-000
Ubajara (CE)
A partir da publicação em UFO da já famosa Carta de Salvador, tenho notado uma forte celeuma em torno do assunto, beirando já o campo da ofensa, como naquele caso com o CEFANI, de Fortaleza, a quem a revista deu ótima resposta. A celeuma gira em torno de ETs bons e maus. Infelizmente, a falta de abrangência dos ufólogos brasileiros é grande. Vemos que há muitos ufólogos fechados numa gaiola, achando que Ufologia é somente aquilo que se filtra para dentro de sua estreita visão. Enquanto isso, felizmente há outros pesquisadores que tomam como obviamente lógico a diversidade ética (ou cosmoética) das miríades de povos do Universo. Aproveito para parabenizá-los pela idéia do Concurso Nacional de Ufologia. A Revista UFO está mesmo provocando a participação de seus leitores neste vasto campo tão carente de estudo, interesse e investigação. Boa sorte no projeto!
Alonso Valdi Regis,
Caixa Postal 28, 44850-000
Morro do Chapéu (BA)
UFOLOGIA E PARAPSICOLOGIA
Parabenizo a Revista UFO, única no gênero no Brasil, uma publicação de vastíssimo noticiário e de esmerada impressão gráfica, dignificando com seriedade um assunto tão apreciado e discutido no mundo inteiro. Recomendo sempre, em minhas palestras e aos meus alunos, a leitura dessa brilhante publicação, por sinal um grande orgulho para todos nós. Sugiro, apenas, a criação de uma seção onde a Parapsicologia e a Ufologia possam fazer uma constante análise da natureza do fenômeno extraterrestre, num entrosamento perfeito e significativo do assunto, situando algumas áreas da Parapsicologia como a percepção extrasensorial.
Prof. Arildo Bernacchi,
R. Bulhões Carvalho 355, Apto. 101, Copacabana, 22081-000
Rio de Janeiro (RJ)
Sou leitor assíduo de UFO deste seu nascimento, sucedendo à extinta publicação PSI-UFO, que por sua vez sucedeu à Parapsicologia Hoje, ambas publicações do CBPDV. Como vêem, sou egresso da área da Para-psicologia e aprendi a ver que essa ciência tem grande ligação com a Ufologia. Por isso, lamento que até agora UFO não tenha publicado nenhuma matéria sobre os dois assuntos conjuntamente. Espero que, com a abertura de UFO para a Ufologia Mística, a Parapsicologia ganhe uma carona.
Mário da Silva Araújo,
R. Tempestiva 4780/305-B, 04507-145
São Paulo (SP)
TRADUÇÃO EM VÍDEOS UFOLÓGICOS
Gostaria de ratificar o pedido feito pelo leitor Leandro da Rocha Tavares, de Teresópolis, no sentido de vocês legendarem ou traduzirem as fitas de vídeos oferecidas por esse centro de pesquisas. Isso seria de grande valia para nós que não entendemos outros idiomas, já que os vídeos, dessa forma, nos são quase inúteis, dos quais só podemos apreciar as imagens.
Paulo César Pereira,
R. Darcy Vargas 659, Santa Barbara, 24141-390
Niterói (RJ)
PÓS-GRADUAÇÃO EM UFOLOGIA
Acabei de iniciar um curso de pós-graduação na área de História a nível de mestrado, no campus de Assis da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como tema para a tese o Fenômeno UFO. Antes mesmo de minha graduação venho acompanhando os trabalhos do CBPDV e, há cerca de dez anos, interesso-me profundamente pela questão. Resolvi, assim, não dissimular esta preferência pelo assunto evadindo-me para outro tema cuja aceitação seria mais assegurada no meio acadêmico. Assim, decidi levar em frente o projeto, embora confesse que temi pela sua viabilização, já que são bem conhecidos os preconceitos e tabus ainda vigentes nos meios acadêmicos. Além disso, foram oferecidos apenas quinze vagas para um total de quase cinqüenta candidatos, com a maioria apresentando projetos ligados aos temas mais tradicionais da História, o que certamente representava uma desvantagem para sua aprovação. Em vista disso tudo, gostaria de poder contar com o apoio da Revista UFO e do CBPDV, no que diz respeito ao fornecimento de material e subsídios para compor minha tese de mestrado. Igualmente, se esta carta for publicada, amplio minha solicitação de contribuições a todos os leitores da Revista que queiram apoiar esta iniciativa.
Cláudio Tsuyoshi Suenaga,
R. Otelo Augusto Ribeiro 300/11-C, Guaianazes, 08461-000
São Paulo (SP)
PROJECIOLOGIA, CONTATOS COM ETS
Tendo lido a matéria sobre Projeciologia publicada em UFO 25, vi o amplo campo de aplicação de algo para mim desconhecido. Assim, por meio desta, peço maiores informações de como posso iniciar-me sozinho no estudo da Projeciologia, já que em Ouro Preto, onde resido, não tenho acesso a este tipo de material.
Daniel Zichinelli Marques,
Caixa Postal 192, 35400-000
Ouro Preto (MG)
BAIXA CIRCULAÇÃO DE UFO
Desejo parabenizá-los pelo excelente trabalho que desempenham ao divulgar todas as ocorrências do Fenômeno UFO pelo Brasil e no mundo. O que todos nós – ufólogos e pesquisadores do fenômeno – gostaríamos que a população soubesse está sendo publicado nessa revista. O único inconveniente que há é que a publicação não é muito divulgada e também não é encontrada facilmente nas bancas de jornais (pelo menos aqui em Campinas). Desse modo, um público muito restrito tem acesso ao conteúdo da Revista UFO, o que é uma pena, pois matérias dessa espécie deveriam ser de conhecimento geral e não apenas de quem se interessa em buscar algo mais.
Everson Luis Taco,
R. Maximiano de Camargo 20, 13032-760
Campinas (SP)
Sou admirador da Revista UFO e há muitos anos a adquiro num jornaleiro próximo de minha casa. Mas de um tempo para cá não tenho encontrado mais a revista e preciso ir ao centro da cidade para comprá-la. Por que?
Nestor Ambrósio,
Rua 23 de Maio 329, 87010-090
Maringá (PR)
RESPOSTA DO EDITOR: Infelizmente, UFO tem tiragem limitada em 10 mil exemplares por edição. Esse montante é distribuído em todo o Brasil, entre as principais bancas das maiores cidades e capitais brasileiras. No entanto, é óbvio que essa quantidade de exemplares é insuficiente para cobrir todo o país, o que é uma pena, pois não temos como aumentar a tiragem da Revista por enquanto. Assim, as únicas alternativas para quem não quer perder UFO a cada mês são: fazer uma assinatura, o que garante a entrega regular dos exemplares, ou reservar junto a um jornaleiro de confiança seu exemplar, todos os meses.