Os Próprios Deuses
Isaac Asimov
Aleph, 2010
A ficção científica vem ganhando, nos últimos anos, um espaço cada vez maior nas editoras de todo o mundo. Muito popular até os anos 70 e meados dos anos 80, o gênero acabou perdendo terreno para outras vertentes literárias conforme também desaceleravam os projetos de exploração espacial que tanto entusiasmavam o espírito humano. A importância da ficção, entretanto, jamais diminuiu.
Responsável por incentivar inúmeras pessoas a seguirem uma carreira científica, a boa ficção nos mostra realidades possíveis e nos faz confrontar nossas próprias deficiências e fragilidades tanto de forma individual quanto como civilização — e ninguém fez isso melhor do que Isaac Asimov. Russo de nascimento, Asimov cresceu nos Estados Unidos e formou-se pela Universidade de Colúmbia, onde recebeu seu Ph.D. em bioquímica. Além disso, foi também professor na Universidade de Boston. Mas foi na literatura que ele revelou sua genialidade.
Dono de uma incrível capacidade literária, Asimov tratava a ficção como realidade e trouxe os alienígenas para perto de todos nós em inúmeras obras que se tornaram icônicas em todo o planeta. Sua série de livros sobre robôs baliza até hoje os trabalhos de grandes empresas como Google e Boston Dynamics, isso sem falar nas gigantes japonesas do segmento. Além disso, escreveu obras de cunho científico, como Escolha a Catástrofe [Círculo do Livro, 1991] e o magnífico Colapso do Universo [Francisco Alves, 1981], obra imperdível para os apaixonados por cosmologia e Ufologia.
Em Os Próprios Deuses, obra já publicada no Brasil sob o título O Despertar dos Deuses [Hemus, 1972], Asimov narra a descoberta de uma revolucionária fonte de energia que promete uma nova era para a humanidade — a descoberta, além de tornar a vida de toda a população muito mais fácil e de permitir que os cientistas passem a se concentrar em pesquisas que tragam melhorias para a humanidade, revela a existência de um universo paralelo.
A benéfica troca de energia com os habitantes dessa outra realidade abre caminho para uma série de estudos e para uma nova ciência batizada de parafísica, que leva à construção de uma bomba de elétrons entre universos, algo festejado em todo o mundo. A questão é que nem todos parecem achar que os avanços são benéficos e é através da voz dissidente de um cientista que a trama se desenvolve.
Arquivos UFO: Casos Ufológicos II
Thiago Luiz Ticchetti
Clube dos Autores, 2015
Embora a imprensa nos dê a impressão de que os extraterrestres prefiram regiões como os Estados Unidos ou a Europa, a Ufologia é vasta e os casos de avistamento e contato ocorrem em todo o planeta de forma igual. Este segundo volume da série Casos Ufológicos, do coeditor da Revista UFO Thiago Ticchetti, segue pelo mesmo caminho do volume anterior, brindando os leitores com novos casos pouco conhecidos.
No livro conhecemos episódios ocorridos na Argélia, Togo, África do Sul e no Zimbábue, todos no Continente Africano, que, como sabemos, guarda eventos ufológicos pouco conhecidos. O autor também apresenta casos expressivos pesquisados pelo famoso Projeto Blue Book [Livro Azul] durante a Segunda Guerra Mundial, além de outros ocorridos na Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai.
O Brasil também está no livro com ocorrências nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Distrito Federal — e entre os incidentes registrados na Europa e Oceania, há destaque para o Caso Kaikoura, quando um UFO foi filmado por uma equipe de TV australiana. Esta é mais uma obra imperdível que não pode faltar em sua biblioteca.