Edição 220 – IMPRENSA UFOLÓGICA

O Que a Mídia Fala dos Discos Voadores

Equipe UFO

Guia da Tipologia Extraterrestre
Thiago Luiz Ticchetti
Biblioteca UFO, 2014

crédito: BIBLIOTECA UFO

A grande pergunta da Ufologia está no caminho de ser finalmente respondida

A grande pergunta da Ufologia está no caminho de ser finalmente respondida

Desde o início da pesquisa ufológica oficial, em 1947, os investigadores têm reunido milhares de relatos de seres estranhos, normalmente vistos próximos aos UFOs. Embora existam casos em que criaturas foram observadas sem que uma nave estivesse presente, a vasta maioria de ocorrências envolve o que, ao que tudo indica, sejam os tripulantes desses objetos. E praticamente desde o início da Ufologia, dada à grande variedade de seres descritos, ocorreram diversas tentativas de propor uma classificação deles.

Ao contrário dos taxonomistas, que rotulam as espécies nativas do planeta Terra, os ufólogos contam, para auxiliá-los, somente com os relatos das testemunhas. Na tentativa de organizar uma classificação simples, porém completa, e traçando um histórico do estudo das entidades alienígenas que nos visitam, o coeditor da Revista UFO Thiago Luiz Ticchetti estudou ao longo de três anos mais de 8 mil casos, analisando detalhadamente 1.477 deles, a fim de compor a obra.

Ticchetti traça, em seu Guia da Tipologia Extraterrestre, um interessante quadro sobre quem poderiam ser os alienígenas que têm nos visitado. Muito provavelmente, sua grande variedade, em termos de aparência e comportamento, se deve ao amplo número de mundos dos quais são provenientes — embora não se possa descartar que um mesmo planeta reúna diferentes tipos físicos, semelhante ao que vemos em nosso próprio mundo. Trata-se, portanto de um livro de suma relevância para pesquisadores e interessados em Ufologia. A importância do trabalho pode ser medida pelas declarações de vários grandes nomes da Ufologia Brasileira e Mundial, que comentaram o mais novo lançamento da Biblioteca UFO. “Esse guia tem um valor incalculável para qualquer um que investigue e pesquise esse fascinante assunto”, disse Nick Pope, por 21 anos responsável pelo programa de investigação ufológica do Ministério da Defesa britânico.

“Um livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento e expressões individuais ou coletivas. Na pesquisa ufológica, uma compilação de eventos ou das características comuns deles é de grande importância ao investigador. O livro permite a transmissão do conhecimento e a tipologia alienígena é um assunto pouco tratado na literatura ufológica, daí o seu valor”, disse Ricardo Varela, ufólogo há 30 anos que trabalha no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e é membro do Grupo de Análises de Imagens da Revista UFO.

A Realidade Oculta
Brian Greene
Companhia das Letras, 2012

crédito: Companhia das Letras

Brian Greene causa perplexidade por explicar as coisas de modo fácil

Brian Greene causa perplexidade por explicar as coisas de modo fácil

Meio século atrás, os cientistas encaravam com ironia a possibilidade de existirem outros universos além deste em que habitamos. Tal hipótese não passava de um delírio digno de Alice no País das Maravilhas e que, de todo modo, jamais poderia ser comprovada experimentalmente. Os desafios propostos pela Teoria da Relatividade e pela física quântica para o entendimento de nosso universo já eram suficientemente complexos para ocupar gerações de pesquisadores.

Entretanto, diversos estudos independentes entre si, conduzidos por cientistas respeitados em suas áreas de atuação — como teoria das cordas, eletrodinâmica quântica, teoria da informação —, começaram a convergir para o mesmo ponto: a existência de universos paralelos, ou multiversos, não só é provável como passou a ser a explicação mais plausível para diversos enigmas cosmológicos. Em A Realidade Oculta, Brian Greene expõe o fantástico desenvolvimento da física do multiverso ao longo das últimas décadas. O autor passa em revista as diferentes teorias sobre os universos paralelos a partir dos fundamentos da relatividade e da mecânica quântica.

TÓPICO(S):
Compartilhe