A publicação deste material online está em conformidade com a Lei de Divulgação de Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAPDA), um conjunto de projetos de lei bipartidários aprovados pelo Congresso dos Estados Unidos e assinados pelo presidente Biden em dezembro de 2023. Esta legislação orienta a Administração Nacional de Arquivos e Registros (Arquivos Nacionais ou NARA, para simplificar) a compilar uma coleção de material contendo dados sobre os UFOs.
O prazo atual para a divulgação de todos os registros sobre o assunto que possam ser divulgados publicamente pelas agências federais dos EUA é 30 de setembro de 2025. Esses registros, que devem ser identificados antes do final de outubro de 2024, devem ser transferidos para o Arquivo Nacional em formato digital. Essa exigência vem da Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2024 (NDAA), que estabeleceu a criação de uma Coleção de Registros de UFOs/UAPs para armazenar e fornecer acesso público a tais dados.
No Brasil o Arquivo Nacional também guarda documentos muito importantes do fenômeno ufológico nacional.
O acervo sobre OVNIs é produzido pelo Comando da Aeronáutica do Brasil e está sob a guarda do Arquivo Nacional. Ele é composto por mais de 900 registros que incluem relatos, questionários sobre ocorrências, correspondências, fotografias, desenhos, vídeos, áudios e recortes de jornais e revistas a respeito de objetos que foram vistos nos céus brasileiros ao longo dos anos.
A primeira ocorrência do Fundo Objeto Voador Não Identificado data de 1952 e a mais recente é de 2023, com relatos de pilotos que viram UFOs naquele ano.
É importante lembrar que OVNIS não significam necessariamente a existência de discos voadores ou extraterrestres. Esta denominação serve para designar qualquer objeto voador que não teve sua origem identificada de maneira imediata. Ou seja, podem ser satélites, drones, balões, fenômenos naturais, entre outros.
O fundo sobre OVNIs pode ser acessado através do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) clicando aqui . É GRATUITO!
Acesse, gratuitamente, os arquivos do Arquivo Nacional dos EUA neste link.