Por Fábio Gomes
Sequestros Alienígenas
Mário Nogueira Rangel
Biblioteca UFO, 2001
Um dos assuntos que certamente mais chama a atenção dentro da temática ufológica são as abduções alienígenas. Elas seriam sequestros que os alienígenas eventualmente fazem com seres humanos. Muito se fala e se especula sobre o modus operandi dos raptores e quais seriam suas razões. Em Sequestros Alienígenas, Mário Rangel, hipnólogo há quase quatro décadas, se debruça sobre 21 casos investigados pessoalmente, buscando entender o fenômeno de forma clara. Rangel escreveu o livro em estilo direto, sem expor suas próprias opiniões e sem divagar sobre os assuntos em pauta — quem tira as conclusões é o leitor, a partir das informações que são mostradas de forma ricamente detalhada. Além de seus próprios casos, o autor também cita outros considerados clássicos no Brasil e faz uma homenagem aos seus colegas hipnólogos, citando 41 nomes e indicando a bibliografia de cada um deles.
Quanto às abduções, o autor trata das ocorridas entre dezembro de 1958 e dezembro de 1999, em diferentes estados brasileiros, além de uma ocorrência dupla na Argentina. Seu estudo não permitiu definir o horário em que elas ocorreram — há relatos em todas as partes do dia. Desses casos, oito se deram em São Paulo, envolvendo dez jovens mulheres brancas, quase todas com o mesmo tipo sanguíneo — todas moravam em bairros populosos. Para quem pensa que as abduções só ocorrem em locais distantes dos grandes centros, essa é uma aterradora constatação. E se há relatos em uma cidade do porte de São Paulo — uma das maiores do mundo —, imaginemos o que não pode ocorrer em outros centros urbanos do Brasil e do planeta todo.
Além da casuística propriamente dita, o autor também se preocupa com outras importantes questões relativas às abduções. Uma delas se refere ao uso da hipnose e seus aspectos legais no Brasil e no exterior, além da inserção dessa técnica investigativa na temática ufológica. Outra discussão está no fato de as abduções infringirem artigos específicos do Código Penal Brasileiro — no livro de Rangel há anotações dos artigos que são violados pelos abdutores. Há também descrições de contatos com ufólogos estrangeiros, como o ufólogo Derrel Sims e o médico Roger Leir. O autor também descreve uma longa conversa que teve com Uyrangê Hollanda, militar que comandou a Operação Prato, que ocorreu apenas três semanas antes de seu suicídio. Ele também fala sobre 22 personalidades brasileiras que teriam visto UFOs. Enfim, Sequestros Alienígenas é uma interessante referência para quem quer estudar mais profundamente casos de abdução ocorridos em nosso país.
O Fenômeno UFO
Johannes von Buttlar
Círculo do Livro, 1978
Eis um clássico da Ufologia. Em O Fenômeno UFO, von Buttlar discorre sobre casos bastante conhecidos, como a misteriosa morte de Morris K. Jessup, os casos Hill e Villas Boas, o avistamento de Kenneth Arnold, a farsa dos projetos Sign, Grudge e Blue Book, entre outros, cujas conclusões políticas nada tinham a ver com as evidências científicas. O autor também discute as tentativas de diferentes países — principalmente as superpotências da época, EUA e URSS — de tomar posse da tecnologia empregada pelos UFOs.
Von Buttlar relata um caso muito curioso: o aparecimento de uma aeronave em forma de charuto no interior dos EUA, no final do século XIX, tripulado por seres barbudos e de estatura muito baixa, mas que falavam inglês e chegaram a conversar com habitantes das cidades por onde passaram. Pelos relatos das testemunhas, seu veículo tinha uma tecnologia superior à conhecida na época, porém inferior a que utilizamos hoje.