Por Renato A. Azevedo
SETI capta sinal anômalo
Causou furor em fevereiro a notícia de que o Projeto SETI [O programa de busca por vida extraterrestre inteligente] captou um estranho sinal que poderia ter sido enviado por uma civilização alienígena. No gráfico apresentado pelo SETI, a cor azul brilhante de fundo é interpretada como um sinal artificial proveniente do espaço exterior, resultando no interesse dos cientistas. Mas uma das possíveis explicações para o fato pode estar na captação acidental do sinal da rede de satélites GPS. Freqüentemente os radiotelescópios utilizados pelo programa captam sinais produzidos pela tecnologia humana, razão que justifica o enorme cuidado dos cientistas do SETI ao fazer tais anúncios. Recentemente, no Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br], publicamos detalhes sobre propostas de mudança nos protocolos do SETI, a fim de refinar sua busca e diminuir a possibilidade de enganos.
Ufologia presente no Fórum Global de Competitividade da Arábia Saudita
O Fórum Global de Competitividade (GCF), gigantesco evento empresarial que aconteceu de 22 a 25 de janeiro em Riad, capital da Arábia Saudita, teve diversos participantes ilustres, entre os quais o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, o presidente da Boeing Jim Albaugh, o diretor da Walt Disney International Andy Bird e o diretor da Google Ideas Jared Cohen. Mas o destaque deste ano foi para a presença de ufólogos no concorrido evento, pela primeira vez, tratando da presença alienígena na Terra em um de seus painéis. A rara ocasião contou com a participação de Zoaghloul El-Naggar, presidente do Comitê Científico do Conselho Supremo de Assuntos Islâmicos, sediado no Cairo, os consultores da Revista UFO Stanton Friedman e Nick Pope [Veja entrevista com ele nas edições UFO 174 e 175], o físico Michio Kaku e o matemático Jacques Vallée.
Os ufólogos foram convidados a comparecer e a apresentar as mais contundentes evidências de que estamos sendo visitados por outras espécies cósmicas, além de casos ufológicos que comprovam sua ação na Terra. Eles também foram incumbidos de mostrar que implicações de sua presença acarreta em nosso planeta e na sociedade terrestre. O painel de especialistas reforçou a noção de que os discos voadores são reais e que é necessário preparar a humanidade para a definitiva comprovação de sua existência — e possivelmente um contato. A inclusão da Ufologia em um grande evento de negócios pode ser mais um passo na longa caminhada para a aguardada abertura ufológica mundial.
Stargate Universe cancelada
Anunciamos em fevereiro do ano passado, na edição UFO 162, a estréia da série Stargate Universe no Brasil. Agora, lamentamos informar que a terceira franquia do Portal Estelar foi cancelada pelo SyFy Channel norte-americano. Apesar de sua qualidade, que agradou os fãs de ficção científica, a audiência em queda motivou o cancelamento. Os comentários são de que o SyFy cometeu graves erros ao tentar disputar a mesma audiência com programas de canais norte-americanos maiores. O cancelamento chega quando a série mostrou o objetivo real da nave Destiny, lançada pela raça dos Anciões há centenas de milhares de anos: pesquisar a radiação cósmica de micro-ondas, um eco que sobrou do Big Bang e onde aquela raça descobriu o que parece ser um sinal artificial com uma mensagem. Os produtores ainda esperam concluir a saga dos tripulantes da nave, seja em outro canal ou em DVD.
Novos geoglifos descobertos em Nazca
Uma equipe da Universidade de Yamagata, do Japão, liderada pelo pesquisador Masato Sakai, anunciou a descoberta de novos geoglifos na Planície de Nazca, no Peru. Os desenhos são aparentemente de uma cabeça humana, medindo 4,2 por 3,1 m, e um animal, de 2,7 por 6,9 m, que os pesquisadores ainda não conseguiram identificar. Segundo Yoichi Watanabe, chefe do Departamento de Arqueologia de Yamagata, os geoglifos ainda não haviam sido encontrados nos sobrevôos da região por serem bem menores do que os mais conhecidos, tal como as famosas figuras de aranha e de macaco de Nazca. Os geoglifos peruanos são patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela Unesco e as mais diversas teorias a respeito de seu significado são discutidas por estudiosos — tal como serem algum tipo de calendário ou pista de pouso para naves extraterrestres.
Importante descoberta arqueológica no Peru
Uma recente exposição da cultura peruana Wari contém o que já está sendo considerado o mais importante achado naquele país desde Machu Picchu, segundo Juan Julio García, diretor de cultura de Cuzco. A principal fonte dos artefatos expostos, que incluem armaduras e objetos cerimoniais, foi encontrada em uma tumba atribuída ao chefe dos Wari. Essa civilização é anterior a dos incas e floresceu entre 700 a 1000 d.C., com maior tempo de duração que o Império Inca. O Império Wari conquistou pela força militar todo o território do atual Peru, e sua capital se localizava próximo de onde hoje é Ayacucho. Havia outras grandes cidades espalhadas por todo o país. Os Wari dominaram os demais povos, incluindo os incas, antes que estes se convertessem no povo dominante em época anterior à chegada dos europeus à América do Sul.
SBT exibe Os Mistérios dos OVNIs
O programa Domingo Legal, do SBT, começou a exibir a partir de 16 de janeiro uma nova série sobre Ufologia, Os Mistérios dos OVNIs. Com assessoria da Revista UFO e particularmente do consultor Wallacy Albino, presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS), o primeiro programa abordou o avistamento de uma frota de UFOs no litoral sul de São Paulo, ocorrida em dezembro de 2006. O episódio caracterizou-se pela observação de dezenas de objetos esféricos e foi revelado ao público através da edição UFO 136 [Agora disponível na íntegra em ufo.com.br]. No segundo programa da série, de 13 de fevereiro, o novo caso abordado ocorreu em São Vicente, também litoral paulista, em outubro de 1995. Este fato envolveu o possível pouso de um UFO na Ilha do Major.
Um ET gray nos cinemas
Paul é mais uma produção de ficção científica com o tema extraterrestre a chegar aos cinemas, agora como uma comédia. Os amigos Graeme Willy (Simon Pegg) e Clive Gollings (Nick Frost) são fãs de quadrinhos que decidem visitar a Área 51 em seu motorhome. Mas eles não contavam que encontrariam um alien lá. O ET, do tipo gray [Cinza], se apresenta como Paul e diz que tem vivido na base secreta pelos últimos 60 anos, mas que agora quer voltar para casa. O problema é que os amigos passam a ser perseguidos por agentes federais comandados por uma mulher misteriosa, interpretada por Sigourney Weaver. Os trailers no Youtube estão repletos de piadas sobre alienígenas e ficção científica. Paul pode chegar a ser um dos sucessos do ano. O filme estréia em 18 de março
nos Estados Unidos.
ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
NASA anuncia novo sistema estelar
No começo de fevereiro a NASA anunciou a descoberta de um sistema estelar com seis planetas, todos orbitando a estrela batizada como Kepler-11, a 2.000 anos-luz da Terra. O anúncio foi destaque inclusive na imprensa brasileira, mas foi sua segunda parte a de maior interesse. A agência ainda divulgou que o telescópio espacial Kepler também localizou nada menos que 1.200 candidatos a planetas em outros sistemas, um número histórico. Ainda mais instigantes são as informações de que 68 desses mundos teriam tamanho similar ao da Terra, e que 54 entre os novos 1.200 planetas se localizam na chamada “zona habitável” de suas estrelas — aquela em que a distância do astro central é tal que permite que tenham água líquida em sua superfície.
De acordo com William Borucki, da equipe do Kepler, cinco dos planetas candidatos simultaneamente têm tamanho similar ao da Terra e se encontram na zona habitável. O cientista afirmou que alguns deles podem ter até luas com água líquida. Como o Kepler rastreia exoplanetas pelo “método do trânsito”, um atraso ou adiantamento na hora prevista da passagem de um planeta diante de sua estrela pode indicar a existência de um satélite ao seu redor. As novas descobertas revelam que planetas menores e sistemas com múltiplos mundos são muito mais comuns do que se pensava anteriormente. Baseados nessas descobertas, cientistas da NASA estimaram que somente na Via Láctea, a nossa galáxia, devem existir 50 bilhões de planetas — com pelo menos 500 milhões deles situados na zona habitável de suas estrelas.