A Aeronáutica reconhece os UFOs
Editor — Conheça a seguir algumas opiniões de integrantes da Equipe UFO sobre as recentes medidas tomadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), comentadas nos artigos O Governo Libera os Arquivos Ufológicos Secretos dos Anos 90, de Fernando A. Ramalho, e Uma Excitante Viagem Rumo ao Reconhecimento dos UFOs, de Marco A. Petit, publicados em UFO 170.
A portaria publicada pela Força Aérea Brasileira (FAB), em 10 de agosto, precisa ser aplaudida, conforme mostra o artigo. Contudo, não podemos nos esquecer dos arquivos ainda não liberados, alguns com prazo legal vencido, como a Operação Prato. Devemos ter respostas adequadas para o problema dos arquivos secretos e ultra secretos que sabemos existir, bem como dos documentos similares em poder das demais unidades das Forças Armadas.
Renato A. Azevedo, engenheiro e consultor da Revista UFO,
São Paulo (SP)
A Portaria 551/GC3 vem resgatar e tornar visível aquilo que nós, civis, já sabíamos: a presença concreta de UFOs em nossos céus. Oxalá novas medidas venham a ser tomadas por nossas autoridades visando esclarecer futuras ocorrências e permitindo que civis e militares possam um dia verem ressurgir o Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani), e trabalhando junto com a CBU.
Augusto Aser Arantes, engenheiro e consultor da Revista UFO,
Osasco (SP)
Ainda que a Portaria 551/GC3 tenha sido publicada de maneira irregular, já que dois artigos foram vetados sem esclarecimento (4º e 5º), a verdade é que ela oficializa a existência de UFOs e, portanto, torna-se mais um passo e uma nova vitória na luta dos ufólogos para que caia o véu do acobertamento ufológico.
Atílio Coelho, economista e consultor da Revista UFO,
São Paulo (SP)
A Aeronáutica Brasileira agiu com a perspicácia que se espera de uma instituição séria e comprometida com a verdade. Abriram-se as portas para que os demais governos que comandam o mundo civilizado comecem a se preparar para um futuro encontro com “pessoas de outros mundos igualmente civilizados”.
Marco Aurélio Gomes Veado, diretor de polícia e consultor da UFO,
Belo Horizonte (MG)
Nesse contundente avanço, obtido através da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, vemos a oportunidade para os pesquisadores participarem mais ativamente do problema que se apresenta. Este é o momento para estabelecermos uma parceria colaborativa com os militares, para que possamos continuar compondo um quadro geral dos acontecimentos, almejando maior conhecimento e esclarecimento do fenômeno em nosso país e no mundo.
Pedro Cunha, funcionário público e consultor da Revista UFO,
Brasília (DF)
Sem dúvida, este é um passo muito importante. Mudamos de patamar em relação ao reconhecimento do Fenômeno UFO, e a Ufologia séria começa a ter o respeito que merece da grande mídia. Isso ajuda a abrir caminho para o que desejamos, que é ter acesso a todo o conteúdo que ainda está escondido nos arquivos militares — e não somente do Brasil.
Fábio Gomes, cientista social e consultor da Revista UFO,
São Paulo (SP)
Só com a união de esforços, como dos membros da Equipe UFO e da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), é que se conseguiu dar este passo para mostrar à sociedade a realidade tão clara de que não estamos sós. A abertura total dos documentos é necessária para tal conscientização. Parabéns a todos e aos militares atentos aos pedidos de uma população desperta.
Ivo Hugo Dohl, jornalista e consultor da Revista UFO,
Xanxerê (SC)
O medo nos mantém prisioneiro, enquanto a esperança e a verdade nos libertam. Parabéns aos integrantes da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e da Equipe UFO, como também aos militares que auxiliaram na regulamentação oficial das observações de UFOs no Brasil.
Saga Suséliton de Souza, jornalista e consultor da Revista UFO,
Peruíbe (SP)
Se existem testemunhas privilegiadas para observar UFOs, estas são os pilotos, que acabam tendo um amplo campo de visão e sabem diferenciá-los de fenômenos naturais, atmosféricos ou aeronaves. Mas, infelizmente, sempre tiveram receio de relatar tais avistamentos. Agora, no entanto, a inédita iniciativa do Governo regulamenta o procedimento para estes casos e reconhece sua legitimidade.
Wallacy Albino, funcionário público e consultor da Revista UFO,
Guarujá (SP)
A Portaria 551/GC3 representa um reconhecimento público e oficial daquilo que nós, ufólogos, pesquisamos há muitas décadas, embrenhando-nos nos quatro cantos do Brasil para apurar a casuística ufológica. Os documentos provam que sempre estivemos no caminho certo, e quem sai ganhando é a verdade.
Wendell Stein, cineasta e consultor da Revista UFO,
Sumaré (SP)
A casuística ufológica da década de 90 foi especial para aqueles que estudam o Fenômeno UFO no Brasil, como agora confirmamos com a liberação dos documentos daquela década pelo Governo Federal. Neles há relatos que comprovam inequivocamente o registro sistemático dos avistamentos pelas autoridades que monitoram o tráfego aéreo do país.
Ricardo Varela Correa, engenheiro e consultor da UFO,
São José dos Campos (SP)
A Aeronáutica e a Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) demonstraram à sociedade e aos ufólogos engajados cada passo a ser dado com relação à desclassificação de arquivos das Forças Armadas.
Paulo R. Poian, estudante de biologia e consultor da UFO,
Araras (SP)
O Brasil deu um grande exemplo para todos os governos do planeta liberando os documentos secretos sobre UFOs em nosso país. E assim vemos que não se pode esconder mais nada.
Márcio Baraldi, artista e cartunista da Revista UFO,
São Paulo (SP)
Os documentos dos anos 90, abertos pelo Governo, assim como a portaria governamental que estabelece como lidar com UFOs no país, nos dizem que pilotos não mentiam quando relatavam seus avistamentos — e também que o Fenômeno UFO é sério e não um devaneio.
José Américo Medeiros, aviador e consultor da Revista UFO,
Rio de Janeiro (RJ)
Os UFOs são uma realidade e a liberação dos arquivos oficiais é apenas mais uma demonstração clara de que o trabalho dos ufólogos, realizado há anos, tem sido observado com muita atenção pelos órgãos governamentais.
Paulo B. Werner, publicitário e consultor da Revista UFO,
Belo Horizonte (MG)
A liberação dos arquivos ufológicos dos anos 90, pelo Aeronáutica, veio confirmar a riqueza dos eventos ufológicos que inundaram os céus do Brasil naquela década. E mais uma vez demonstrar que nossas autoridades acompanham o Fenômeno UFO de forma sistemática.
Julio Rena, comerciante e consultor da Revista UFO,
Presidente Prudente (SP)
A Portaria 551/GC3 e a chegada de mais um lote de documentos referentes aos anos 90 firmam nossa postura perante a opinião pública e solidifica ainda mais, perante a sociedade, o papel dos pesquisadores do Fenômeno UFO.
Rafael Amorim, publicitário e consultor da Revista UFO,
Santa Cruz do Sul (RS)
A Revista UFO marcou mais um ponto para a Ufologia Brasileira ao fazer a imediata cobertura dos fatos ocorridos em agosto. Tão logo o comandante da Aeronáutica Junichi Saito publicou a Portaria 551/GC3, reconhecendo os UFOs, tanto o Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br] quanto a revista já tinham detalhes para os leitores. Parabéns!
Gerson A. Campos,
por e-mail