por Thiago Ticchetti
Onda ufológica atinge o Ceará
Durante o mês de setembro o Ceará foi palco de constantes avistamentos de estranhas luzes no céu, o que deixou moradores aterrorizados e autoridades perplexas — há gente que tem até evitado sair às ruas à noite. Aparentemente, o município de Sobral, a 230 km da capital, Fortaleza, foi o alvo central das manifestações. Segundo o pesquisador Jander Magalhães, presidente do Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas (CSPU), “o momento já pode ser considerado um dos mais importantes da Ufologia Cearense, e também singular pela grande quantidade de avistamentos e testemunhas. Nota-se até uma semelhança dos relatos em diferentes localidades da região norte do Ceará”. Três casos chamaram mais a atenção dos ufólogos. No primeiro, um motoqueiro com sua esposa e filha fora, perseguidos por uma forte luz no distrito de Bonfim. Em outro, um deficiente de voz foi atacado e queimado por uma luz muito forte, em 04 de setembro. E o episódio ainda mais impressionante foi o da comerciante Tereza Prado, que declarou ao radialista Geovani Romão ter testemunhado a presença de um ser alienígena do tipo gray [Cinza] no quintal de sua casa. Os relatos estão sendo investigados pelo CSPU e em breve serão publicados na Revista UFO. O endereço do site da entidade cearense é: http://cspu.blogspot.com.
UFOs voltam a agitar a China
Segundo a edição eletrônica do jornal chinês People’s Daily, um objeto luminoso foi visto movendo-se lentamente sobre a região oeste do país por mais de três horas seguidas. A maioria dos relatos veio da província de Zhejiang e dá conta de que o UFO que piscava constantemente, não estava a grande altitude e era muito maior e mais brilhante do que as estrelas. Muitas pessoas foram testemunhas do evento naquela noite de 31 de agosto. Um fato curioso sobre o incidente é que não somente o objeto iluminava o céu, mas seu brilho também era refletido sobre o rio da região. Outra luz também foi vista na cidade de Haiyan e dois repórteres de uma emissora de TV local seguiram o artefato de carro, conseguindo fotos nítidas de um objeto redondo apresentando luzes azuis e várias outras ao redor. Ao verem as imagens, notaram que se tratava de um aparelho retangular que mudava de tamanho. As fotos não foram divulgadas até o momento.
Esquadrilha vista na Suíça
Segundo boletim do National UFO Reporting Center [Centro Nacional de Registros de UFOs, NUFORC], um grupo de suíços foi surpreendido com o raro avistamento de uma esquadrilha de cinco objetos sobre a cidade de Basel. De acordo com os relatos, as testemunhas notaram primeiro luzes brilhantes no céu, que pareciam estar totalmente paradas. Depois de cinco minutos, diante daquela visão incomum, os suíços entraram em casa para buscar suas câmeras de vídeo, mas, ao regressarem, viram que agora havia três objetos no céu. Logo depois, no entanto, surgiram mais dois UFOs. Seus movimentos eram estranhos, às vezes aproximando-se e depois distanciando-se. O avistamento durou cerca de 15 minutos — até todos os intrusos sumirem no horizonte.
UFO fecha aeroporto na Mongólia
Mais uma vez um UFO teria obrigado um aeroporto a ter suas operações suspensas para pousos e decolagens. A notícia foi veiculada por dois jornais chineses, o People’s Daily Online e o Shanghai Daily, e dava conta de que em 11 de setembro, por volta das 20h00, técnicos do controle de tráfego aéreo da cidade de Hohhot, na região central da Mongólia, detectaram um UFO a 40 km do Aeroporto de Baotou. “O aeroporto recebeu um comunicado do pessoal de tráfego aéreo sobre o aparecimento de um objeto voador não identificado. Para garantir a segurança, o comando do órgão decidiu que as aeronaves chegando deveriam seguir para aeródromos secundários”, disse o porta-voz de Baotou. O caso está sendo investigado por uma comissão militar. É importante lembrar que, em julho, o aeroporto de Xiaoshan, na China, também foi fechado devido à aproximação de um UFO visto e filmado por dezenas de pessoas. Até hoje ainda não há explicações oficiais sobre o fato.
Artefato cai no Havaí
A cidade havaiana de Kahului foi palco da queda de um objeto que se presume ser um UFO, em 11 de setembro. Um morador da localidade estava passeando com seu cachorro quando viu uma luz azul e branca muito brilhante no céu. Ela parecia estar caindo na direção do aeroporto, ao norte, mas não houve barulho de explosão — ainda que a região tenha tido queda de energia elétrica por 15 segundos. Este não é um fato isolado. Segundo relatos anteriores, na noite de 08 de setembro também surgiram testemunhos da observação de três UFOs sobre a montanha Haleakala, de madrugada. De acordo com os moradores da área, os artefatos tinham luzes alaranjadas que piscavam da esquerda para a direita. “Nós os observamos por quase 30 minutos e fomos buscar máquinas filmadoras e fotográficas. Mas quando as ligamos, suas baterias tinham sido estranhamente arriadas”, disse um dos moradores. O que é pouco sabido no mundo ufológico é que o arquipélago do Havaí é uma das áreas da Terra com maior incidência ufológica.
UFO sobre o lago francês
De acordo com o site The UFO Casebook [www.ufocasebook], um fato inusitado ocorreu em 14 de setembro, quando um casal francês passava férias no lago Sainte Croix du Verdon, nos Alpes de Haute, e uma interessante foto foi feita. O fotógrafo disse que estava observando a belíssima paisagem da vila de Sainte Croix quando viu um estranho objeto no céu azul límpido. “O tempo estava maravilhoso, não havia vento e a temperatura era agradabilíssima. Nessa área não existem rotas de aviões ou helicópteros”, disse uma das testemunhas. Apesar de o UFO estar distante na foto, ao ampliá-lo pode-se perceber que ele tem forma discóide.
Objeto triangular na Suécia
Em 04 de setembro, por volta das 22h00, um objeto triangular foi visto entre as cidades de Gullmarsplan e Skärmanbrink, no país escandinavo. Segundo testemunhas, ele não se parecia com avião ou helicóptero, pois movia-se lentamente e a baixa altitude, além de ter o dobro do tamanho de uma aeronave comercial. Ainda de acordo com os relatos, o UFO não apresentava cauda ou asas. Seu formato triangular dava destaque às luzes redondas não muito brilhantes à sua frente. Segundo informações recentes, o mesmo artefato teria sido visto
sobre a capital, Estocolmo.
Objeto em tempestade em Hong Kong
Hong Kong passou recentemente por um período de fortes temporais. Segundo a imprensa local, o observatório da cidade recebeu dezenas de telefonemas de pessoas afirmando terem visto um UFO próximo ao Túnel Tai Lam durante uma tempestade de raios. Para surpresa de todos, a instituição informou que essa não foi a primeira vez que UFOs foram relatados ou fotografados durante intensas tempestades, mas que em muitas vezes os objetos não identificados são apenas luzes das ruas. Entretanto, a diretora do grupo Hong Kong UFO Club [Clube Hong Kong de UFO HK UFO], Moon Fong, também confirmou que a entidade recebeu vários relatos por telefone e através de seu site.
TENDÊNCIAS
Após a Copa do Mundo, UFOs visitam a África do Sul
O National UFO Reporting Center [Centro Nacional de Registros de UFOs, NUFORC], uma das maiores instituições mundiais dedicadas a acompanhar a presença alienígena na Terra, divulgou o relato de uma testemunha sul-africana que afirma ter visto cerca de 12 luzes vermelho-alaranjadas no dia 21 de agosto, às 20h55m. Durante a observação, uma pequena esfera surgiu no meio das outras e piscou fortemente.
Após alguns minutos no céu, todas começaram a piscar e a diminuir de tamanho, até desaparecerem. O país tem sido submetido a uma intensa onda ufológica após a Copa do Mundo, mas infelizmente existem poucos ufólogos coletando informações — situação que pode mudar com a
grande incidência.