MÉDICOS ETs
Parabéns pela excelente matéria Médicos ETs, de autoria da doutora Mônica Medeiros, publicada na edição UFO 150. Tenho uma amiga muito especial que foi “chipada” por extraterrestres, e como prova disso estão exames de ressonância. Ela está muito doente e morrendo, por isso indiquei o trabalho da doutora Mônica para ela, esperando que a autora possa atendê-la e sensibilizar-se com seu caso.
Walter Rodrigues,
por e-mail
Sensacional o artigo Médicos ETs, de Mônica Medeiros. Finalmente surge alguém no meio ufológico brasileiro com coragem para tratar deste tema tão real e polêmico. Apenas aqueles que têm mente verdadeiramente aberta para o real interesse de nossos visitantes alienígenas é que podem avaliar o que a publicação de um trabalho como o dela na Revista UFO significa.
Evaristo Gualtério Aguiar,
por e-mail
OPERAÇÃO PRATO
Parabenizo a Equipe UFO pela matéria Um Presente da Revista UFO para a Comunidade Ufológica Brasileira, de Fernando A. Ramalho, publicada no Portal UFO [ufo.com.br]. E também pelo trabalho e empenho em revelar aquilo que é de direito de toda a Nação saber sobre o Fenômeno UFO, o que vem sendo feito através da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já. Mas gostaria que me explicassem porque um vídeo sobre a Operação Prato, publicado no site Youtube, tem alguns importantes minutos retirados da entrevista que o editor A. J. Gevaerd e o co-editor Marco Petit fizeram com o coronel Uyrangê Hollanda. A parte da entrevista em que ele revela o contato que teve com um ET na Amazônia foi removida, assim como a que ele fala de implante alienígena em seu braço. Por favor, esclareçam isso.
Cimael Aparecido Campos,
por e-mail
Resposta do editor — Há várias versões da entrevista exclusiva da Revista UFO com o coronel Uyrangê Hollanda publicadas no referido site e em outros. Mas são todas cópias não autorizadas pelos entrevistadores. Pura pirataria. Várias delas são apenas fragmentos incompletos e truncados das revelações do militar, com cortes propositais ou acidentais causados por quem publicou tal material. Uma cópia completa e de ótima qualidade da entrevista pode ser adquirida diretamente com o co-editor da Revista UFO, Marco Petit, através do e-mail: marco.petit@ufo.com.br.
Já tive a oportunidade de ler inúmeros artigos sobre a Operação Prato, entre eles o publicado na seção Dossiê Amazônia da edição UFO 116, de novembro de 2005, que teve como estopim os depoimentos da médica Wellaide Cecim. Mas, ao ler o artigo UFOs e ETs no Folclore Maranhense, publicado na UFO 131, de março de 2007, encontrei um paralelo, mesmo que bastante hipotético, entre a chamada Lenda do Gritador ou Bradador com as sondas ufológicas registradas pela Operação Prato. O chupa-chupa poderia ser o mesmo gritador. A entidade mítica que gerou a lenda, segundo estudos do folclore, costuma aparecer altas horas da noite, quando as pessoas do campo estão em sono profundo. A lenda diz ainda que quem tentar vê-lo será assombrado e terá febre de três dias, morrendo em seguida. Bem, sabemos que os ataques do chupa-chupa deixavam as pessoas num estado de desfalecimento que durava até cinco dias, como se as vítimas tivessem sido acometidas por uma gripe profunda, segundo revelou a médica Wellaide. Não seria a Lenda do Gritador apenas uma nova versão de um acontecimento que poderia estar ocorrendo muito antes da Operação Prato, em 1977? Além do mais, com o tempo, a lenda talvez tenha sido cristalizada pelas gerações ribeirinhas, já que o gritador assombrava as pessoas na calada da noite e as deixavam adoecidas por vários dias.
Aldo Cardoso,
por e-mail
PORTAL UFO
Todos os domingos entro no Portal UFO [ufo.com.br] para dar uma olhada no que está acontecendo. E hoje, vendo uma matéria que trata de avistamentos ufológicos ocorridos em setembro de 2008, achei nela coisas muito parecidas com um sonho que tive. Outra coincidência foi com relação a casos ocorridos em Itanhaém (SP) e a um avistamento de uma pequena luz amarela por mim e minha filha.
Dilma Lopes,
por e-mail
Primeiramente, quero elogiar o ótimo trabalho realizado pela Revista UFO e seu site [ufo.com.br]. Gosto muito de assuntos que desafiam a sabedoria humana e tenho interesse em saber realmente o que existe pelo universo afora. Mas o que tem me deixado curioso nesses últimos dias é um vídeo que vi no Youtube, que apresenta um objeto inusitado que pode ser um balão ou algo do tipo. Fiquei encabulado com o formato do artefato. Todas as pessoas a quem mostro o material têm a mesma sensação. Gostaria que vocês pudessem explicar isso.
Thiago Ogaiht,
por e-mail
Resposta do editor — O referido site está infestado de vídeos ufológicos supostamente legítimos, que mostram objetos voadores não identificados em vôo, tanto à noite quanto durante o dia. Mas uma simples análise destes materiais revela que a grande maioria das filmagens são fraudes grosseiras, como a de supostos UFOs no Haiti, que causou frisson em julho de 2007 e que abordamos no artigo Outra Polêmica Atinge a Ufologia, do consultor Renato Azevedo, na edição UFO 136.
EXPERIÊNCIAS UFOLÓGICAS
Quando criança eu costumava brincar com luzes nos céus estrelados do Paraná, e sempre sentia que não eram só luzes que corriam de um lado para outro, mas algo mais. Nós, terráqueos, e eles, os ETs, somos criações de Deus e fazemos parte do mesmo universo [Veja UFO 143, O Vaticano Diz Sim]. Estamos vivendo exatamente no mundo que merecemos, buscando evoluir moral, intelectual e espiritualmente. Tomara que um dia possamos nos encontrar frente a frente com eles e nos reconhecermos como seres universais também, sem medo.
Francisca Conceição Filardi,
Curitiba (PR)
LEITORES
Adoro suas publicações. Desde pequena sou interessada por Ufologia (tenho 19 anos). Enquanto as bonecas das outras meninas iam para o shopping, a minha ia para o espaço numa nave alienígena. Graças à Revista UFO eu pude entender melhor este assunto que sempre me interessou. Obrigada!
Loide Mara Cândido,
por e-mail
Gostaria de elogiar a todos da Equipe UFO pelo excelente trabalho que realizam. Acredito, assim como vocês, que nossas Forças Armadas sabem muito sobre UFOs e sobre o Caso Varginha do que admitem.
Flaviano Venturas,
por e-mail
Sou físico e gostaria de parabenizá-los pela coragem e pela seriedade com que conduzem suas matérias na Revista UFO. Gostaria de um dia poder colaborar com vocês.
Alexandre de Oliveira Fernandes,
Belo Horizonte (MG)
Adorei a edição UFO 149. Tenho 13 anos e dou meus parabéns pelo trabalho que fazem.
Camila Zambrana,
por e-mail
VIDEOTECA UFO
Queria parabenizar o editor da UFO, A. J. Gevaerd, pela participação no documentário Fastwalker [Código LIV-030 da coleção Videoteca UFO. Veja Shopping UFO desta edição ou o Portal UFO: ufo.com.br]. Espero que em 2009 o Governo finalmente abra os seus arquivos sobre o Fenômeno UFO. Não dá mais para esconder a realidade.
Luiz Fernando,
Guarulhos (SP)
Adquiri recentemente quatro dos mais recentes DVDs da Videoteca UFO, UFOs: Conexão Russa, Mensagens Cósmicas, Contato Alienígena e o recente lançamento Fastwalker. Fiquei impressionado com a qualidade destes documentários e a seriedade do trabalho da Equipe UFO, do qual não tinha conhecimento até bem pouco tempo. Parabéns! Serei um cliente e leitor assíduo. Gostaria de sugerir que lançassem um documentário sobre o Caso Varginha.
Gilmar Guimarães Neto,
Jundiaí (SP)
Compro sempre os DVDs e são excelentes. O que assisti agora foi Fastwalker [DVD-030]. Gostaria de sugerir que mudassem o nome da série de “videoteca” para “dvdteca”, já que se tratam de DVDs, e não de vídeos.
Mariana Godoy Lima,
Balneário Camboriú (SC)
TERMÔMETRO DA EDIÇÃO ANTERIOR
Finalmente pude ler um texto que faz o papel do contraditório no polêmico caso de Nibiru. Gostei muito da edição, que também trouxe de volta o Concurso Nacional de Ufologia. Vejo que a Revista UFO está sempre buscando aprimorar sua abordagem da Ufologia.
Irene Coutinho César,
por e-mail
De nada adianta a decisão do editor A. J. Gevaerd de publicar, como fez na UFO 151, um texto desmentindo os absurdos sobre Nibiru. Agora é tarde e o estrago está feito. Por isso, considero este apenas mais um golpe publicitário da revista. Lamentável.
João A. Mattos,
Manaus (AM)
O LEITOR PERGUNTA
DISCOS VOADORES NA LAGOA DOS PATOS E REGIÃO
Gostaria de saber se a Equipe UFO tem conhecimento das várias aparições de UFOs que acontecem regularmente na Região Sul, perto da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul?
Júlio César,
Pelotas (RS)
RESPOSTA
É entusiasmante saber que pessoas se interessam pelos avistamentos que ocorrem na Lagoa dos Patos, pois aquele é realmente um local de casuística bastante intensa, com casos significativos e em grande número.Na lagoa, as formas dos objetos observados também são diversas, desdeas cilíndricas até as discóides, como aconteceu em 1996, quando no intervalo de dois dias foi avistado um disco voador com várias luzes ao redor, pairando sobre a região. No segundo dia de ocorrências, no mesmo horário do caso anterior, os avistamentos causaram diversas interferências emtelefones e na rede elétrica local.
Podemos citar também o importante caso do aviador Haroldo Westendorff, que avistou um gigantesco UFO e o acompanhou por alguns minutos com seu avião [Veja edição UFO 048]. Nota-se que a diversidade dos artefatos não fica limitada apenas à lagoa, mas compreende todas as cidades próximas, tais como Tapes, São Lourenço do Sul, Pelotas e várias outras. Recentemente, o número de avistamentos na Região Sul tem voltado a ser determinante nas investigações que realizamos através do Grupo de Pesquisas Científico-Ufológicas (GPCU), sendo que, desde o final de 2003, vários relatos comprovam a importância da Lagoados Patos na casuística nacional.
Elisângela Anderson de Carvalho,
consultora da Revista UFO