Elogios, críticas e sugestões às novidades de UFO
Quero deixar registrados meus elogios á nova apresentação da revista UFO, a partir da edição 14. Está simplesmente excelente: o tipo de letra empregado é muito mais claro, legível e convidativo à leitura; a revista incorporou mais páginas; as matérias estão muito boas e lúcidas; e a capa está muito mais chamativa.
Jorge Luiz do Santos,
Rua Joaqueçaba 321, 50765
Recife (PE)
Acabo de receber a UFO 14 e pude notar as sensíveis melhorias empreendidas na revista: vocês estão de parabéns. Mas, quero comunicar que, ao lado das mudanças gráficas, o que mais me entusiasmou foi o fato de a revista ter chego em meu endereço bem antes de ir às bancas, coisa sempre prometida por vocês, mas poucas vezes verificada. Acho que agora a revista “entrou nos eixos”.
Célia Lima Chamorra,
Rua XV de Novembro 453, 86080
Londrina (PR)
Gostaria de manifestar meu repúdio ao ler a revista UFO 14. Realmente, a mesma melhorou na apresentação da capa, com cores chamativas e foto atraente. Mas, acho que deveriam melhorar as precárias ilustrações inseridas em seu interior. Por outro lado, o que mais me aborrece, dificulta a leitura e é antiestético é que quase todas as reportagens nunca têm continuidade na página seguinte. Assim, lê-se uma matéria na página 18 e, obrigatoriamente, é necessário ler a 26, e de lá ir para a 38 etc, para poder concluí-la. Essa é uma brincadeira o que estão fazendo com o leitor?
Ricardo Barros de Castro,
Caixa Postal 6249, 70749
Brasília (DF)
Desejo acrescentar algo à matéria de Gevaerd na edição UFO nº 14 (“FAB capta em radar e caças perseguem UFOs em Goiás”). Também aqui em nossa região temos tido muitas oportunidades de presenciar ocorrências ufológicas em vários pontos da cidade que, logo que descobertas pela base aérea local, são minuciosamente checadas por seus militares. Não é raro, também, termos relatos de UFOs sendo perseguidos por caças da FAB aqui.
Carta anônima,
enviada de Canoas (RS).
• Nossa Equipe agradece estas e dezenas de outras cartas com elogios, sugestões e críticas ao novo formato editorial e apresentação gráfica de UFO. Pelos nossos cálculos, essa “nova fase” foi aprovada quase unanimemente por 90% de nossos leitores. Isso nos incentiva a prosseguir em nosso esforço de aprimorá-la ininterruptamente e de forma cada vez mais acertada. Quanto à reclamação do leitor Ricardo B. de Castro, informamos que esse procedimento é adotado editorialmente pelas melhores revistas do mundo e constitui um recurso muito útil de diagramação.
As polêmicas declarações de Milton Cooper
Fiquei estarrecido em saber dos problemas que vocês estão enfrentando em virtude de terem publicado na UFO 10 os relatos do norte-americano Milton William Cooper. Isso é no mínimo uma incoerência por parte de pessoas que não têm uma gota de espírito público e principalmente científico. É lamentável que isso ocorra num país que dizem ser democrático.
Edson José da Silva,
R. Francisco Nappl 213, 88110
São José (SC)
Parabéns aos ufólogos William Moore e James Hurtak pelo debate sadio e Imparcial que têm realizado sobre as declarações de Milton Cooper, na UFO 14. Parabéns à revista por persistir nesse assunto, buscando sua elucidação. Só espero que os ufólogos brasileiros tomem posição quanto a isso, pois não os tenho visto debatendo o caso.
Andréa Barros,
Caixa Postal 1375, 79100
Campo Grande(MS)
• O leitor Edson José (e muitos outros que nos escreveram ou telefonaram) pode ficar tranqüilo: os debates sobre Cooper prosseguirão, e cada vez mais acalorados, pois temos que conhecer todos os lados desta fascinante questão, principalmente os novos dados que nossa Equipe trouxe dos Estados Unidos, após manter contatos pessoais com Cooper. Não serão “estas pressões” que nos farão calar; pelo contrário, ainda daremos muito trabalho para essa gente que representa “forças ocultas e inconfessáveis”.
UFO 13, quedas de UFOs e mutilações de animais
Acompanho UFO desde seus primórdios, mas estou escrevendo para elogiar a reportagem sobre a queda dos UFOs de sua 13º edição: achei a melhor reportagem que li nesta publicação, sem querer diminuir as outras, também muito bem feitas.
Marcelo de Oliveira Souza,
Av. D. João VI. 02/809. 41940
Salvador (BA)
Acho lamentável que alguns pesquisadores insistam na face negativa do Fenômeno UFO (seriamente abordada em UFO 13). Parece-me bastante claro que os males causados pelos ETs aos seres humanos são efeitos “colaterais” generalizados de seus mecanismos de defesa. Nós não somos suas cobaias, pois “eles” estão, na realidade, fazendo uma pesquisa necessária e compreensiva de nossa raça.
Fábio Cavalcante Moraes,
R. Alm, Ary Rangel 252. 21321
Rio de Janeiro (RJ)
• A descrição e o comportamento dos ufonautas observados na Terra podem ser conhecidos através da recém-lançada edição nº 1 da Coleção Biblioteca UFO.
Os erros, os acertos e o preço de capa de UFO
Gostaria de expressar minha admiração e respeito pelo trabalho que empreendem. Reconheço ser esta uma árdua tarefa, e por duas razões primordiais: o baixo poder aquisitivo da grande maioria da população, o que é um empecilho ao estudante de Ufologia, haja vista a necessidade em atualizar-se através da imprensa especializada; e, a nível mais subjetivo, fato de o interesse do brasileiro intelectualizado por este tipo de literatura estar decaindo gradativamente nos últimos anos. Assim, e realmente louvável a atitude daqueles que, não obstante os problemas atuais, procuram manter acesa a tênue flâmula a que se reduziu a Ufologia Brasileira, ostentando hoje um limitado número de pesquisadores sérios. Prossigam em sua empreitada. Creio que, no futuro, ela nos será valiosa!
Guilherme Guimarães Feliciano,
R. Major Zanani 135. Santa Clara, 12080
Taubaté (SP)
Falar bem ou mal de UFO não vai torná-la melhor, assim como reclamar de seu preço não vai torná-la mais barata. Conheço a reputação de sua Equipe e sei que tem feito o possível para termos uma revista competente. Torço para que um dia possamos compará-la à grandes revistas, como Mas Alla ou II Giornale Del Misteri, mas tudo é uma questão de tempo… E, em se tratando de Brasil, o tempo e maior ainda!
Roberto Carlos Silva,
Av. Brasil 1134, 08715
Mogi das Cruzes (SP)
Gostaria de fazer uma observação: UFO tem sido publicada com significativos erros de Português, o que deprecia – e muito – o alto nível do assunto que aborda e da própria publicação. Outra coisa que tenho que dizer é que considero o preço de UFO particularmente muito caro, se considerado com o de outras publicações. É óbvio que não deixo de comprá-la todos os meses, pois está excelente no resto. Pensem nisso!
Julio Cesar T Cavalcante,
Rua Mons. Pinho 456/ 203, Santa Izabel. 20569
Rio de Janeiro (RJ)
Desejo parabenizar a Equipe de UFO pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo na pesquisa da Ufologia. Li pela primeira vez esta publicação e fiquei maravilhado com seus textos. De imediato, fiz assinatura da revista e quero ser não só um correspondente, mas também um colaborador dessa iniciativa, afim de narrar fatos que tenho conhecimento e experiências adquiridas.
David Moraes da Costa,
R. Francisco Pellegrino 204. 55406
Jaqueira (PE)
• De fato, UFO ainda sai com vários erros de Português em cada edição, e por diversas razões além de nossa programação ser estrangeira. Entre elas a falta de pessoal para realizar determinadas tarefas editoriais e a necessidade de mantermos médias mínimas de periodicidade, o que nos faz optar por lançar a revista mais assiduamente e, infelizmente, por enquanto, manter alguns de seus defeitos.
Informação aos leitores
Esta edição de UFO, de número 15, chega às bancas e aos assinantes com significativo atraso. Isso se dá em decorrência de vários motivos, mas principalmente devido à viagem de nossa Equipe aos Estados Unidos, para participar do Congresso Mundial de Ufologia, no início de maio. Bem antes disso, este número da revista já estava pronto e aguardando tão somente a impressão gráfica para ser lançado, o que seria feito quando retornássemos de viagem.
Entretanto, ao regressarmos dos EUA, avaliamos que a matéria mais importante e prioritária, no momento, para ser abordada nesta edição era justamente a que descrevia o evento ocorrido naquele país (além de outro, o UFO Expo West), por representar um verdadeiro marco na Ufologia Internacional – na uma opinião unânime dos 30 especialistas mundiais que se reuniram no Congresso, no Arizona. Assim, passamos a reformular completamente toda a parte editorial e gráfica de UFO 15, página por página, refazendo-a por completo. Disso, infelizmente, resultou tamanho atraso.
Mesmo assim, o leitor verá que valeu a pena aguardar, pois esta edição aborda detalhada e minuciosamente todos as conferências, os debates, os lances de bastidores e cada um dos principais momentos do Congresso que mudou a forma de se discutir a Ufologia. Esta edição é um relato completo da viagem de nossa Equipe; as próximas conterão, uma a uma, todas as principais conferências do Congresso Mundial e os mais importantes temas apresentados nos debates – e sairão dentro da previsão, sem atrasos!
Procuramos tradutores
A Revista UFO está procurando voluntários para traduzir textos para publicação. Todos os interessados que falem um ou mais Idiomas estrangeiros (qualquer idioma) podem escrever ao endereço abaixo para receber instruções. A cada mês, UFO recebe centenas de artigos, estudos, teses, matérias em geral, procedentes de dezenas de países. Todo esse material precisa ser traduzido para utilização na revista. Assim, se você quer participar de nosso Corpo de Colaboradores, como tradutor, você terá a chance de conhecer, em primeiríssima mão, assuntos que só serão publicados na revista dentro de vários meses. Em troca de seus serviços, você ainda ganha uma assinatura gratuita de UFO, vitalícia!
A. J. Gevaerd, editor.