O Brasil pode se considerar um país privilegiado em matéria de Ufologia, pois possui pelo menos uma revista especializada no assunto e de circulação regular. Estamos falando da UFO, naturalmente. O mesmo não ocorre, entretanto, com outros países mais avançados: Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Japão, por exemplo, não possuem nada semelhante à nossa UFO, mas apenas pequenas publicações de grupos e de circulação muito restrita. Hoje, não existe mais do que umas 5 ou 6 revistas regulares sobre o assunto em todo o planeta, ao contrário de 1960. por exemplo, quando existiam centenas.
Nos Estados Unidos, país onde a questão è indiscutivelmente mais avançada e mais publicamente difundida – existem centenas de organizações já, algumas com milhares de filiados era de se esperar que houvesse no mínimo uma dúzia de revistas especializadas em Ufologia, a exemplo de como era nos anos 60, quando o assunto UFO “explodiu” publicamente. No entanto, hoje, os EUA têm tão somente uma única publicação, que por sinal é nossa xará: UFO. Mas, a revista ocupa dignamente o lugar de todas as que deixaram de circular no passado, não perdendo em gênero e grau para qualquer uma das extintas. A UFO americana, que formalmente se chama “UFO Califórnia”, é um veículo novo, com 4 anos de idade e algumas poucas dezenas de edições lançadas, mas já conta com significativo prestígio nos EUA e em outros países onde circula.
Por defender posições assumidas quanto à maioria dos assuntos que trata, a UFO americana ganhou terreno, tanto que, após seu lançamento, redefiniu o perfil da Ufologia norte-americana. Por exemplo, a revista condena veementemente figuras como John Lear e Milton Cooper, mostra publicamente as irônicas controvérsias do caso Gulf Breeze, ataca radicalmente organizações pseudo-místicas formadas por malandros em busca de lucros, além de combater todas as formas de exagero na pesquisa Ufológica. Por tais requisitos, nossa xará é, sem dúvidas, uma excelente publicação, que realmente vale a pena ler mensalmente.
Por sorte a revista já pode ser encontrada em muitas bancas do Brasil, em especial aquelas mais sofisticadas de bairros elegantes e aeroportos, que oferecem publicações estrangeiras. Quem não a encontrar assim ainda pode escrever para sua diretora de redação e pedir uma assinatura: UFO Magazine, 1800 S. Robertson Blvd.. Box 355, Los Angeles, CA Zip 90035, EUA.
Surge uma nova revista paracientífica
O Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU), conhecida entidade curitibana que se dedica a organizar eventos nacionais e Internacionais sobre Ufologia, acaba de anunciar o lançamento, para o próximo mês, de uma nova revista sobre temas paracientíficos e esotéricos (além de ufológicos, é claro): revista Realismo Fantástico. Os interessados já podem obter informações e fazer assinaturas através do endereço a seguir: NPU, Caixa Postal 1366, 80001 Curitiba (PR), fone (041) 222-1385.