Ademar Eugênio de Mello
Agradeço à Revista UFO por publicar a entrevista com nosso querido e saudoso Ademar Eugênio de Mello, na seção Dialogo Aberto de UFO 124 [Um Ano Sem Nosso Grande Pensador]. Que falta enorme nos faz o Ademar, cujas palestras e artigos esclareceram tantas pessoas sobre o Fenômeno UFO e outros mistérios.
Angelita Farias Feres,
Rio de Janeiro (RJ)
É difícil imaginar a Ufologia Brasileira sem o ufólogo e pensador Ademar Eugênio de Mello. Ele deixou um legado indiscutível e uma riqueza de conhecimentos sem precedentes.
Juarez Acelino Uriarte,
por e-mail
Emocionei-me ao ler a reedição das entrevistas de Carlos A. Reis e Laura M. Elias com Ademar Eugênio de Mello, que a UFO havia publicado antes e compôs numa peça única, enriquecendo com trechos de correspondências pessoais trocadas entre ele e o editor A. J. Gevaerd. O resultado foi um texto que me fez lembrar tantas deliciosas palestras suas que assisti e quantos edificantes bate-papos tive com esse grande homem.
Áurea Sinestrini,
São Paulo (SP)
UFOs em Portugal
A Revista UFO chega a Portugal alguns meses depois de lançada no Brasil, mas ao ter observado a capa da edição de julho no Portal UFO [ufo.com.br], pedi a um amigo brasileiro que me enviasse. Fiquei maravilhado com o texto de Nuno Alves sobre nossos casos e acontecimentos mais interessantes. Se quisesse, o autor poderia usar um número muito maior de páginas com eles, de tantos e tão ricos que são.
Maria de Fátima Barroca,
Alenquer, Portugal
Até que enfim a Revista UFO volta suas atenções para a rica e diversificada Ufologia Portuguesa, brindando-nos com um ótimo texto do grande ufólogo lusitano Nuno Alves, Aliens em Portugal, na edição 124. Apenas gostaria de acrescentar que Portugal, assim como boa parte da vizinha Espanha, compondo a chamada Península Ibérica, tem áreas consideradas como as de maior incidência ufológica em toda a Europa.
Plínio Salgado Cortês,
Lisboa, Portugal
Ocorrências em Porto Rico
Parabéns ao correspondente internacional da Revista UFO em Porto Rico, o ufólogo e autor Jorge Martín. Sua coragem em denunciar fatos acontecendo em sua ilha e envolvendo militares norte-americanos é notória, visto a mesma ser praticamente “terra de gringos”, onde os Estados Unidos mandam e desmandam e até testam, para insatisfação de seus habitantes, suas armas biológicas e eletrônicas [Ocorrências Ufológicas em Porto Rico, UFO 124].
Enos Ariovaldo Soares,
Contagem (MG)
Toda a vasta área do Caribe é rica em casos ufológicos. Haja vista que o próprio Triângulo das Bermudas está na região para confirmar isso. São centenas de ilhas em dezenas de pequenos países que não têm acesso às informações ufológicas regulares, fazendo com que os casos ocorridos, quando conhecidos, estejam descontaminados de impurezas causadas pela grande mídia, tal como em algumas áreas do interior do Brasil.
Ricardo Miranda Tangará,
Osasco (SP)
A intenção dos ETs
Gostei muito do texto de Roberto S. Ferreira A Verdadeira Intenção dos ETs, de UFO 124. Compartilho com o autor a idéia de que há forças antagônicas no espaço, muitas delas em algum tipo de conflito ou disputa. E creio que, felizmente, temos aquelas raças cósmicas que manifestam simpatia pelo ser humano, a ponto de decidir protegê-lo.
Giuliana Menezes Strauss,
Vacaria (RS)
Ao afirmar que as mensagens de supostos seres extraterrestres através das ditas canalizações não são confiáveis, o estudioso Roberto S. Ferreira reforça a idéia de que a Ufologia precisa ser repensada, visto que boa parte das comunicações já estabelecidas com alegados seres espaciais se dão através deste método.
Íris Maria Avelar,
Sorocaba (SP)
Paul hellyer
Estou impressionado com as afirmações do ex-ministro Paul Hellyer, na seção Diálogo Aberto de UFO 123 [Ex-Ministro da Defesa Canadense Admite Crer em UFOs e Acusa os EUA de Acobertamento], especialmente quando garante que o governo norte-americano mantém um acobertamento de informações ufológicas que priva até mesmo seus parceiros de dados descobertos, e prepara a instalação de armas no espaço ao redor da Terra. Hellyer deve saber o que diz e não iria se expor caso isso não fosse verdade. É simplesmente estarrecedor o que governantes belicistas são capazes de fazer.
Manoel Aum Cesário,
Blumenau (SC)
Que pavor tão medonho têm as autoridades mundiais de revelar o que já sabem sobre a presença alienígena em nosso planeta. Será que descobriram que os seres extraterrestres têm um plano de dominação da Terra e pretendem se banquetear com seus humildes mortais? Ou apenas não revelam o que sabem por incompetência e ignorância? Incompetência por não saberem como fazer para revelar ao mundo uma verdade que ele deve conhecer. E ignorância por não verem o quão importante e significativo são para todos nós as informações que criminosamente detêm.
Marilu da Silva,
Paranavaí (PR)
Aliens dimensionais
Estou estarrecido com as reportagens da edição UFO Especial 45, em que o editor convidado Carlos Alberto Millan fala sobre espíritos e canalizações. Simplesmente, Millan – que tinha feito a melhor reportagem da história da UFO com o texto O Elo Entre Ufologia e Espiritualidade [Edição 91] –, fala agora impropriedades sobre Allan Kardec, Ramatís e Rodrigo Romo. O autor chega a dizer que Kardec era maçom, uma inverdade, sendo que ele, a princípio, sequer acreditava em espíritos e era cético, até ser convencido do contrário numa sessão das mesas que se movimentavam, quando constatou que havia algo de sério em toda aquela aparente trivialidade. O texto de Millan está cheio de disparates e incongruências.
Carlos Nascimento,
por e-mail
A edição UFO Especial 45 foi a melhor coletânea que já li sobre Ufologia. O editor convidado não chove no molhado e mostra uma faceta da fenomenologia ufológica que poucos estudiosos têm coragem de encarar. Além do que, Millan avança positivamente sobre terrenos escorregadios, tais como o espiritismo, considerados tabu pelos ufólogos. Parabéns eloqüentes por sua brilhante redação.
Nelson Aguiar Couto Neto,
Campina Grande (PB)
Flotillas mexicanas
Deus não me deu a honra de ser um ufólogo, mas como pesquisador, engenheiro, cientista e filósofo, após?três experiências pessoais com objetos aéreos estranhos à natureza e ao meio ambiente, resolvi estudar o Fenômeno UFO. Assim, chamou-me a atenção a afirmação do ufólogo mexicano Jaime Maussán, em entrevista concedida à UFO 112 [A Chave Para Entender os UFOs], quando diz que “…há uma necessidade urgente de mudarmos todos os nossos valores porque, se não o fizermos, acho que não haverá futuro para nós”. Concordo plenamente com Maussán: só uma intervenção externa nos salvará da morte prematura.
Claudio Vianna,
Salvador (BA)
Transcomunicação
Sonia Rinaldi está fazendo um trabalho muito sério e profundo com transcomunicação instrumental (TCI), a exemplo da entrevista por ela concedida na seção Diálogo Aberto de UFO 122, O Aguardado Contato com ETs Pode Acontecer Através da TCI. Ela nos deu uma lição quanto a diferença que pode existir entre a expectativa dos ufólogos e as intenções dos extraterrestres. As imagens de supostos ETs que ela mostra apresentam uma característica definida relacionada com a morfologia fractal: a figura principal é constituída de muitas imagens menores interpostas e sobrepostas. Essas imagens têm como base formatos antropomórficos. A mesma técnica foi utilizada na pesquisa do chamado Rosto Marciano, fotografado pela NASA na Planície de Cydonia, em Marte, assim como na tampa da tumba de Palenque, no México, na caverna francesa de Lascoux e nas imagens de Nazca, no Peru. Tudo isso faz esses casos serem excepcionais.
Cosme Peru,
por e-mail
Homens de preto
Gostaria de agradecer a vocês pela edição sobre os homens de preto (MIBs), do editor convidado Marcos Malvezzi Leal. Sempre tive muita curiosidade sobre o assunto e os parabenizo pela iniciativa. Compro todos os números da UFO por acreditar que o conhecimento ufológico precisa ser divulgado como qualquer outro assunto.
Lyuma Fernando,
por e-mail
Rods e orbs
Li os artigos sobre rods e orbs na edição 118 [Orbs: Naves Alienígenas, Sondas Ufológicas, Seres Dimensionais ou Espíritos?] e achei o assunto interessante. Comprei uma câmera digital e resolvi fotografar os fenômenos seguindo a sugestão dada pela Revista UFO. Vi que para fotografá-los era preciso esperar o Sol se pôr totalmente e quase escurecer, para obter bons resultados. Também testei no alvorecer e os resultados foram favoráveis. Achei que em tempo nublado não conseguiria nenhuma imagem, mas me enganei pois também obtive algumas.
Renato S. Cunha,
por e-mail
Revista UFO Digital
O software Revista UFO Digital, antes chamado Duas Décadas da Ufologia Brasileira – 22 Anos da Revista UFO é um trabalho ciclópico no âmbito da Ufologia Mundial. Não há nada parecido aqui na Espanha e nem no resto da Europa. Logicamente, continuo guardando e consultando as revistas antigas com muito carinho, pois ainda acho que as impressões em papel são insubstituíveis. Porém, o software é fundamental para nos levar a qualquer parte e para consultas rápidas através dos sistemas de busca e interatividade. Além disso, o Brasil é verdadeiramente uma “nação ufológica” e o material histórico que o software concentra é um dos maiores do mundo. Parabéns à Equipe UFO e ao Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) por essa nova contribuição.
Pablo Villarrubia Mauso,
Madri, Espanha
A Revista UFO acaba de nos fornecer o que considero uma fonte de pesquisa ufológica inesgotável! Organizado e fácil de usar, através do software Revista UFO Digital é possível encontrar praticamente de tudo na história desses 22 anos de estudos e pesquisas que a publicação mantém. Sem dúvida, um item necessário para quem pesquisa ou quer aprender mais sobre o assunto.
Claudio Schroeder Möller,
Porto Alegre (RS)
Parabéns pelo software Revista UFO Digital, que considero uma grande evolução. Acho que, daqui para frente, devemos ter as revistas em edições tradicionais impressas e em formato virtual, para que sobre espaço nas nossas estantes. O lançamento do produto foi uma ótima idéia, e aqueles que, como eu, foram assinante da UFO durante muito tempo, têm oportunidade de recuperar as revistas que faltam em nossas coleções.
Naldir Mariano da Fonseca,
por e-mail
Falta algo na UFO…
Sou leitor da UFO há muito tempo, pois acredito que?seja a única revista do gênero que trata o assunto com a seriedade que ele merece. O que lamento é a falta de concreticidade?em boa parte dos fatos. Sempre?– ou quase sempre – que temos algum fenômeno mais significativo, ele se dá?apenas a um determinado grupo de pessoas. Ao invés disso, seria interessante algo que pudesse ser documentado via satélite, em tempo real,?não deixando mais dúvidas sobre o assunto.?Se isso ocorresse, não?veríamos?mais as pessoas dizerem que?o Fenômeno UFO não existe, que é ficção, inverídico etc. Sinceramente, espero que os senhores não desistam da tentativa de tornar pública a verdade sobre o assunto.
Manoel Rosa de Mendonça,
por e-mail
Gosto muito da Revista UFO e também da UFO Especial, mas sinto que falta algo nela. Talvez mais páginas, talvez uma variedade maior de artigos e temas. Por que não publicam informações sobre astronomia, astrofísica e exobiologia, por exemplo, que são assuntos afins ao Fenômeno UFO?
Maria Helena Capilé,
Montes Claros (MG)
Os leitores comentam
Quero parabenizar toda a Equipe UFO pelo trabalho que vem sendo feito através das revistas UFO e UFO Especial. Também sou jornalista e fico muito satisfeita em compartilhar com vocês esse sucesso!
Cristina Frainer,
por e-mail
Tenho na UFO uma leitura obrigatória, pois acho imprescindível acompanhar o que acontece na Ufologia Brasileira e Mundial. Mas ela não é só isso: é também prazerosa. Faço da leitura da revista, quase todos os dias, mesmo repetindo artigos, um hábito saudável e que me faz muito bem. Sou uma pessoa esclarecida e feliz por vocês existirem.
Manoel Irmaud Sohaf,
Vitória da Conquista (BA)