O incidente envolvendo drones/UFOs ocorreu por volta das 19h, no dia 20 de dezembro, quando foi relatado que vários drones haviam entrado em uma zona de exclusão aérea sob jurisdição da base militar dos EUA. Como medida de precaução, a pista foi fechada imediatamente.
No entanto, após realizar uma inspeção minuciosa da área, o pessoal do aeroporto e as autoridades locais não encontraram vestígios dos drones ou de atividades suspeitas. Em resposta ao incidente, um voo da All Nippon Airways (ANA) do Aeroporto de Haneda foi forçado a permanecer no espaço aéreo. Devido ao consumo de combustível, a aeronave, que transportava mais de 150 passageiros, teve que desviar temporariamente para o aeroporto de Hiroshima para reabastecimento.
A situação normalizou por volta das 20h00, depois de se ter constatado que não existiam ameaças ativas. O voo da ANA conseguiu pousar em Iwakuni aproximadamente três horas depois do previsto. Como resultado, a partida do voo de regresso a Haneda também foi atrasada. Embora a polícia japonesa continue a investigar a origem dos drones, suspeita-se que o incidente possa estar relacionado com ataques semelhantes perto de bases norte-americanas e instalações sensíveis no Reino Unido, Alemanha, Portugal e na Costa Leste dos Estados Unidos, que gerou preocupação nos últimos meses
Observação: na tradução por IA, a palavra drones saiu como “boneca”.
Via CIFE