O Pentágono alerta que as instalações militares dos EUA estão vulneráveis à ameaça de drones.
A correspondente-chefe de segurança nacional da Fox News, Jennifer Griffin, reporta no programa ‘Special Report’ sobre o alerta do Pentágono a respeito dos riscos dos drones.
Registros policiais e imagens de vídeo recentemente divulgados contradizem as explicações oficiais sobre uma quase colisão entre um helicóptero da polícia britânica e objetos aéreos não identificados sobre uma base aérea dos EUA no ano passado, um encontro que as autoridades haviam anteriormente descartado como um avistamento rotineiro de um caça.
Vejo o vídeo no link abaixo:
https://www.foxnews.com/video/6375985470112
Segundo documentos obtidos pelo Daily Mail através da Lei de Liberdade de Informação do Reino Unido, o voo de 22 de novembro de 2024 obrigou um helicóptero EC135 do Serviço Aéreo da Polícia Nacional (NPAS) a realizar uma manobra evasiva de emergência após relatar que duas aeronaves em alta velocidade “alvejaram” e perseguiram a aeronave sobre a RAF Lakenheath, uma importante instalação militar dos EUA em Suffolk.
Os pilotos descreveram um mergulho acentuado para evitar uma colisão, enquanto os objetos igualavam sua velocidade, aproximadamente 165 nós (190 mph), por vários minutos antes de desaparecerem de vista.
Nick Pope, que anteriormente investigava UFOs para o Ministério da Defesa do Reino Unido, disse à Fox News Digital que o episódio mostra como os fenômenos aéreos não identificados , ou UAPs (do inglês Unidentified Air Fenômenos), evoluíram de uma curiosidade marginal para uma questão legítima de defesa e aviação.

“Este incidente perturbador ilustra perfeitamente por que a questão dos UAPs deixou de ser marginal e se tornou um tema central”, disse Pope. “Independentemente das crenças das pessoas, esta é uma questão séria de segurança de voo que exige atenção e ação urgentes.”
Pope enfatizou que rotular esses encontros simplesmente como “drones” pode obscurecer o que pode ser muito mais complexo.
” ‘Drone’ tornou-se uma abreviação conveniente para qualquer coisa inexplicável que as pessoas veem nos céus”, disse ele. “Então, realmente não sabemos com o que estamos lidando aqui.”

Ele acrescentou que a falta de compartilhamento de dados entre as agências e a tendência de minimizar os avistamentos podem agravar o perigo.
“Espero que não seja preciso uma tragédia para que algo mais seja feito”, disse Pope. “Há uma sub notificação crônica desse tipo de incidente, então a verdadeira dimensão do problema provavelmente é muito mais grave.”
Registros citados pelo Daily Mail indicam que a equipe da NPAS classificou o encontro como uma “perseguição não provocada” pouco depois das 22h, enquanto patrulhava perto da base.
“Eles tiveram que realizar um mergulho de emergência e descreveram que foram perseguidos durante o mergulho por dois drones que acompanharam sua velocidade… e então os perseguiram por vários minutos para fora da área”, afirma um dos registros policiais.
Outro relato indica que os pilotos “sentiram que drones os haviam atacado e os perseguiram a aproximadamente 140 nós [161 mph]”.
Relatórios policiais adicionais, entre 20 e 22 de novembro, registraram aproximadamente 20 avistamentos de drones nas bases aéreas da RAF Lakenheath, RAF Mildenhall e RAF Feltwell. Os registros descreveram “10 a 15 drones… potencialmente entrando no espaço aéreo das bases” e informaram que as aeronaves foram temporariamente impedidas de voar após cruzarem as rotas de voo.
Veja o vídeo no link abaixo
https://www.foxnews.com/video/6375985470112
Uma testemunha que usava óculos de visão noturna relatou ter visto “cinco ou seis drones” perto da rodovia A1065, enquanto outra descreveu “objetos grandes e imóveis — como Tic Tacs — não são pássaros”.
Uma fonte militar britânica que assistiu ao vídeo infravermelho completo de 30 minutos do helicóptero disse ao Daily Mail que as imagens mostram “drones imitando os movimentos do helicóptero” e realizando uma manobra em “saca-rolhas” impossível para um F-15.
“No vídeo de 30 minutos com áudio do piloto, ninguém menciona os F-15”, disse a fonte. “Eles só falam dos drones… basicamente forçando-os a sair da área.”
Apesar dos múltiplos avistamentos, o Conselho de Investigação de Acidentes Aéreos Britânico (Airprox Board), responsável por investigar incidentes que quase resultaram em colisão, concluiu em seu relatório final que a tripulação confundiu as luzes de um F-15 da Força Aérea dos EUA que operava nas proximidades. Os dados de radar mostraram que o helicóptero e o jato chegaram a ficar a menos de 518 metros (1.700 pés) de distância, e o conselho não relatou outros avistamentos.
O detetive aposentado Mike Morgan disse ao Daily Mail que estava frustrado com o silêncio das autoridades.
“Há uma série de pontos de interrogação sobre o que aconteceu em novembro de 2024”, disse ele. “Tenho me deparado repetidamente com tentativas das autoridades de evitar responder até mesmo às perguntas mais básicas. … O que há de tão secreto nessa investigação?”
O meteorologista do setor de defesa, Stuart Onyeche, disse acreditar que tanto o F-15 quanto o helicóptero da polícia estavam reagindo a sistemas não tripulados na área.
“Estou inclinado a confiar nos detalhes iniciais e na avaliação dos pilotos experientes de helicóptero”, disse Onyeche ao Daily Mail. “É inegável que um F-15 também estava nas proximidades… mas a questão em aberto é qual era a missão desse caça ou o que ele deveria procurar.”
O Daily Mail observa que o caso de Lakenheath ocorreu em meio a semanas de relatos semelhantes de incursões de drones perto de bases militares americanas em Nova Jersey, no nordeste dos Estados Unidos e no exterior.
A publicação também cita um relatório conjunto do FBI, do Departamento de Defesa e da NASA alertando que os sistemas de detecção e interferência “falharam” em impedir drones avançados, incluindo um grande enxame sobre a Base Aérea de Langley, na Virgínia, em dezembro de 2023, que foi mantido em segredo até ser revelado pelo The War Zone em março de 2024.
Pope afirmou que incidentes recorrentes como o ocorrido em Lakenheath, combinados com a transparência limitada por parte das autoridades, apontam para uma lacuna crescente na forma como os governos lidam com atividades aéreas não identificadas e que, sem melhores relatórios e coordenação, o risco para a segurança aérea só continuará a aumentar.




