Apenas algumas semanas atrás, o site The Black Vault garantiu uma liberação parcial do relatório secreto ufológico entregue ao Congresso em 25 de junho de 2021. Agora, documentos recém-divulgados do Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO) lançam luz sobre suas contribuições para esse relatório e para o esforço da pesquisa dos UFOs em andamento por vários cantos da comunidade militar, governamental e de inteligência dos Estados Unidos.
A solicitação da Lei de Liberdade de Informação (FOIA) foi enviada ao NRO pelo Black Vault em 22 de julho de 2021. Foi registrada como F-2021-00164 e enviada na caixa de e-mail do diretor do NRO, Christopher Scolese. Especificamente, a mensagem buscou o seguinte: “(…) uma cópia de todos os e-mails, enviados de/para | bcc/cc’d diretor do Escritório Nacional de Reconhecimento, Christopher J. Scolese, que contenha as frases e palavras-chave: “Unidentified Aerial Phenomena” e/ou “Aerial Phenomenon” e/ou UAP e/ou UFO e/ou “Unidentified Flying Objects” e/ou UAPs e/ou UFOs e/ou “UAP Task Force.”
A solicitação buscou todos os e-mails e quaisquer anexos nos níveis não classificado e classificado. O resultado foi uma pequena pilha de documentos, a maioria no nível ultrassecreto. A maior parte do que foi divulgado foi um e-mail com o assunto “Status das ações relacionadas a UAPs”, enviado em 09 de junho de 2021, apenas algumas semanas antes do pedido de FOIA do Black Vault ser arquivado. O e-mail foi escrito por Thomas B. Bowman, que foi revelado nos documentos divulgados como o “Ponto de Contato” oficial do NRO para os esforços vinculados à Força-Tarefa UAP. Este e-mail, originalmente classificado no nível ultrassecreto, foi enviado ao diretor Scolese, mas também ao doutor Troy E. Meink, vice-diretor principal do NRO, e ao major-general Michael A. Guetlein, vice-diretor do NRO.
Este e-mail dividiu várias informações e aqui estão algumas delas. Primeiro, desmembrou “três esforços” que Bowman queria destacar. É revelado pela primeira vez que a contribuição do NRO totalizou quatro parágrafos de informação dentro do relatório UAP classificado de 17 páginas. O segundo “esforço” é totalmente redigido por razões de segurança nacional, mas o terceiro revela que o Inspetor-Geral do Departamento de Defesa (DoD/IG) entrevistou vários oficiais da Diretoria de Integração da Missão do NRO (MID). Isso estava vinculado à avaliação do Inspetor-Geral do DoD sobre o tratamento e a resposta ao tópico UFO, lançado em maio de 2021.
Para acessar os documentos recém liberados, clique aqui.
Fonte: FOIA
Outra parte do e-mail detalha a entrada do NRO para o relatório final da Força-Tarefa UAP secreta ao Congresso. A mensagem afirma que o NRO teve que assinar a versão final do relatório, aprovando assim suas contribuições, e este e-mail divulgado também revelou algumas das contribuições ultrassecretas uma vez classificadas para o relatório. A principal conclusão, embora facilmente assumida antes deste lançamento, solidifica o envolvimento da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial (NGA) com o sistema de coleta de inteligência geoespacial (GEOINT) e da Agência de Segurança Nacional (NSA) com o sistema de coleta de informações ou inteligência (SIGINT), coletados para o esforço de pesquisa dos UFOs. O envolvimento de ambas as agências indica que os satélites espiões americanos e as comunicações interceptadas desempenham um papel no desvendar do mistério dos UFOs.
Embora uma grande parte do e-mail permaneça nos níveis ultrassecreto e secreto e seja fortemente redigida como resultado; outra seção que não estava oculta revela pequenos detalhes sobre o projeto DoD/IG UAP e o envolvimento futuro do NRO. Conforme o documento, o DoD/IG iria fazer uma “chamada de dados” para o NRO cerca de duas semanas depois que o e-mail foi escrito. Isso indica muito mais envolvimento do NRO no esforço do DoD/IG, mas não está claro o que a “chamada de dados” implicaria.
Após este e-mail foram 10 páginas negadas no total, principalmente retidas por razões de segurança nacional sob a isenção (b)(1). Essas páginas podem ser o detalhe dessa “chamada de dados” ou algo completamente diferente. Podemos apenas especular sobre o que foi retido. Essa solicitação gerou vários documentos arquivados pelo Black Vault, para construir este caso. Os resultados, quando disponíveis, serão divulgados prontamente.