Nos últimos dois anos, o site The Black Vault perseguiu um documento interno da Marinha norte-americana que fazia referência a um relato de Fenômenos Aéreos Não Identificados de algum tipo, mas havia poucos detalhes para prosseguir. No entanto, após várias solicitações via FOIA (Lei de Liberdade de Informação), e depois de lutar contra uma negação inicial falsa de “sem registros” para obtê-lo, o registro foi finalmente liberado.
O documento revelou um relatório até então desconhecido para membros da equipe do Comitê de Serviços Armados do Senado por um piloto de um caça F/A-18 que encontrou um UFO enquanto operava no espaço aéreo na costa leste dos Estados Unidos. Esse relatório, junto com o encontro específico em si, parece nunca ter sido revelado ao público em geral antes. Em junho de 2019, o Black Vault lançou vários e-mails de dentro da Marinha dos Estados Unidos relativos a UFOs. Obtido de acordo com a FOIA, um pedido em particular especificava uma busca em e-mails enviados de ou para o porta-voz do Subchefe de Operações Navais para Guerra de Informação, Joseph Gradisher. Nesses e-mails, havia uma referência a um “e-mail semanal” interno do Escritório de Assuntos Legislativos (OLA), que falava de um relatório sobre um UFO para funcionários do Senado, mas os detalhes sobre esse relatório eram escassos.
Para rastreá-lo, o Black Vault entrou com um pedido de e-mail semanal do OLA, que foi marcado como caso da Marinha FOIA DON-NAVY-2019-008880. Estranhamente, isto gerou uma resposta “sem registros”, apesar de haver uma série de referências a ele em mensagens já divulgadas. Essas referências provaram que ele existia, mas o porquê da Marinha não o ter encontrado originalmente e, finalmente, dar uma resposta “sem registros” no primeiro caso, é desconhecido. O tempo havia expirado para que o Black Vault apresentasse um recurso FOIA naquele caso (devido a restrições de tempo e pesquisas adicionais necessárias para adequadamente formular), mas um novo pedido foi feito com mais informações, na esperança de obter o documento lançado.
Depois de mais de dois anos desde que o pedido original foi enviado, o semanário OLA foi finalmente liberado sob o caso da Marinha FOIA DON-NAVY-2021-010546, arquivado em setembro de 2021. O registro revelou que, em 16 de janeiro de 2019, um “(…) piloto de um caça F/A-18 do esquadrão VFA-103, reuniu-se com Membros de Serviço Profissionais (PSMs) do Comitê de Serviços Armados do Senado (SASC).” A mensagem semanal do OLA declarou: “PSMs do SASC têm interesse contínuo em interceptações de veículos aéreos não identificados que ocorreram no espaço aéreo operacional na costa leste dos Estados Unidos, e [CENSURADO] deu um resumo detalhado sobre seu encontro pessoal.”
O VFA-103, apelidado de The Jolly Rogers, está localizado na Naval Air Station Oceana em Virginia Beach, Virginia. Atualmente, eles voam a variante de dois assentos da mais nova aeronave de combate de ataque da Marinha, o F/A-18F Super Hornet, mas voaram várias aeronaves desde que foi estabelecida pela primeira vez em 1952. Embora a revelação sobre um encontro com um UFO por um piloto dentro do VFA-103 seja nova, sua base natal, NAS Oceana, já conhece os encontros com objetos desconhecidos. Em maio de 2020, Tyler Rogoway e Joseph Trevithick escreveram um artigo para a seção The War Zone do site The Drive sobre encontros navais com UFOs. Os esquadrões NAS Oceana VFA-11, VFA-143 e VFA-106 foram todos mencionados no artigo escrito pelo The War Zone como tendo vários encontros com UFOs. No entanto, os relatórios nunca mencionaram o VFA-103.
Assista acima à uma transmissão de John Greenewald Júnior sobre sua busca por tal documento.
Fonte: The Black Vault Originals
Conforme observado pelo The War Zone, provavelmente existem muitos relatórios ainda não divulgados pela Marinha, e esta recente revelação sobre um incidente VFA-103 que foi contado a membros da equipe do SASC é uma que pode ser adicionada a essa lista. O The War Zone escreveu: “Estes são os únicos oito relatórios de perigo ou incidente de voo que cobrem encontros da aviação naval com objetos não identificados, balões e quaisquer outros objetos semelhantes em qualquer lugar que apareça no Sistema de Segurança Ativado pela Web (WESS) Aviation Mishap and Hazard Reporting System (WAMHRS), de acordo com o Centro de Segurança Naval.”
“Isso é imediatamente curioso, dados extensos relatórios anteriores, incluindo do The War Zone, citando pilotos da Marinha, dentro e fora do registro, que disseram que esses tipos de avistamentos sobre o Atlântico ocorreram com frequência entre 2014 e 2015.” Embora nenhum detalhe do encontro real tenha sido revelado, a mera menção dele é uma pequena peça para um quebra-cabeça ainda maior, que ainda não foi totalmente montado. A Marinha dos Estados Unidos tem falado abertamente sobre os encontros com UFOs em geral, junto com o problema contínuo que eles representam, mas raramente falam sobre eventos específicos como esses.
Dentro desta mensagem semanal da OLA, o novo caso abrirá caminho para que sejam dados entradas de novos pedidos via FOIA (alerta de spoiler: eles já foram enviados) e, esperançosamente, pelo menos uma nova testemunha aparecerá. Mas eles irão? E o novo encontro ufológico que foi extraordinário o suficiente para ser informado aos PSMs do SASC será revelado? Podemos não ser capazes de responder a essas perguntas no momento, mas com cada peça do quebra-cabeça vindo à tona, talvez, um dia, iremos.