O documentário foi dirigido pelo cineasta norte-americano James Fox, com produção do brasileiro Marco Aurelio Leal, consultor da Revista UFO, e trouxe à tona uma das figuras mais importantes do Caso Varginha, Vitório Pacaccini. O investigador publicou um livro sobre o incidente e foi inclusive alvo de um inquérito policial militar. Além da volta de Pacaccini, o filme traz informações atualizadas de novas testemunhas do Caso Varginha, após colheita de depoimentos inéditos que lançam uma nova visão sobre os acontecimentos daquele 20 de janeiro de 1996.
O cineasta James Fox traz uma das histórias mais incríveis da Ufologia Brasileira no formato de um documentário americano, cujas avaliações internacionais vem sendo enormemente positivas. O evento, ocorrido em 1996 em Varginha, Minas Gerais, envolveu uma sequência de acontecimentos que vão desde a aparente queda de um UFO até testemunhas tendo contato com uma das criaturas. O que se seguiu foi uma operação militar acirrada, inclusive com resgate dos seres. Tudo isso está no filme, cujo título original é “Varginha: The Roswell of Brazil”, sequência de Fox para “The Phenomenon”, outra megaprodução.
Potenciais encontros extraterrestres
O documentário, que saiu no Brasil com o título “Momento de Contato”, vai abordar potenciais encontros extraterrestres com humanos e vai relatar o Caso Varginha sob a perspectiva dos moradores e das testemunhas que tiveram o encontro próximo com um dos seres, descrito como “cabeçudo, de pele oleosa e olhos vermelhos.”
Na época dos acontecimentos, Varginha foi isolada por equipes militares e, como resposta, as duas criaturas foram capturadas. O policial militar local Marco Chereze capturou um dos seres e morreu em circunstâncias misteriosas apenas três semanas depois.
Cena do depoimento do “Militar-X”, do Exército Brasileiro, que teve envolvimento na operação de transporte dos ETs.
Um ilustre investigador do caso vem à tona
Repórter local Nyei Nadeia relata quando foi barrado por dois caminhões do Exército que efetuava o acobertamento militar dos fatos.
O documentário de James Fox apresenta entrevistas com testemunhas civis e militares que se envolveram com os fatos em 1996, trazendo novidades sobre essa importante história. Um ponto de relevância do filme é a participação surpreendente de Vitório Pacaccini, um dos principais pesquisadores do episódio, que se tornou recluso após os fatos a agora reaparece para contar o que descobriu. “São fatos estarrecedores”, diz. Pacaccini é o autor do livro “Incidente em Varginha – Criaturas do espaço no Sul de Minas”. A publicação foi a primeira a tratar o caso e incluía depoimentos de militares, ufólogos, reportagens de jornais locais e até uma sindicância interna do Exército.
Pacaccini foi alvo de um Inquérito Policial Militar (IPM) aberto pelo Exército, mas terminou inocentado. O inquérito concluiu que o caso não havia passado de um grande mal entendido, e que a criatura avistada pelas meninas seria, na verdade, um morador da cidade. Segundo o ufólogo Marco Petit, “(…) os militares que comandavam o procedimento policial optaram por apresentar, dentro dos autos, o autor do livro simplesmente como uma pessoa ingênua, incompetente, que havia dado credibilidade a pessoas e fatos inverídicos ao escrever seu livro.” Alguns anos após a publicação do livro, Pacaccini “desapareceu dos holofotes” e não falou mais sobre o caso. Chegou-se a criar páginas nas redes sociais em busca do paradeiro do ufólogo. E agora, ele retorna com informações incríveis.
O editor da Revista UFO A. J. Gevaerd em entrevista sobre o Caso Varginha a James Fox. “Varginha é um dos maiores segredos militares do Brasil.”
O documentário terá seu lançamento nacional exclusivamente no cinema do Sorocaba Shopping, na cidade de Sorocaba (SP) nos dias 22 e 23 de outubro. Entre os entrevistados do documentário também estão o coeditor da Revista UFO Marco Antonio Petit, o próprio Marco Aurélio Leal e o editor da UFO A. J. Gevaerd.
Prefeito de Varginha Vérdi Lúcio Melo diz levar o caso a sério. “O que aconteceu é algo de muita gravidade.”
Confira a tão aguardada estreia e saiba todos os detalhes de um dos casos mais intrigantes da Ufologia Brasileira e Mundial. Presenças especiais também de Fred Morsch, João Marcelo Marques Rios e o próprio James Fox (por vídeo).
O morador de Varginha Ruber Ladeira relata o bloqueio militar que houve no bairro Jardim Andere, no dia 20 de janeiro de 1996, dia da captura dos seres extraterrestres.
Quando e onde?
Dias 22 e 23 de outubro, às 16h00 no Sorocaba Shopping Center.
Endereço: Av. Dr. Afonso Vergueiro, 1.700, Sorocaba.
Garanta sua vaga com antecedência, porque o documentário promete fazer sucesso!
Ingressos e informações: (15) 97404-4358 ou clique aqui.
Assista acima ao trailer do documentário Momento de Contato.
Fonte: 1091 Pictures