Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Discos voadores e deuses também na Grécia Antiga
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Discos voadores e deuses também na Grécia Antiga
Artigos

Discos voadores e deuses também na Grécia Antiga

Nossa civilização está assentada sobre alguns importantes valores, como a ciência, a filosofia, a democracia e a busca constante pelo entendimento do mundo. Mas eles não foram construídos por nós, sendo uma herança deixada por grandes mentes da Grécia Antiga, talvez o maior arsenal de gênios que a humanidade tenha conhecido. Teriam os extraterrestres algo a ver com isso?

Ultima atualização: 23 de dezembro de 2016 13:28
Por
Magdalini Knak
Envie!
Envie!
258689cd1333471536346ad9bc62cc081527281266
A famosa Acrópole, em Atenas, construída pelo grande estadista, orador e general Péricles, que levou a democracia grega de uma forma limitada para outra mais ampla
Créditos: ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA

Relatos incríveis feitos bem antes da Bíblia falam de estranhos avistamentos no céu, no mar e também sobre entidades que acompanhavam e aconselhavam figuras históricas, hoje entendidas como mitológicas. Chama a atenção a forma como aqueles que a história conhece como gênios gregos cuidaram de legar à humanidade com princípios que até hoje seguimos e que regem boa parte de nossa ciência. A civilização ocidental, como a conhecemos, foi construída na Grécia Antiga e exportada para todo Império Romano. Sua influência nos dias atuais é semelhante à dos genes maternos, pela forma como está entranha em nossa linguagem e na percepção que temos do mundo. A antiga língua grega modificou-se, mas ainda coexiste com a moderna e subexiste nas designações científicas. Para se entender uma tradução do idioma, é preciso buscar não somente o léxico, mas também na história.

Em uma dessas traduções, a da Ilíada, de Homero, há um trecho em que um capitão de navio, função que em grego antigo chamava-se kuberneticós ou cibernético, relata a visão de fogueiras sobre o mar em um lugar onde não havia embarcação alguma. Imagina-se que para um grego, em aproximadamente 1.200 a.C., não havia parâmetros para entender luzes, a não ser aquele das fogueiras.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Gênios

O poeta Hesíodo, que viveu entre 800 a.C. e 700 a.C., escreveu Theogonia, poema também conhecido como A Genealogia dos Deuses, no qual descreve quem era filho de quem e quais as designações de cada deus — todos eles tinham natureza superior à humana e a fascinação grega pela perfeição, imortalizada nas esculturas, buscava assemelhar os homens aos deuses. Mas que deuses eram aqueles que interagiam com os humanos e até tinham filhos com eles?

crédito: NATIONAL HELLENIC MUSEUM

t4587658

Um relato bastante conhecido e que não deixa nenhuma dúvida é mencionado pelo romano Titus Livius em sua história da fundação de Roma, desde o ano 753 a.C. até a Era Cristã. O livro XXIII da obra Desde a Fundação da Cidade descreve o cerco de Alexandre, o Grande, à cidade de Tiro, em 332 a.C., quando “escudos voadores” passavam sobre as fileiras de soldados causando pânico — Alexandre entendeu que os deuses estavam ao seu lado e tomou a cidade quase sem resistência.

Assunto relacionado:  UFOs na Antártida repete no Brasil o sucesso que teve na Argentina

O que mais assombra o homem moderno é pensar como tantos filósofos, matemáticos e pensadores brilhantes nasceram todos em uma mesma região e no curto espaço de tempo de umas poucas gerações. Em muitos de seus escritos são relatados contatos com deuses e musas que os inspiraram, orientaram e até ajudaram em batalhas. Um exemplo pouco lembrado é o do filósofo grego Parmênides, nascido em 530 a.C. Em fragmentos de sua obra Sobre a Natureza ele descreve uma viagem em um carro puxado por duas éguas e impulsionado por helíades, filhas de Hélio, o Sol. Ele é então recebido pela deusa Diké, da Justiça, que lhe expôs tudo sobre a natureza — esse tudo seria a unidade do ser e das coisas e a revelação de que o mundo dos sentidos é uma ilusão. Revelação muito similar aos estudos atuais sobre física quântica.

Terra redonda

Outro importante pensador, filósofo e famoso matemático foi Pitágoras, nascido em 580 a.C. Por meio de seus cálculos, Pitágoras não apenas demonstrou que a Terra era redonda como também calculou o seu raio, o mesmo processo utilizado hoje para realinhar os satélites em órbitas. O matemático dizia que os planetas navegam em círculos, forma considerada perfeita. Inspirado pelas tais musas, concebeu a harmonia das esferas, que funciona como o som nas cordas musicais. Para Pitágoras, o efeito produzido por cada corda depende da tensão dela. Suas teorias podem ser comparadas à Teoria das Cordas da física atual.

O grande estadista, orador e general Péricles, construtor da famosa Acrópole, em Atenas, foi também o homem que levou a democracia grega de uma forma limitada para outra mais ampla. Ele viveu no que é conhecido como a Era de Ouro de Atenas e foi a maior personalidade política do século V a.C. Péricles é sempre retratado com um elmo, devido ao tamanho desproporcional da sua cabeça estranhamente alongada para trás. Sua mãe, antes de seu nascimento, sonhou que estava dando à luz a um leão. Ele, ao servir ao exército, mandou fazer o elmo sob medida, o qual nunca mais o tirou até sua morte.

Assunto relacionado:  Colher na superfície de Marte não passa de uma rocha

Sequer chegamos a mencionar os principais filósofos da época, Sócrates, Platão e Aristóteles, grandes gênios nascidos na mesma região, em tempo limitado entre 80 anos. Fabulosas personalidades, devotos dos deuses e orientados por eles, mudaram os rumos da ciência, da política, da filosofia e da vida humana. Uma concentração de gênios que nos faz pensar que os deuses gregos, afinal, cuidaram muito bem do futuro da civilização.

TÓPICO(S):Edição 241
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20250708 WA0005
Mais de 60 avistamentos de OVNIs foram relatados em NY no primeiro semestre de 2025
Notícias
cd181f12 d7c6 43c1 bac7 e8b491fcc9e3 1
Confirmado: Novas evidências sustentam que um OVNI foi abatido durante um teste nuclear em 1962.
Notícias
cd181f12 d7c6 43c1 bac7 e8b491fcc9e3
Um OVNI quase desencadeou uma crise nuclear? Palavras de quem entende do assunto
Notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura

Como era o terrível chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura
1033418bdd19ecb4c615d8c40fbb11f61571056044
ArtigosOperação Prato

Uma jornada ufológica na Amazônia

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura
fb39ab8068c2c07491179cdb23b261761585834211
ArtigosOperação Prato

A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Bob Pratt
Por Bob Pratt
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up