Um cientista da Terra do Fogo negou que um fenômeno extraterrestre ou bolas de fogo tenham destruído um bosque próximo a Ushuaia. Rogelio Acevedo, do Centro Austral de Investigaciones Científicas, explicou que se trata de um fenômeno natural conhecido pelos engenheiros florestais como “volteo”, que é uma espécie de tornado que arranca as árvores pela raiz. Dias atrás (em 14 de setembro) pessoas observaram no céu da Terra do Fogo algumas bolas de fogo com uma larga azul, que se viam cair ao sul do Glaciar Le Martial, próximo a Ushuaia (Argentina).
O caso, rodeado de grande mistério, acrescentou algo mais quando se descobriu uma área de 150 metros quadrados de bosque de lenha devastado, que em principio se julgou se tratar de suposta ação das bolas de fogo e objetos luminosos. Acevedo acrescentou que o engenheiro florestal Leonardo Coyado disse que no lugar observou que não havia nada de diferente sobre esse fenômeno natural que se produz em todo o mundo e onde há árvores, pela ação do vento, vão caindo como em efeito dominó.
Não obstante, Acevedo admitiu que “é raro que o “volteo” ocorreu quando na região não se registravam ventos, porém tão pouco foram encontrados fragmentos de meteoritos ou de satélites na área. “Mesmo que não encontremos restos de meteoritos ou de outra coisa, não podemos falar de nada estranho”. Texto traduzido por Atílio Coelho, da Equipe UFO.