O veículo robótico da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) pousou com sucesso em uma cratera de Marte na missão não tripulada que estudará detalhadamente a possibilidade de ter havido vida no planeta. A nave que carregava o robô Curiosity conseguiu fazer o veículo pousar no interior da cratera Gale por volta de 02h31 (horário de Brasília) com um conjunto inédito de procedimentos, usando um guindaste e cordas de nylon. Com a confirmação do pouso na cratera, de 154 km de diâmetro, a equipe da NASA em Pasadena, na Califórnia, celebrou com gritos e abraços o sucesso inicial da missão na qual muitos já trabalham há cerca de 10 anos.
A descida pela atmosfera do planeta, após uma viagem da Terra de 570 milhões de quilômetros, foi chamada de “sete minutos de terror” por conta das manobras de alto risco que reduziram a velocidade da nave de 20 mil km/h para apenas 1m/s, o que permitiu que as rodas do jipe-robô tocassem a superfície da cratera suavemente. O veículo deve executar a primeira fase de sua missão em 98 semanas, mas a expectativa é que continue suas pesquisas por cerca de uma década.
Geradores de plutônio têm capacidade de fornecer calor e eletricidade por pelo menos 14 anos para a missão. É um sistema de geração de energia diferente do de outras missões que contaram com painéis para geração de energia solar. O robô está equipado com ferramentas que podem, entre outras coisas, perfurar rochas e coletar amostras de materiais do planeta.
Os estudos do robô começarão em uma montanha localizada no interior da cratera. Ele irá subir a montanha e estudará as pedras ali sedimentadas ao longo de bilhões de anos. O veículo buscará indícios de substâncias que possam ter sido propícias à vida no planeta vermelho. Indícios da presença de água no passado de Marte foram detectados em estudos anteriores, feitos a partir de imagens do local.
Esta missão que enviou o jipe-robô Curiosity ao orbe custou US$ 2,5 bilhões. A primeira imagem em preto e branco enviada pelo jipe-robô e distribuída pelo Twitter pela NASA gerou reações variadas. “Obrigado por não terem usado Instagram”, disse um comentário no Twitter. Uma segunda usuária reagiu com mais emoção: “Uau! Isso é muito empolgante”. “Não dá para ver nada”, disse um terceiro. Imagens coloridas deverão ser divulgadas nos próximos dias.
Assista a emoção da equipe da agência espacial no momento de sucesso: Veja também:
O site oficial da missão e imagens em alta resolução
Após chegar em Marte, sonda será revisada antes de iniciar missão
Jipe Curiosity pousa em Marte e envia primeiras imagens
Saiba mais:
Fotos coloridas revelam vales esculpidos por enchentes em Marte
Névoa branca de poeira é flagrada na superfície de Marte
Seria possível um oásis de vida sob o deserto de Marte?
Fotos coloridas recentes mostram a sonda Spirit em solo marciano
Novas evidências sobre existência de oceano em Marte no passado
Imagens de Marte disponibilizadas em aplicativo da NASA
Cientista lança “guia turístico” sobre planeta Marte
Atmosfera marciana estaria sobressaturada de vapor de água
Movimento nas dunas de Marte foi claramente captado
Estudo indica que dunas de Marte se movimentam
O planeta Marte seria vermelho realmente?
Descoberto um grande vulcão extinto e deformado em Marte
Estudo sugere que Marte abrigou vida abaixo da superfície
Encontradas cavidades estranhas na superfície de Mercúrio
Novo enigma nas planícies esquecidas de Marte
Camada de ozônio em Vênus resgata debate sobre vida extraterrestre
Construção de base em cavernas na Lua é estudada por russos
Pesquisadores esperam estudar rochas mais antigas em Marte
NASA pode ter encontrado água em estado líquido no planeta Marte
“As crianças de hoje não voarão nos ônibus espaciais, mas caminharão em Marte”
Grandes enigmas de Marte desafiam os especialistas
Conheça nossos documentários exclusivos a respeito do assunto, clique sobre os títulos:
As Misteriosas Civilizações Marcianas (2005)
Descrição: A verdade sobre o Planeta Vermelho pode mudar a história da humanidade. Veja neste DVD informações científicas e históricas irrefutáveis de que o Planeta Vermelho já abrigou inúmeras formas de vida avançadas, hoje extintas. O que a NASA descobriu em Marte? Existiram realmente civilizações avançadas em nosso vizinho?
Por que, então, a agência espacial norte-americana insiste em negar as evidências? Estas são questões que não se calam desde que as misteriosas fotos de um rosto e de um conjunto de pirâmides foram tomadas sobre sua superfície, há mais de 20 anos. Segundo sustentam cientistas dissidentes da NASA, de fato Marte possuiu formas de vida inteligente em épocas remotas, hoje extintas.
Este documentário é uma investigação excepcional sobre os enigmas marcianos e ainda contém um bônus especial sobre seus monumentos e construções da planície Cydonia. O material, produzido com elevada qualidade técnica, oferece informações científicas e históricas irrefutáveis que podem mudar o destino da humanidade terrestre.
A Verdade Sobre a Lua (2009)
Descrição: Crateras misteriosamente iluminadas, torres, pirâmides e outras figuras inexplicadas no solo lunar denunciam que a verdade sobre o satélite continua oculta do mundo. O que os astronautas russos e americanos encontraram em nosso satélite e por que não revelaram ao mundo?
A Lua sempre representou, até ser conquistada, um grande mistério para a humanidade. Teria sido habitada? Teria sido visitada por outras espécies, assim como a Terra? E teriam tais civilizações construído bases em sua superfície? Estes são apenas alguns dos questionamentos que nosso satélite natural suscita. Porém, em vez de tê-los respondidos, sua conquista apenas aumentou as suspeitas de que russos e norte-americanos encontraram em nosso satélite coisas surpreendentes, que jamais revelaram ao mundo.
Crateras misteriosamente iluminadas, torres, pirâmides e outras figuras inexplicadas no solo lunar denunciam que a verdade sobre a Lua continua oculta, sendo conhecida apenas de poucos eleitos. Mas o que, enfim, os astronautas que caminharam sobre a superfície lunar encontraram? O que as inúmeras missões não tripuladas, satélites orbitais e sondas enviadas à Lua descobriram? E, finalmente, por que até hoje é mantido segredo sobre todos estes fatos?
Este documentário, premiado internacionalmente, mostra as razões para o insistente acobertamento de informações e apresenta imagens espetaculares obtidas de arquivos secretos da NASA, assim como depoimentos de seus técnicos, engenheiros e especialistas, que denunciam manobras de sigilo em torno das descobertas lunares. A Verdade sobre a Lua é a versão brasileira de Moon Rising, filme do cineasta norte-americano Jose Escamilla, descobridor dos “rods”. É a parte dois da série The Greatest Story Ever Denied, lançada no Brasil pela Videoteca UFO com o título UFOs: O Grande Desafio da Humanidade, em 2008. Nesta obra, um dos mais fascinantes documentários de todos os tempos, você encontrará as respostas para as perguntas mais contundentes sobre nosso satélite, que autoridades da Rússia e EUA insistem em esconder.
Luna: Até Onde Vai a Mentira? (2009)
Descrição: A existência na Lua de crateras iluminadas, misteriosas pirâmides, torres e figuras inexplicadas denunciam que a verdade sobre nosso satélite continua sendo oculta de toda a humanidade. Por que a exploração da Lua, desde os anos 60, apenas aumentou a quantidade de perguntas que temos sobre ela, em vez do contrário?
Nosso satélite natural sempre foi inesgotável fonte de questionamentos, principalmente depois que passou a ser alvo de projetos espaciais das superpotências. Desde os anos 60, inúmeras missões se aproximaram e desceram na Lua, nem sempre com o conhecimento da humanidade, nem sempre com propósitos pacíficos. Algumas destas empreitadas continuariam até hoje sendo escondidas de todos, e seus resultados são insondáveis. Especialistas e funcionários de agências governamentais norte-americanas, que já vieram a públ
ico em várias ocasiões, denunciam o acobertamento dos fatos e garantem que há segredos inconfessáveis sobre nosso satélite.
Este documentário pretende explorar alguns deles, debatidos nas comunidades astronáutica e ufológica dos Estados Unidos, e responder a perguntas que não se calam. Estaria a Lua sendo explorada por outras espécies cósmicas, além da raça humana, seres que a utilizariam como uma plataforma para atingirem a Terra? Com que propósito? As autoridades das nações que já enviaram missões e astronautas para lá sabem desta realidade? Por que escondem? Este DVD, que dá continuidade ao título A Verdade Sobre a Lua (DVD-036), também do produtor Jose Escamilla, vai fundo na questão e apresenta evidências de que a NASA tem escondido a realidade sobre as condições de nosso satélite natural, ora adulterando imagens, ora omitindo declarações de astronautas para lá enviados – principalmente de que estiveram frente a frente com ETs.
Informações que a NASA Oculta (2000)
Descrição: Naves alienígenas à espreita no espaço, é o que você verá neste documentário ufológico. Além de comunicações secretas entre as missões espaciais e as estações da NASA que mostram que os astronautas estiveram próximos a UFOs.
Tudo começou com a chegada do homem à Lua, depois com as viagens dos ônibus espaciais e, mais recentemente, com a exploração de Marte. E o mistério de naves espaciais norte-americanas que são seguidas por UFOs no espaço só aumentou. A NASA tem plena consciência do que acontece ao redor da Terra. Entretanto, pressiona para que o assunto seja mantido em sigilo. As missões Challenger, Discovery e Endeavour são as que mais foram acompanhadas por estranhos objetos discóides de origem não terrestre.
Este documentário apresenta intrigantes filmagens de UFOs no espaço, com espantosos detalhes. As imagens foram obtidas de um especialista em satélites e radiocomunicação canadense, que interceptou transmissões secretas da NASA e as divulgou à comunidade ufológica. Através delas é possível saber que alguém mais freqüenta o espaço.
Contatos com UFOs no Espaço (1999)
Descrição: O que a NASA insiste em ocultar do mundo? Veja neste DVD imagens e fatos impressionantes sobre as viagens espaciais da NASA, mantidas até hoje sob absoluto sigilo.
Desde a década de 50, quando os primeiros vôos espaciais não tripulados foram lançados, naves extraterrestres começaram a monitorar cada passo da humanidade e principalmente nossa ambição de militarizar o espaço. Evidências comprovam que todos os foguetes norte-americanos e soviéticos, além das missões à Lua, foram observados e seguidos por discos voadores – muitas vezes de perto. A NASA e a Agência Espacial Russa têm total conhecimento dos fatos, mas insistem em acobertá-los e jamais admitiram o que sabem. Muitos astronautas já tiveram a oportunidade de observar UFOs no espaço e alguns até contataram extraterrestres. Este documentário mostra os testemunhos impressionantes desses profissionais, assim como filmagens inéditas de discos voadores no espaço e na superfície lunar.