Consultor da Revista UFO dá seu parecer a respeito de falso vídeo ufológico que rola pela internet

Desta vez, um pseudo UFO que teria sido abatido na região da Espanha

Equipe UFO

0a0e2fb85d01bee667faff1d55f5c4d51527692624

Cenas, onde um ator aponta para um
Créditos: abovetopsecret

Desde a semana passada, recebemos alertas, indagações e dúvidas de leitores e internautas sobre um novo vídeo na internet, desta vez divulgado pelo site Terra espanhol, onde cenas chocantes supostamente mostravam a filmagem dentro de um barco pesqueiro, que teria flagrado uma perseguição a um UFO no mar da região da Galícia (Espanha), envolvendo aviões caça e até um helicóptero. O UFO paira no ar e, em seguida, “cai” no oceano e submerge. Os hipotéticos pescadores ficam aparentemente aterrorizados, gesticulam, apontam e gritam. Assista ao vídeo, clicando aqui. De imediato, o consultor da Revista UFO e um dos especialistas em análises de imagens da Equipe UFO, Júlio Rena, deu seu parecer:

GUIA DA TIPOLOGIA EXTRATERRESTRE - 4ª EDIÇÃO
Ad image

“Logo na primeira visualização do vídeo, já é possível notar que as imagens foram artificialmente “pixealizadas”, formando os pequenos quadrados que deformam as imagens. Fica evidente, portanto, que as cenas foram filmadas com uma câmera de boa qualidade, e após, deformadas para que ficassem com aparência de imagens feitas em um celular, que tem câmera com qualidade inferior. Em uma filmagem que a câmera fica fazendo movimentos rápidos e desconexos, abaixando ou erguendo demais, é porque querem \’enganar os olhos\’, ou seja, eles [os criadores e manipuladores das cenas] querem que não se consiga um foco ideal da cena, fazendo com que fique mais fácil introduzir imagens, sem que se possam identificar as falhas que o software venha a deixar. Filmagens sem zoom excessivo, em que a câmera mexe muito e sem nexo, são em 99,9% das vezes, falso. Outro ponto que parece não ser compatível é o ruído causado pelos aviões de caça, que deveria ser audível mesmo a longa distância, já que estão em baixíssima altitude e em velocidade plena. Pela curta distância que passam do barco, o som seria ensurdecedor e não seria possível escutar o pescador fazendo suas escandalosas indagações. Um bom exemplo é o som causado por um avião a jato comercial, que ao passar sobre as cidades, é audível a quilômetros do ponto em que se encontra.

O UFO só é visível por cerca de dois segundos, e é claramente um trabalho feito em computador, não sendo real. A água que sobe pelo impacto do objeto com o mar se eleva de forma praticamente reta e pouca coisa maior que o tamanho do mesmo. Por ter sua base quase que plana, a água teria que ser ejetada para os lados, e apenas após, esta seria vista subindo no centro do impacto. Pelo formato da onda causada, parece mais uma explosão quando feita no fundo da água, e não da queda de um objeto. O helicóptero, por estar a apenas poucos metros do nível da água, deveria fazer uma grande “marca” no mar, causada pelo vento do rotor, e levantar elevada quantidade de gotículas, que com certeza seriam arremessadas contra o barco e seus tripulantes. Esta turbulência causaria ondas de cor branca, que em momento algum são vistas. A forma escandalosa com que o marinheiro se manifesta parece forçada e sem muito sentido, denotando uma atuação pré-estabelecida. Ficou parecendo cenas de filmes de terceira categoria e não a reação que seria normalmente esperada. O marinheiro estava mais preocupado em mostrar espanto, do que observar o fato inusitado que estava ocorrendo à sua frente. Conclusão: A filmagem foi pré-concebida e, após, UFO, aviões e helicóptero, foram introduzidos a esta. O vídeo é falso!”

Infelizmente, este tipo de ocorrência é muito comum nos bastidores e diariamente nos chegam as mais variadas formas e conjuntos de imagens, cenas, filmagens e situações, que são resolvidas e esclarecidas por lá mesmo, sem trazê-las à público, pois seria por demais cansativo, inoportuno e, acima de tudo, inútil – pois, como bem citado por Júlio Rena, 99,9% do material é desmistificado e resolvido dentro de explicações convencionais. Para que divulgar e propagar materiais falsos? Portanto, resolvemos aguardar o desenrolar de mais esta história, desta vez espalhada por um grupo conceituado de informações, como os noticiários Terra. Esperávamos que fosse esclarecido e esquecido, mas para surpresa e indignação de todos, a notícia e o vídeo se espalharam por toda internet, desde a Europa até a América do Sul. Finalmente, apesar de já ter feito o estrago, o canal de informações e entreternimento resolveu desmascar a si próprio, entregando o jogo: tudo não passou de uma campanha de marketing viral promovida pelo mesmo, em homenagem ao 71º aniversário da transmissão radiofônica da “Guerra dos Mundos” por Orson Welles, ocorrida em 30 de outubro de 1938. Saiba tudo sobre o fake do UFO galego e outras imagens falsas divulgadas neste mês pelo marketing viral do Terra, em espanhol, clicando aqui.

Mais um desserviço à Ufologia Mundial. Entretanto, assim como no caso do falso ET do Panamá e tantos outros, consolida lição importante e inquestionável: não se pode confiar em informação alguma, sem pesquisar, confirmar e tirar à limpo os fatos, mesmo que venha de uma fonte aparentemente confiável. Juntamente com mais esta pulha virtual, arquivamos também o caso do suposto atendimento médico alienígena realizado em 2005 por um enfermeiro de emergências e seu motorista, em uma ambulância, na região de Campinas (SP) – onde segundo ele, teria ficado frente a frente com dois seres viajantes do tempo – por falta de provas. Não obtivemos indício algum da veracidade ou possibilidade real do fato, muito menos alguma pista ou sinal das testemunhas.

Compartilhe