Revista UFO
  • GAU
  • Artigos
  • Notícias
  • Curso em Oferta
    • Tipologia dos Seres Extraterrestres e de Suas Naves
    • Afilie-se e lucre!
  • Gevaerd
  • Relatos
Lendo: Cometa que se aproxima da Terra provoca divergências na Internet
Envie!
0

Nenhum produto no carrinho.

Notificação
Latest News
experimentos
Experimentos financiados pela NASA mostram que a detecção de sinais de vida na água ejetada de Encélado é viável
Notícias
advogado
Advogado afirma que Vaticano sabe que alienígenas estão aqui e que eles vêm de diferentes sistemas estelares
Notícias
câmera
Câmera de segurança filma UFO voando pelo céu em aeroporto mexicano
Notícias
busca
A busca por respostas sobre os UFOs é unificadora
Notícias
ponte
Astrônomos descobrem enorme “ponte” de estrelas entre galáxias
Notícias
Aa
Revista UFO
0
Aa
  • GAU
  • Artigos
  • Notícias
  • Curso em Oferta
  • Gevaerd
  • Relatos
Buscar
  • GAU
  • Artigos
  • Notícias
  • Curso em Oferta
    • Tipologia dos Seres Extraterrestres e de Suas Naves
    • Afilie-se e lucre!
  • Gevaerd
  • Relatos
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Feito por DGW.Company
© 2023 AJ Gevaerd Ufologia. Todos os Direitos Reservados.

Cometa que se aproxima da Terra provoca divergências na Internet

Ultima atualização: 18/07/11
Por Equipe UFO Publicado 18/07/2011 Tags: Edição 179
Envie!
Envie!

870212127605405b8bda396ce448c7431527538506

Ilustração artística do C/2010 X1 Elenin
Créditos: csinet homelinux

Seria o dia 16 de outubro de 2011 a data fatídica do fim do mundo? Ou apenas outra oportunidade para apreciar um belo espetáculo no céu? Esta é a polêmica que está instalada na Internet. Especialistas, simpatizantes e curiosos da astronomia vêm dividindo opiniões sobre as conseqüências da chegada do cometa Elenin, que deve atingir sua aproximação máxima junto à Terra (chamada perigeu) daqui a três meses [Veja Saiba tudo sobre a aproximação do cometa Elenin].

Ainda que a expectativa seja de que sua órbita mantenha uma distância 90 vezes superior a da Lua, em blogs e sites há quem diga que os dados oficiais possam ser uma estratégia para maquiar a realidade e evitar pânico. Divergências de pontos de vista também já estão presentes em redes de relacionamento como Twitter e Facebook.

Na página hard MOB, por exemplo, se argumenta que o fato de a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) pouco falar no assunto indicaria que algo que possa “afetar todo o mundo e matar milhões de pessoas” esteja sendo escondido. A mesma fonte faz uma associação entre o início do nome do cometa com a sigla ELE [Extinction-Level Event], quesignificaria extinção em massa de espécies. “Pode ser que algo muito ruim venha acontecer logo, logo. Afinal, como podemos imaginar, um desastre desses, se fosse previsto, jamais seria relevado para o público, pois certamente haveria um caos no planeta inteiro”, diz o texto.

Ad image

Outros blogs fazem referência a uma notícia publicada em maio pelo Portal Terra na Argentina [Veja Científicos chinos dicen que detrás de cometa viene un OVNI]. Na matéria, um estudioso de astronomia confirmaria (?) informações de cientistas chineses de que o Elenin seria seguido por uma desconhecida formação \’estranha e obscura\’, parecida com um objeto voador não identificado. “Atrás do cometa, os cientistas chineses asseguram que vem algo que eles chamam de \’cluster\’, que significa um cúmulo globular, ou talvez uma nave extraterrestre”, especulou.

Assunto relacionado:  Primeiros sinais SETI do Kepler não são aliens

Já o responsável pelo endereço Realidade Oculta teme que o cometa venha provocar fortes influências no campo magnético terrestre, o que, segundo ele, poderiam causar terremotos, tsunamis ou erupções vulcânicas. No mesmo endereço, é cogitada ainda a possibilidade de o Elenin alterar o campo gravitacional do Sol, tendo como conseqüência tempestades magnéticas solares que poderiam atingir a Terra.

Discernimento

Mas há quem tenha mais cautela ou tranquilidade para lidar com o assunto. No site Prova Final, um colaborador destacou que a órbita do cometa ainda pode sofrer mudanças de cálculos nas próximas semanas, mas diz acreditar na improbabilidade de colisão do corpo celestial com a Terra. “No site da NASA, é possível ver uma animação da trajetória do Elenin. Se houvesse algum tipo de colisão, não teriam colocado nada ali. Não é uma questão de confiar ou não no órgão oficial, mas de ler as entrelinhas”, argumentou.

De fato, os especialistas consultados pelo JC são unânimes. Não há motivo para pânico. O Elenin nem mesmo é um cometa de grandes proporções e deve passar a 34,9 milhões de km de distância da Terra. Para o físico Pedro D’Incao, toda a celeuma criada em torno dele é fruto de especulações sem fundamento, sempre presentes quando o assunto são fenômenos astrofísicos.

“O misticismo sobre o fim do mundo existe, principalmente em relação à astronomia, desde que o homem começou a observar a natureza. E, nesse mundo especulativo, cabe qualquer coisa”, ponderou ele, que afirma acreditar nas informações oficiais. “Não acredito que haja a conspiração que se imagina”, defendeu.

Assista abaixo a simulação de órbitas dos cometas Elenin, Honda e Levy.

Leonid Elenin

Batizado oficialmente de C/2010 X1, Elenin foi descoberto em 10 de dezembro de 2010 pelo astrônomo russo Leonid Elenin, através de um dos telescópios robóticos do International Scientific Optical Network (ISON), instalado no Novo México, Estados Unidos. Segundo a agência espacial da Rússia Roscosmos, o cometa foi o primeiro descoberto por um russo neste século.

Assunto relacionado:  Encontrada nova lua na órbita de Plutão

Para fins de comparação, o Elenin é três vezes menor do que seu “irmão” mais famoso, o Halley, que criou um clima de pânico em escala global após notícias serem veiculadas acerca do \’gás letal\’ presente em sua cauda. O Halley passou, inofensivo, pela órbita da Terra e voltou em 1986, deixando, mais uma vez, apenas um belo espetáculo como registro.

“O Halley não provocou nenhum tipo de influência na Terra e com o Elenin será a mesma coisa. Não haverá nada de excepcional. Dependendo do quão distante ele estiver de nós, conseguiremos, no máximo, vê-lo através do telescópio”, adiantou o físico Jorge Honel, responsável pelo setor de astronomia do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos.

Terra não sofrerá conseqüências

Se os cálculos estiverem certos e o Elenin passar a 34,9 milhões de km de distância da Terra, nenhum efeito provocado por ele será sentido pelos humanos. É o que garantem experts consultados pelo JC.

Pesquisador do Departamento de Astrofísica do Observatório Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o astrofísico Carlos Henrique Veiga explica que são remotas as chances de o cometa provocar efeitos como tsunamis ou terremotos. Para tanto, teria que atingir a atmosfera terrestre, o que e
stá longe de acontecer, segundo as projeções.

“Pelo tamanho que ele tem (cerca de 3,5 quilômetros), mesmo que passasse a menos de um milhão de quilômetros de distância da atmosfera não provocaria efeito algum de maré, portanto, sem nenhum dano aos humanos. Sequer seria parecido com as alterações provocadas pela Lua, que possui 3.476 km de diâmetro e está a 384 mil quilômetros da Terra, embora se movimentando em menor velocidade”, esclareceu Veiga.

Assunto relacionado:  Experimentos realizados nos ônibus espaciais trouxeram novas tecnologias

Já as chances de interferir no campo eletromagnético do Sol e provocar as chamadas manchas solares ou tempestades eletromagnéticas, segundo Veiga, o que ocorre é justamente o contrário: se passar muito próximo do astro-rei, o Elenin poderá ser atraído e se chocar contra ele, sem nenhum reflexo para a Terra. Corpos celestes já foram por diversas vezes “tragados” por nossa estrela [Veja Sonda registra momento em que cometa é \’engolido\’ pelo Sol].

“Os cometas não são nada perto do Sol. As tempestades magnéticas, manchas e os ventos solares são provocados por distúrbios ainda não muito bem entendidos pela física no campo eletromagnético do Sol. Algumas destas anomalias podem causar pane nos sistemas de telecomunicações da Terra, mas não são causadas por cometas, em absoluto”, alertou.

Jorge Honel também desconsidera a possibilidade de um UFO pegar carona na cauda do cometa. “Isso não tem nenhum fundamento. Essa é só a letra de um verso de música infantil”, ironizou, numa referência à música “Lindo Balão Azul”, do cantor Guilherme Arantes. Nota da redação: No ano de 1997, a seita Heaven\’s Gate [Portal do Paraíso] levou 39 pessoas à morte num suicídio coletivo na Califórnia (EUA). Eles achavam que uma nave extraterrestre estaria estacionária atrás do cometa Hale-Bopp aguardando por seus “escolhidos” [Veja Portal leva ao paraíso ou ao inferno?].
Leia também:

Sonda STEREO-B inicia captação de imagens do cometa Elenin

Boatos sobre aproximação de cometa – esclarecimento da NASA

Olha o que temos pra você também

Experimentos financiados pela NASA mostram que a detecção de sinais de vida na água ejetada de Encélado é viável

Advogado afirma que Vaticano sabe que alienígenas estão aqui e que eles vêm de diferentes sistemas estelares

Câmera de segurança filma UFO voando pelo céu em aeroporto mexicano

A busca por respostas sobre os UFOs é unificadora

Astrônomos descobrem enorme “ponte” de estrelas entre galáxias

TÓPICO(S): Edição 179
Compartilhe
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link
Anterior Militar da Marinha afirma ter presenciado UFO em rodovia no Pantanal
Próximo \’O Fenômeno UFO está entre nós\’, afirma pesquisador argentino

Opções de leitura

18.08.2023 20.01.12 REC
Marco Petit e Vitório Pacaccini comentam as novidades do Caso Varginha em Rádio
0 de 5
entrevista
Luiz Carlos Prestes Filho entrevista Marco Petit
Entrevistas
carol geva
Gevaerd disse que aliens estão disfarçados em entrevista a Carol Capel
Entrevistas
childress david
Evidências irrefutáveis da visita de extraterrestres em nosso passado
Entrevistas
luis elizondo
“O governo dos Estados Unidos conhece o funcionamento dos UFOs”
Entrevistas

Ler também:

experimentos
Notícias

Experimentos financiados pela NASA mostram que a detecção de sinais de vida na água ejetada de Encélado é viável

Equipe UFO Por Equipe UFO 08/12/2023
advogado
Notícias

Advogado afirma que Vaticano sabe que alienígenas estão aqui e que eles vêm de diferentes sistemas estelares

Equipe UFO Por Equipe UFO 08/12/2023
câmera
Notícias

Câmera de segurança filma UFO voando pelo céu em aeroporto mexicano

Equipe UFO Por Equipe UFO 07/12/2023
busca
Notícias

A busca por respostas sobre os UFOs é unificadora

Equipe UFO Por Equipe UFO 07/12/2023
ponte
Notícias

Astrônomos descobrem enorme “ponte” de estrelas entre galáxias

Equipe UFO Por Equipe UFO 06/12/2023
revelado
Notícias

Projeto “Marte Revelado” faz mais uma descoberta nas imagens da NASA: mais uma possível evidência de vida na atualidade

Equipe UFO Por Equipe UFO 06/12/2023
rover
Notícias

Rover da China detecta polígonos sob a superfície de Marte

Equipe UFO Por Equipe UFO 05/12/2023
jornalista
Notícias

Jornalista canadense luta por registros de UFOs perto de instalações nucleares

Equipe UFO Por Equipe UFO 05/12/2023
diretor
Notícias

O AARO tem um novo diretor: Timothy A. Phillips

Equipe UFO Por Equipe UFO 04/12/2023
múmia
Notícias

Nova análise: Múmias “alienígenas” têm 30% de DNA de uma espécie desconhecida

Equipe UFO Por Equipe UFO 04/12/2023
Mostre mais
Revista UFO
Siga-nos

Fundação: Ademar José Gevaerd (1984).

2003 - 2023 © REVISTA UFO BRASIL | Todos os Direitos Reservados | Direção Geral: Daniel F. Gevaerd
Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. A Revista UFO é a mais antiga revista ufológica em todo o planeta com 41 anos de existência.

  • Feito por DGW.Company

Removed from reading list

Undo