Design de cobra pode facilitar seu deslocamento em terrenos difíceis
O robô cobra é chamado Pesquisador Exobiológico de Vida Existente (EELS, sigla que, ao mesmo tempo, significa “enguias”) e está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA. A ideia é usar este robô semelhante a uma serpente para explorar vários terrenos e, finalmente, procurar evidências de vida.
“Se você olhar ao redor do sistema solar, verá muitos buracos, cavernas e rachaduras. Assim, este robô poderia explorar esses lugares e alcançar as regiões que nenhum robô alcançou antes. Por exemplo, os sistemas de ventilação em uma pequena lua gelada de Saturno chamada Encélado”, disse R. Hiro Ono, cientista principal do JPL.
Encélado foi escolhido para estudo porque em sua superfície foram encontrados água líquida e os elementos químicos necessários para a formação de moléculas orgânicas. O robô deslizará pela superfície da lua de Saturno e a examinará para determinar a presença de seres vivos.
Assista acima à um vídeo sobre o projeto, incluindo alguns protótipos.
Fonte: SWNS
Além disso, o estudo de Encélado pode ajudar os cientistas a determinar quão comuns são as condições necessárias para o surgimento da vida no espaço. Este poderia ser um passo fundamental na compreensão da origem da vida no universo.
O doutor Mathew Robinson, gerente de projeto, acrescentou que o design foi inspirado na própria natureza, imitando a forma como uma serpente se move em terrenos difíceis. Dessa forma, eles querem criar uma plataforma que possa explorar em qualquer lugar. Os futuros astronautas nas missões Artemis poderiam contar com o EELS para explorar lugares que não são seguros para eles, como tubos de lava e crateras na Lua.
Até agora, o robô curvilíneo foi testado dentro da geleira Athabasca e do vulcão Mount Meager, no Canadá. Esta última expedição foi possível graças à Iniciativa Trebek, uma parceria entre a Royal Canadian Geographical Society e a National Geographic.