Cientistas descobriram um sinal de rádio que bate como um coração, vindo de uma galáxia desconhecida a bilhões de anos-luz da Terra. Sua consistência em manter um ritmo padrão, assim como sua duração, é inédito.
Os pulsos são um milhão de vezes mais brilhantes do que estrelas semelhantes em nossa própria galáxia e duram 1.000 vezes mais que a média. Os pesquisadores dizem que o sinal, que é um tipo de rajada rápida de rádio, parece estar piscando com uma regularidade surpreendente.
No entanto, a fonte do sinal, que foi observada do Canadá, permanece um mistério. Rajadas rápidas de rádio vêm de um lugar desconhecido no espaço, mas tendem a durar apenas alguns milissegundos no máximo. No entanto, este dura até três segundos.
Cientistas descobriram um sinal de rádio que bate como um coração em uma galáxia desconhecida a bilhões de anos-luz da Terra.
Fonte: GettyImages
A equipe detectou rajadas de ondas de rádio que se repetem a cada 0.2 segundos em um padrão semelhante ao de um coração batendo. Até agora, esta é a rajada de rádio rápida mais duradoura e as batidas mais claras já detectadas até então.
A equipe acredita que pode ser de um pulsar de rádio ou de um magnetar, ambos tipos de estrelas de nêutrons – núcleos extremamente densos, girando rapidamente e colapsados de estrelas gigantes. Ainda assim, mesmo que saibamos do que se trata, o mistério de como essas rajadas foram produzidas estão tirando o sono dos cientistas.