O programa espacial chinês quer criar trajes para caminhadas espaciaisA China pretende realizar seu terceiro vôo com astronautas para a órbita da Terra no próximo ano, diz a imprensa estatal, informando ainda que dois astronautas realizarão caminhadas espaciais.
O Beijing Morning Post cita o consultor-chefe do sistema de lançamentos tripulados da China, Huang Chunping, afirmando que a nave Shenzhou 7 estará pronta neste ano, mas que ainda é preciso trabalhar nos trajes que os astronautas usarão durante a caminhada espacial.
“A principal razão para o atraso é que queríamos poder realizar a caminhada espacial contando totalmente com nossa própria capacidade”, disse Huang.
Três astronautas irão ao espaço e dois deles sairão da nave, disse Huang, segundo o jornal. Ele afirmou que a duração das caminhadas não foi definida, e que o cronograma depende do progresso no traje espacial.
O primeiro vôo tripulado chinês, em 2003, fez do país o terceiro a desenvolver a capacidade de enviar um ser humano ao espaço por conta própria, depois da antiga União Soviética e dos EUA. O segundo vôo chinês, com dois astronautas, teve lugar em 2005.