O Caso Varginha, que teve seu início no dia 20 de janeiro de 1996, foi o ápice de uma grande onda ufológica, por todo o território brasileiro, ao longo de vários meses anteriores. No intenso processo de invesigação que aconteceu ao longo daquele ano, envolvendo de forma inédita dezenas entre os melhores ufológicos do país, foi descoberto que o governo brasileiro havia sido alertado pelos militares norte-americanos a respeito da intensa movimentação de objetos voadores não identificados. Essa atividade era maior sobre o sul de Minas Gerais, e a Força Aérea Brasileira chegou até mesmo a deslocar radares portáteis para a região, a fim de acompanhar os intrusos.
Esses fatos podem explicar a impressionante rapidez da ação oficial, a partir do momento em que, na madrugada do dia 20, o casal Eurico e Oralina de Freitas observou um artefato cilíndrico sobrevoando lentamente sua fazenda. O UFO, soltando fumaça de uma das extremiades, desapareceu na direção do bairro Jardim Andere. Pela manhã os bombeiros visitaram o local, chamados por populares que falavam sobre a presença de um estranho animal nas proximidades. A criatura foi capturada e colocada no caminhão do Exército que chegou em seguida, e de fato inúmeros depoimentos obtidos pelos ufólogos dão conta de que a movimentação de veículos militares por Varginha, naqueles históricos dias, foi algo absolutamente anormal e nunca visto.
Ao redor das 15h30 do mesmo dia 20 de janeiro as jovens Kátia Andrade Xavier, Liliane Fátima da Silva e Valquíria Aparecida da Silva retornavam para casa, quando em um terreno baldio tiveram o avistamento que as inseriu para sempre na história da Ufologia Mundial. Diante do estranho ser fugiram apavoradas, e foram os rumores acerca desse evento que chamaram a atenção do então ufólogo Ubirajara Rodrigues, o pesquisador que iniciou as investigações a respeito. Com o passar dos meses e com o envolvimento de mais ufólogos, o extraordinário panorama do Caso Varginha começou a tomar forma. A criatura observada pelas moças foi provavelmente capturada no início da noite por uma equipe de Inteligência da polícia, da qual fazia parte Marco Eli Chereze, que morreu de causas ainda não totalmente esclarecidas em 07 de fevereiro de 1996.
AUTORIDADES NEGAM OS FATOS, E ENVOLVEM PESQUISADORES NAS VERSÕES OFICIAIS
Os pesquisadores descobriram que ao menos um dos seres capturados passaram por dois hospitais da cidade, também resultando em movimentações intensas e anormais de militares e autoridades, e que destroços do que poderia ser sua nave, bem como os próprios seres, foram levados a Campinas para serem analisados na Unicamp. Outras ocorrências ainda mais estarrecedoras estavam a caminho, culminando com o mais surpreendente, a negação do caso por parte de seu primeiro investigador. Agora, com o lançamento, pela Coleção Biblioteca UFO, do livro Varginha: Toda a verdade Revelada, seu autor, o coeditor Marco Petit, apresenta pela primeira vez fatos impressionantes a respeito de nosso maior caso. Conforme Petit descreve: “No início de 1996, algo muito especial aconteceu no sul de Minas Gerais. Inúmeros testemunhos revelam a queda de uma nave alienígena e o recolhimento de sua tripulação ainda viva por forças militares”.
Petit Prossegue: “Mas, com o passar do tempo e a instauração de um Inquérito Policial Militar (IMP), que foi assumido por membros da inteligência do Exército que passaram a comandar a operação de acobertamento da recuperação do UFO acidentado e dos tripulantes ainda vivos, coisas misteriosas e sem explicação começaram a acontecer, deixando algumas importantes perguntas no ar: por que foi solicitado ao primeiro investigador do caso, após seu depoimento no IPM, que não revelasse sua existência? O que, enfim, o Exército ainda insiste em esconder sobre o Caso Varginha? Todos já sabemos que um UFO se acidentou e que pelo menos duas criaturas alienígenas foram capturadas ainda vivas pelos militares. Finalmente me sinto à vontade e possibilitado a revelar fatos vividos diretamente por mim durante a investigação do Caso Varginha e ainda não divulgados, ocorridos antes e depois da desintegração do grupo de pesquisadores, incluindo nossos contatos com fontes militares e suas impressionantes revelações, entre elas o papel de autoridades americanas no episódio”.
Leia um capítulo de degustação do livro
Saiba mais e adquira Varginha: Toda a Verdade Revelada
Novo livro sobre o Caso Varginha é destaque no portal G1
Exército Brasileiro nega possuir informações sobre Caso Varginha
Varginha teve avistamento de UFO em 1970