Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Caso Trindade: CBU recupera documento oficial de 1958
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Caso Trindade: CBU recupera documento oficial de 1958
notícias

Caso Trindade: CBU recupera documento oficial de 1958

Contradições e provas fornecem munição excepcional aos ufólogos

Ultima atualização: 30 de novembro de 2010 22:25
Por
Paulo R. Poian
Envie!
Envie!

be91290cae2ed287947599f0037b927e1527606090

Recorte do jornal Última Hora, nº 2.387 de 16 de abril de 1958
Créditos: Arquivo UFO

O pesquisador e coordenador da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), Fernando A. Ramalho, acaba de nos repassar – e imediatamente disponibilizamos, à toda Comunidade Ufológica e sociedade – o primeiro documento oficial sobre o Caso Trindade.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

É a cópia do Requerimento de Informações da Câmara, (RIC 2957/1958), do falecido ex-deputado Sérgio Magalhães (PTB/DF), quando a capital ainda era no Rio de Janeiro, sobre o caso Ilha da Trindade. Este RIC teve resposta, mas está até hoje mantida em segredo, como corrobora um recorte de jornal da época.

“O documento me foi passado pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados (CeDI), o qual nos informou que houve uma resposta, mas esta foi SECRETA, tendo sido direcionada exclusivamente ao ex-deputado e jamais divulgada. O recorte de jornal da época confirma o que nos informou o CeDI”, disse Ramalho.

Ou seja, “temos mais uma prova material de que a Marinha está escondendo informações ilegalmente, uma vez que havia afirmado que não possuía documento algum referente a UFOs, em uma certidão negativa, a Certidão 60-3/2010 [Página 50 do arquivo indicado], enviada à CBU pelo Comando da Marinha, cuja cópia foi anexada nas respostas ao RIC 4470/2009 pelo ministro Nelson Jobim”, apontou o ufólogo.

Isto mesmo, um documento oficial que trata “daquele caso” que o programa Fantástico abordou superficialmente no mês de agosto e, por meio de uma única testemunha, supostamente concluiu que as fotos teriam sido fraudadas por Almiro Baraúna.

Agora, com esses papéis, mais duas perguntas saltam da Ufologia:

Assunto relacionado:  \'Astrobobagens\' em livros didáticos será assunto de palestra

1 – Por que fotos supostamente fraudadas levaram um dos deputados mais influentes da época a redigir um RIC com questões tão contundentes, e que teriam levado a Marinha, por sua vez, a responder secretamente?

2 – Por que a Marinha enviou à CBU uma “certidão negativa” de documentos ufológicos, após ser cobrada pela Câmara dos Deputados no RIC 4470/2009?

Estas são apenas duas das várias questões que serão enviadas pela CBU, num novo RIC do deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), já em fase final de redação, e remetido ao Ministro da Defesa Nelson Jobim.

Segundo informações vazadas da articulação política do governo Dilma, Jobim será mantido no cargo. Dessa forma, o novo RIC deve ser enviado ainda em dezembro de 2010.

O ano de 2011 promete grandes surpresas para Ufologia Brasileira.

Última Hora

Abaixo, a transcrição do noticiado pelo jornal carioca Última Hora nº 2.387 de 16 de abril de 1958:

Resultado do inquérito:

MARINHA CONFIRMA “DISCO VOADOR” DE TRINDADE

Marinha Confirma Disco em Trindade

O controverso caso oriundo das fotografias apresentadas pelo fotógrafo Baraúna, que mostravam um disco voador sobre os montes da ilha da Trindade e foram tiradas de bordo de um navio da Marinha de Guerra brasileira, – passa agora a uma nova fase. É que o inquérito sigiloso procedido no Estado-Maior da Armada, ora concluído, confirma que “um objeto aéreo não identificado” foi realmente visto naquela região e fotografado. As conclusões do referido inquérito foram encaminhadas ao Deputado Sérgio Magalhães, que se recusou a fornecê-las, por se tratar de assunto reservado. Toma novo aspecto, pois, o problema do disco voador, uma vez que, agora, são autoridades militares que se pronunciam a respeito.

Assunto relacionado:  Sobral novamente registra ocorrências ufológicas

A imagem do recorte em melhor resolução pode ser baixada clicando-se aqui e o RIC 2957/1958, clicando aqui.

TÓPICO(S):Edição 170
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

isbell ovni ft
Ex-piloto quebra o silêncio após 45 anos e revela encontro com UFO do incidente na Floresta de Rendlesham.
Notícias
ChatGPT Image 11 de dez. de 2025 14 59 31
Os UFOs Podem Estar nos Oceanos?
Notícias notícias
aaroo
AARO vaza três vídeos de UFOs
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 8 de dez. de 2025 13 30 58
notíciasNotícias

Mistério de 60 anos: A queda de um UFO em Kecksburg

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 7 de dez. de 2025 12 31 08
Notíciasnotícias

Pesquisadores Propõem Tornar o Estudo dos UFOs uma Disciplina Acadêmica

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 5 de dez. de 2025 11 39 39
Notíciasnotícias

O Homem-mariposa e os UFOs: Existe uma conexão?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
16 minutos de leitura
2025 09 29 14 31 39
Notíciasnotícias

O Caso Levelland: A Noite em que um UFO Parou o Texas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 3 de dez. de 2025 16 25 52
Notíciasnotícias

A Face Sombria da Ufologia: Quando o Arrogância Se Traveste de Autoridade

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 3 de dez. de 2025 10 29 06
Notíciasnotícias

Empresas teriam tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
kalahari
Notíciasnotícias

Militares Derrubaram UFO no Deserto: O Caso Kalahari

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
EKnfZTq9KaqtQhPHebkHNH 650 80.jpg
Notíciasnotícias

Robô de 4.000 anos? Eram os Deuses Astronautas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up