Em artigo da edição 226 da Revista UFO, intitulado Visita de sonda a Plutão acirra o reconhecimento do Sistema Solar, já denunciávamos que certos indivíduos enxergavam alegadas estruturas artificiais em fotos de Plutão tomadas pela nave New Horizons da NASA. Mesmo que obtidas ainda a longa distância e carecendo de resolução adequada, esses mistificadores insistiam em alardear suas mentiras, e como é habitual, nunca se retratando quando imagens melhores, contradizendo totalmente suas alegações, são apresentadas.
Outro absurdo foi o vídeo do alegado UFO sobre a Base Aérea Wright-Patterson, fraude denunciada no início deste mês. Também alertamos os leitores contra as mentiras ditas quanto ao planeta anão Ceres, desta vez dando conta da descoberta de uma “cidade alienígena” na Cratera Occator. Novamente, as absurdas alegações foram baseadas em fotos obtidas a grande distância e sem resolução suficiente para mostrar detalhes, e de novo, quando se descobriu o que de fato se tratava, os falsários não se retrataram. Em todos esses casos, as notícias sensacionalistas tiveram origem no canal do Youtube Secureteam 10, que tem sido amplamente denunciado na Ufologia Mundial como um repositório de fraudes e mentiras deliberadas.
O objetivo, nada surpreendente, é ganhar dinheiro devido aos incautos que assistem aos vídeos do canal e os repassam. Quanto mais visualizações mais anúncios são veiculados, e o responsável pelo canal, identificado como Tyler Glockner, ganha mais dinheiro. São diversos vídeos com temas recorrentes, alegados UFOs, supostas construções alienígenas em mundos vizinhos, tudo absolutamente sem comprovação por outras fontes. Os vídeos são sempre editados, e sempre trazem o logo do canal. Abaixo, apresentamos vídeos denunciando as fraudes do Secureteam 10, que incluem ainda o recente vídeo mostrando um suposto UFO imenso passando próximo a Júpiter, e outro objeto não identificado deixando uma cratera na Lua. Não iremos publicar o link para o canal do Secureteam 10, pois não se deve abrir espaço para fraudes. Contudo, é dever dos ufólogos denunciar implacavelmente fraudadores e mistificadores, alertando para que os leitores tomem os devidos cuidados sempre recomendados em buscas por informações. Sempre confiram as informações em mais de uma fonte, verifiquem que textos e fotos não sejam somente cópias uns dos outros, analisem se determinado vídeo é original ou editado, e usem de maior desconfiança e ceticismo quanto maior for o sensacionalismo embutido na notícia ou informação.
O site Ufo Internacional Project denuncia vários dos vídeos do Secureteam 10
Este vídeo do UFO Theater também denuncia o canal de fraudes
Mais um vídeo que desvenda as mistificações do fraudador
Vídeo de suposto UFO sobre Base Aérea Wright-Patterson é falso
Características de Ceres surgem em alta resolução em novas fotos
Rios e lagos podem ter existido em Plutão, além de uma atmosfera mais densa
É uma fraude a máquina alienígena encontrada na Antártida
Falsa notícia de UFO orbitando asteroide se espalha
Polícia inglesa investigou culto de UFOs nos anos 50
Parafuso de 300 milhões de anos é fóssil
Slides de Roswell: caso encerrado
Saiba mais:
Livro: Contatados
Afinal, quem são os contatados? Emissários das estrelas, arautos de uma nova era ou a quinta coluna da invasão extraterrestre? Um dos mais fascinantes e polêmicos aspectos do Fenômeno UFO é agora dissecado por um dos mais produtivos ufólogos brasileiros. O historiador Cláudio Tsuyoshi Suenaga, consultor da Revista UFO por mais de 12 anos, apresenta uma retrospectiva de todos os mais importantes casos de contatados da Ufologia Moderna, de George Adamski a Sixto Paz, de Billy Méier a Plínio Bragatto, de Aladino Félix a Claude Vorilhon Räel.