Os caças táticos dos Estados Unidos foram enviados para interceptar um objeto suspeito perto da costa norte de Kauai, no Havaí. Até o momento, nenhuma explicação foi dada.
O incidente ocorreu em 14 de fevereiro deste ano, em que os caças F-22 Raptor foram enviados para interceptarem o que se acreditava ser algum tipo de balão. No entanto, detalhes específicos continuam escassos. “O Comando Indo-Pacífico detectou um objeto de alta altitude flutuando no ar nas proximidades das ilhas havaianas”, escreveu o Major-General do Havaí, Kenneth S. Hara, no Twitter.
“De acordo com os procedimentos de defesa dos Estados Unidos, as Forças Aéreas do Pacífico lançaram aeronaves táticas para interceptar e identificar o objeto, confirmando visualmente o que parecia ser um balão não tripulado sem marcas de identificação observáveis.” O mistério foi agravado por relatos de “poderosos sons de explosão” por moradores da área, com um porta-voz da Força Aérea mais tarde insistindo que “(…) a aeronave que respondeu ao chamado não destruiu o balão.”
Avistamentos do objeto postados nas mídias sociais indicaram um artefato oblongo branco com dois rastros. “Alguém que trabalha na aviação aqui na ilha recebeu comunicações de que havia caças F-22 interceptando um UFO”, escreveu um membro do grupo Kauai Community, no Facebook. “Eu me pergunto o que os pilotos de caça viram. Sendo que se tratava de um objeto ESTACIONÁRIO.”
Some video taken yesterday of military planes circling. pic.twitter.com/SXzgPHWmyq
— Noah Evslin (@nevslin) February 15, 2022
Acima, o registro de uma testemunha mostrando os caças circulando o que parece ser um objeto branco estacionário.
Fonte: Twitter
“Esse membro da aviação me disse que o UFO estava a muitos quilômetros da costa de Princeville sobre o oceano. Ele permaneceu em um ponto fixo por pelo menos 40 minutos.” O incidente é particularmente estranho porque os F-22 geralmente não são enviados para interceptar algo tão mundano quanto um balão. Então exatamente o que o objeto era permanece um mistério.
Especulou-se que poderia ter sido algum tipo de balão de coleta de inteligência, mas ainda não está claro quem poderia tê-lo lançado ou por que estava sendo interceptado. Do jeito que as coisas estão, nenhuma declaração definitiva para o incidente foi dada. Como sempre, nos resta aguardar, qualquer que seja a explicação que venham a dar.