O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sergio Gaudenzi, e o diretor do Centro de Controle de Satélites da Coréia, Hak Jung Kim, reuniram-se na quinta-feira, dia 10, em Brasília, para debater a possibilidade de cooperação científica e tecnológica no setor.No encontro, Gaudenzi e Jung Kim, acompanhado de uma comitiva coreana, apresentaram as características de seus programas espacias.Assim como o programa espacial brasileiro, o coreano é pautado pelo desenvolvimento de satélites, foguetes e centros de lançamento.
A visita serviu como ponto inicial para prospecção de ações de interesse dos dois países. “Vamos identificar que áreas são importantes para começar a cooperação”, afirmou Gaudenzi.A partir daí, poderá ser firmado um instrumento de cooperação. “Um acordo quadro é o ponto de partida para qualquer trabalho em conjunto”, completou.
Antes de vir à Brasília, a delegação esteve no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), quando puderam obter ampla visão do programa espacial brasileiro.A comitiva coreana foi composta, além de Hak Jung Kim, pelo executivo da empresa Satrec, Sung Dong Park, pelo professor da Universidade de Sunchun, Jeong Soo Kim, e pelo adminstrador do Departamento de Relações Internacionais, Jong Taek Huh.