Lançado em 11 de dezembro de 2012 por um foguete Atlas 5, o avião espacial não tripulado X-37B da Força Aérea Norte-Americana (USAF) completou no último dia 29 627 dias em órbita, na missão chamada Teste de Veículo Orbital 3 (OTV-3). Trata-se do primeiro exemplar construído da aeronave que, lançado em abril de 2010, já havia passado 225 dias em órbita na missão OTV-1. Um fator importante na longa duração do voo é o fato de o drone ser alimentado por energia solar, graças a painéis desdobrados no espaço.
O X-37B, construído pela Boeing, mede 8,8 m de comprimento, 2,9 m de altura e 4,6 m de envergadura. Seu peso no lançamento é de 4.990 kg e seu compartimento de cargas tem tamanho similar ao de uma picape. A informação oficial é que o veículo se destina ao teste de novas tecnologias e seu reduzido peso e tamanho indicam, de acordo com especialistas, que devem estar sendo experimentados novos tipos de sensores e equipamentos para satélites militares. Recentemente o ex-comandante do Comando Espacial da USAF, General William Shelton, já aposentado, afirmou: “Minha declaração a respeito do X-37B é que ele está indo muito bem. Não posso revelar o quê, mas ele está sendo muito bem-sucedido”.
O próprio Shelton apresentou uma conferência em julho no Conselho Atlântico a respeito do futuro dos Estados Unidos no espaço, deixando claro que o espaço é fundamental em operações militares, de missões humanitárias a grandes batalhas. “Satélites devem ser lançados, proporcionando comunicações, alerta de mísseis, navegação, vigilância espacial e serviços meteorológicos”. O general mostrou-se preocupado a respeito do incremento da capacidade militar de outras nações no espaço e salientou como é importante o Comando Espacial da USAF buscar alternativas para baixar o custo e a complexidade de novas capacidades espaciais. Finalmente, a Boeing e a USAF anunciaram que pretendem ampliar instalações no Centro Espacial Kennedy, na Califórnia, habilitando-o para que as operações do X-37B também possam ocorrer ali. As missões anteriores, OTV-1 e OTV-2 pousaram na Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia.
Assista abaixo a um vídeo do X-37B:
Confira um infográfico do X-37B
Infográfico dos projetos de aviões espaciais até a atualidade
X-37B lançado em nova missão secreta
Avião espacial secreto bate recorde em missão
Saiba mais:
Livro: Terra Vigiada
Terra Vigiada não é um livro comum, mas um verdadeiro dossiê fartamente documentado que comprova que inteligências extraterrestres observam e monitoram nossos arsenais atômicos. O livro contém dezenas de depoimentos prestados por militares norte-americanos que testemunharam a manifestação de discos voadores sobre áreas de testes nucleares, nas décadas de 40 a 70, comprovando que outras espécies cósmicas mantêm nossas atividades bélicas sob severa e contínua vigilância. Hastings vai mais além e mostra em Terra Vigiada que não é incomum discos voadores interferirem nos experimentos de lançamento, muitas vezes inutilizando as ogivas nucleares a serem detonadas, ou sobrevoarem silos de mísseis armados.